Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

domingo, dezembro 31, 2006

O BLOGUE JUVENTUDE DE BELÉM DESEJA A TODOS, EM ESPECIAL OS BELENENSES E SUAS FAMILIAS, UM EXCELENTE 2007.

sábado, dezembro 23, 2006

BENFICA 4 - BELENENSES 0

A equipa de Futebol de «Os Belenenses» foi esta noite derrotada pelo Benfica por pesados 4-0, num jogo realizado no Estádio da Luz, referente à 1ª jornada da Bwinliga, que se encontrava em atraso, realizando uma excelente exibição, apenas manchada pela diferença de eficácia na concretização.

De facto, contrariamente ao que o resultado final do encontro possa indicar, a equipa do Restelo efectuou uma óptima exibição, criando mais oportunidades de golo do que o adversário e obrigando o guarda-redes adversário a ser o melhor elemento em campo.

Vindo de três vitórias consecutivas, o Belenenses entrou no Estádio da Luz para discutir o jogo pelo jogo, não se limitando a defender, com o técnico Jorge Jesus a premiar a boa exibição de Eliseu na Madeira, dando-lhe a titularidade neste jogo em detrimento de Cândido Costa.

A primeira jogada de golo do desafio surgiu aos 5 minutos, quando Eliseu após uma excelente jogada individual cruzou a bola para Dady efectuar um perigoso remate de primeira, qua saiu perto da baliza de Quim.

O adversário reagiu à boa entrada do Belenenses e consegue o seu primeiro lance de perigo aos 14 minutos, quando Simão obrigou Costinha a realizar uma boa intervenção.

Aos 19 minutos deu-se o primeiro caso do jogo, com o árbitro Bruno Paixão a considerar grande penalidade contra o Belenenses, por pretensa mão na bola de Gaspar, num lance, no mínimo, controverso. Simão não perdoou e na conversão da grande penalidade fez o 1-0 para o Benfica, contra a corrente do jogo.

Novamente Eliseu, aos 22 minutos, após mais uma jogada individual, a cruzar para José Pedro rematar com perigo, ligeiramente ao lado da baliza contrária.

No minutos seguinte, uma vez mais Eliseu a cruzar com perigo para Rúben Amorim, em plena pequena área, cabecear contra as costas de Léo, que evitou assim um lance de muito perigo para a sua baliza. O Belenenses dominava o encontro.

Aos 30 minutos, Silas, na marcação de livre, cruzou para Nivaldo cabecear com muito perigo, com Quim a fazer a mancha evitando o golo do central azul.

Se Bruno Paixão não teve dúvidas no lance da pretensa grande penalidade cometida pelo Belenenses, revelou-as aos 31 minutos, quando não assinalou uma grande penalidade cometida por Luisão sobre Dady, como revelaria mais tarde noutro lance idêntico do mesmo Luisão.

Só aos 36 minutos, o Benfica voltou a criar algum perigo junto da baliza do Belenenses, com Nuno Assis a conduzir um contra-ataque, assistindo Fonseca para um remate forte mas sem direcção.

Quando se esperava o intervalo, o Benfica chegou ao segundo golo, aos 43 minutos, na sequência de um livre directo de Karagounis, com a bola a bater na barreira azul e a trair Costinha, que ainda escorregou quando tentava evitar o golo encarnado.

Se já era injusto para o Belenenses sair para intervalo a perder pelo 1-0, o que dizer deste 2-0, falso como tudo?

O Belenenses entrou muito bem na segunda parte e logo aos 48 minutos, Sandro Gaúcho com um pontapé de ressaca na grande aárea contrária, obrigou Quim a efectuar uma defesa sensacional, evitando o golo azul que poderia relançar o jogo.

Quem não marca sofre, e no primeiro lance de ataque do Benfica na segunda parte, aos 52 minutos, Fonseca chega aos 3-0, após assistência de Nuno Gomes.

O Belenenses não baixou os braços, continuou a lutar e a demonstrar personalidade e carácter, tendo José Pedro, aos 56 minutos, cruzado para Dady cabecear, com muito perigo, para outra defesa fantástica de Quim.

Aos 62 minutos, na sequência de uma excelente jogada colectiva, Rúben Amorim cruzou para o segundo poste, onde surgiu Dady a rematar de primeira para Quim desviar a bola que embateu miraculosamente no poste da baliza adversária, revelando uma vez mais a falta de sorte que nos acompanhou ao longo do jogo.

Aos 64 minutos, o técnico Jorge Jesus apostou ainda mais no ataque, fanzendo entrar o avançado Roma para o lugar do defesa Gaspar, com o Belenenses a jogar em pleno Estádio da Luz em 4-2-4, pressionando o Benfica na defesa e obrigando o técnico adversário a mexer na equipa reforçando o seu sector intermediário defensivo.

Aos 67 minutos, José Pedro na marcação de um livre directo, rematou com força e colocação, com a bola a tirar tinta do poste da baliza adversária, com Quim totalmente batido.

Uma vez mais, aos 72 minutos, Dady entra na área com a bola controlada e só com Quim pela frente, e com tudo para fazer golo, remata para defesa in-extremis do guarda-redes contrário.

Depois do festival de golos desperdiçados pelo Belenenses, o Benfica, aos 78 minutos, chegou aos 4-0 finais, na marcação de um livre de Simão, que Katsouranis respondeu com uma boa entrada de cabeça, elevando o marcador para números impensáveis e completamente injustos.

Antes do final do jogo, o técnico Jorge Jesus ainda fez entrar Sousa para o lugar de Dady, e Pinheiro para o lugar de Silas, mas nada se alterou até final.

No final, registou-se uma pesada derrota por 4-0, num jogo em que a nossa equipa efectuou uma exibição muito positiva, personalizada, criando mais oportunidades flagrantes de golo do que o adversário, rematando mais vezes e beneficiando de maior número de pontapés de canto, perante um adversário, com sorte, que revelou uma enorme eficácia na finalização.

NDR: Nunca visto, baile de bola dá derrota.

O BLOGUE JUVENTUDE DE BELÉM QUER DESEJAR A TODOS OS BELENENSES, SEM EXCEPÇÃO, UM FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2007, SE POSSIVEL CHEIO DE VITÓRIAS DO NOSSO GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES".

SAUDAÇÕES AZUIS!!!

quinta-feira, dezembro 21, 2006

LISTA DE CONVOCADOS

Após o final do treino matinal de hoje, o técnico Jorge Jesus anunciou a lista de convocados para o jogo em atraso da 1ª jornada da Bwinliga, frente ao Benfica, actual 5º classificado, que se disputa amanhã, Quinta-feira, dia 21 de Dezembro, pelas 20h30 no Estádio da Luz.

O encontro será arbitrado por Bruno Paixão, da AF Setúbal, auxiliado por António Godinho, da AF Setúbal e por André Cunha, da AF Portalegre. O observador da LPFP será Albano Fialho e os delegados da LPFP serão Pedro Nery, Fernando Araújo e Rocha Vieira.

Lista de Convocados:

- Todos os atletas do plantel (lesionados incluídos).

Bilhetes para Sócios do Belenenses:

Conforme publicado na última Segunda-feira, foramcolocados à venda na Secretaria do Clube, bilhetes para o jogo de futebol da próxima Quinta-feira, no Estádio da Luz, diante do Benfica.

Estes bilhetes apenas podem ser adquiridos por Sócios do Belenenses, com as quotas em dia, sendo que, dado o número de bilhetes facultados, cada Associado do Belenenses poderá apenas comprar 1 bilhete, ao preço de 5 Euros.

Os bilhetes estarão à venda até às 15h00 da próxima Quinta-feira, mas dado o seu número limitado, aconselha-se a todos os interessados para o adquirir o mais rápido possível, sob pena dos mesmos se esgotarem.

Quinta-feira vá ao Estádio da Luz apoiar o nosso Belenenses!

domingo, dezembro 17, 2006

MARITIMO 1 - BELENENSES 4

A equipa de futebol de «Os Belenenses» venceu esta noite a formação do Marítimo por 4-1, num jogo realizado no Estádio dos Barreiros, a contar para a 14ª jornada da Bwinliga, rubricando uma exibição memorável, cheia de determinação e carácter.

Foi uma equipa do Belenenses altamente moralizada e confiante aquela que entrou no relvado do Estádio dos Barreiros, para defrontar um adversário muito complicado, que ambicionada subir ao terceiro lugar da classificação.

O técnico Jorge Jesus optou por manter o mesmo onze inicial dos últimos dois jogos, com algumas nuances tácticas a alternar entre o 4x2x3x1 com Cândido Costa, José Pedro e Silas no apoio a Dady, e o 4x3x1x2, com José Pedro a apoiar as saídas rápidas para o ataque de Dady e Silas.

Entrou melhor o Belenenses na partida, e logo aos 8 minutos, José Pedro com um passe magistral, isolou Silas, que descaído para o lado esquerdo do ataque, entrou na área e após um trabalho fantástico sobre o defesa contrário, rematou forte para o fundo das redes de Marcos.

A equipa do Marítimo acusou o golo sofrido e o Belenenses passou a controlar ainda mais a partida, dando o meio-campo ao adversário, de forma a fechar mais atrás, defendendo de modo mais compacto, mas sobretudo para preparar saídas rápidas e eficazes para o contra-ataque.

Só aos 28 minutos de jogo o Marítimo criou uma situação de algum perigo, na sequência de um livre directo de Olberdam, com a bola a sair perto da baliza de Costinha.

Aos 38 minutos, Silas marcou um livre-cruzamento do lado esquerdo do ataque e Marcos foi obrigado a sacudir a bola para a frente, com José Pedro a surgir à entrada da área a fazer um pontapé de ressaca que terminou com a bola no fundo das redes do Marítimo, elevando o marcador para 0-2, favorável à nossa equipa.

Costinha, aos 40 minutos, efectuou a sua primeira intervenção no jogo, desviando com dificuldade um cruzamento-remate de Marcinho, fazendo com o Belenenses fosse para intervalo a vencer confortavelmente a partida.

Para a segunda parte o técnico da equipa insular apostou ainda mais no ataque, colocando mais homens no ataque e jogando no risco na defesa, com a estrutura defensiva do Belenenses a sentir algumas dificuldades para se adaptar às marcações e suster o ímpeto atacante dos madeirenses nos primeiros minutos da segunda parte.

Sentindo que o Marítimo pressionava mais no ataque e tinha desguarnecido o sector defensivo, o técnico Jorge Jesus, aos 58 minutos, fez entrar o extremo veloz Eliseu, para o lugar de Cândido Costa, substituição que se viria a revelar extremamente feliz.

Logo na sua primeira intervenção, aos 59 minutos, Eliseu recebe a bola junto à linha do lado esquerdo, após um lançamento lateral, e passa pelo defensor contrário efectuando uma excelente jogada individual que culminou com um golo memorável, cheio de técnica e categoria, elevando o marcador para 0-3.

Aos 61 minutos, um lance que ficou por admoestrar pelo árbitro do encontro, que não viu uma agressão de Kanu a Gaspar, com um pontapé na cabeça do experiente central azul, que viu o amarelo por protestar...

Ainda a equipa contrária estava a sofrer os efeitos do terceiro golo sofrido e já Eliseu estava a ser derrubado na grande área insular, dando origem a uma grande penalidade que José Pedro, aos 64 minutos, converteu, ampliando o marcador para 0-4, fazendo o seu sexto golo na Bwinliga.

Uma exibição perfeita da equipa do Restelo, cheia de personalidade, actuando com muita tranquilidade e maturidade, com todos os elementos a actuarem de forma bastante positiva.

O Marítimo ainda alcançaria o seu golo de honra, aos 67 minutos, por intermédio de Lipatin, aproveitando um mau alívio de Costinha para fazer um chapéu certeiro.

Até final do jogo, destaque para a entrada de Manoel para o lugar de Dady, aos 73 minutos, para um golo anulado ao Belenenses por hipotético controlo da bola com o braço por parte de Rúben Amorim e para uma excelente defesa de Costinha, a evitar o segundo golo maritimista.

Amaral ainda rendeu Silas, aos 87 minutos de jogo, para adiantar um pouco mais a sua integração progressiva no relvado, após longa paragem por lesão.

O jogo terminou logo de seguida, com 1-4 no marcador favorável à nossa equipa, num jogo onde o Belenenses estreou o seu terceiro equipamento, todo de cor laranja, rubricando uma exibição memorável, digna da famosa «Laranja Mecânica» holandesa.

Com esta vitória, a terceira consecutiva, o Belenenses subiu provisoriamente para o 7º lugar, com 20 pontos, preparando-se agora para efectuar o jogo em atraso da 1ª jornada diante do Benfica, na próxima Quinta-feira, dia 21 de Dezembro, pelas 19h30, no Estádio da Luz.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

LISTA DE CONVOCADOS

Após o final do treino matinal de hoje, o técnico Jorge Jesus anunciou a lista de 19 convocados para o jogo da 14ª jornada da Bwinliga, frente ao Marítimo, actual 5º classificado, que se realiza amanhã, Sexta-feira, dia 15 de Dezembro, pelas 20h30 no Estádio dos Barreiros, no Funchal.

O encontro será arbitrado por Cosme Machado, da AF Braga, auxiliado por Alfredo Braga e Tomás Santos, também da AF Braga. O observador da LPFP será José Pratas e os delegados da LPFP serão Moisés Silva e José Freitas Branco.

Para este jogo com o Marítimo, o técnico Jorge Jesus não pode contar com os lesionados Djurdjevic, Fernando, Sandro Moreira e Romeu.

Lista de Convocados:

Guarda-Redes: Costinha e Marco Gonçalves.

Defesas: Amaral, Gaspar, Rolando, Nivaldo, Vasco Faísca e Rodrigo Alvim.

Médios: Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, Mano, Mancuso, José Pedro, Cândido Costa e Silas.

Avançados: Dady, Manoel, Roma e Eliseu.

Em relação ao jogo com o Sp. Braga, a única alteração registada foi a chamada do jovem internacional Mano, não se tendo registado qualquer saída dos convocados, dado a convocatória ter aumentado de 18 para 19 elementos.

Depois de duas vitórias consecutivas, que colocaram a equipa numa posição mais tranquila na classificação, é com natural expectativa que se aguarda pelo jogo no Funchal, com o desejo de todos os adeptos azuis em dar razão ao velho ditado popular: Não há duas sem três...

Força Belenenses!

terça-feira, dezembro 12, 2006

VIAGEM À MADEIRA (JOGO C/ O MARITIMO) II

Recebi um mail do Hugo Oliveira, chefe de loja das Viagens Marsans Av. de Roma, o qual está a tratar das reservas para o pessoal que quer ir à Madeira, que passo neste momento a transcrever:

Na qualidade de responsável pelos preços apresentados ao clube para publicação esclareço o seguinte:
1. A nossa ideia, Viagens Marsans - Av. Roma e Belenenses, é possibilitar aos sócios e simpatizantes do nosso clube a hipótese de acompanhar e apoiar a equipa, em mais uma deslocação ao Funchal. Ideia essa, que passa por uma busca das disponibilidades existentes na altura e ao melhor preço possivel. As disponibilades e preços apresentados e enviados ontem para clube, basearam-se numa consulta previamente efectuada junto, não só do operador da Marsans, como também junto dos outros operadores no mercado que também comercializam o destino. Após a qual reunimos a informação conseguida e construimos as hipóteses apresentadas. As hipóteses apresentadas, seja em termos de «só voo», como em termos dos «pacotes», eram ontem, as mais económicas (incluindo o trinómio qualidade/preço/localização) com disponibilidade, e friso, com disponibilidade, pois, e aqui está sempre o cerne da questão, posso de facto apresentar uma série de óptimas tarifas, seja, e mais uma vez, em termos de ambas as opções, mas que, em termos de funcionalidade relativamente ao estádio não servem, em termos de qualidade dos hotéis são muito fraquinhas, e «last but not least» opções que aquado dos pedidos de reserva são acrescidos disto, daquilo e do outro!

2. Concretamente, em relação às duas opções apresentadas pelo consócio, passo a escalpelizar:
- Nortravel - Preço Base p/ pessoa em Quarto Duplo nos Hotéis por mim apresentados: 3* - 231€ e 4* - 238€
- Suplemento Voos Portugália em Classe Q (disponivel no momento) - 33€
- Taxas de Aeroporto - 55€
- Despesas de Reserva - 15€
- Totais p/ pessoa - 3* - 334€ e 4* - 341€
- Totais apresentados p/ mim - 3* - 330,49€ e 4* - 336,49€
- MundoVip - Só apresenta disponibilidade para a proposta apresentada pelo consócio para partidas a 18.12

3. Para finalizar, parece-me bastante triste que se pense e que se faça o possivel por criticar e maldizer o trabalho dos outros. O objectivo, do Belenenses e das Viagens Marsans - Av. Roma, é o melhor, levar pessoas a apoiar a equipa, os meios utilizados são todos aqueles que temos à disposição, e não faço preços melhores, porque efectivamente não tenho possibilidade de o fazer, se tivesse assim o faria, pois a minha máxima, e parece que ao contrário de outros, é ajudar o Belenenses. Se em vez de criticar arregassassem as mangas e se fizessem ao trabalho, era bem mais útil.

Cumprimentos e fico à espera das reservas
Hugo Oliveira


Caso tenham alguma duvida, podem falar com ele directamente, pelos contactos que estão post em baixo ou então deixarem comentário, que tentarei saber alguma coisa.

VIAGEM Á MADEIRA (JOGO C/ O MARITIMO)

CASO TENHAM ALGUMA DUVIDA, PODEM DEIXAR O VOSSO COMENTÁRIO, QUE EU TENTAREI VOS AJUDAR NO QUE FOR POSSIVEL.

Na sequência de vários pedidos de associados, a Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» solicitou à Agência de Viagens Marsans programas de viagem para acompanhar a nossa equipa de Futebol à Madeira, para assistirem ao jogo diante do Marítimo, que se realiza na próxima Sexta-feira.

Assim, somos a publicar a informação que nos chegou, sendo que, quem quiser acompanhar a nossa equipa, terá de contactar directamente a Agência de Viagens Marsans, para efectivar a sua marcação.

Os programas disponíveis são:

1. Só Voo com a TAP - Ida 15 Dez / Volta 16 Dez

IDA:

15 Dez - TP 755 - Lisboa/Funchal - 12H50/14H30 ou

15 Dez - TP 1643 - Lisboa/Funchal - 14H05/15H45

VOLTA:

16 Dez - TP 1602 - Funchal/Lisboa - 06H00/07H35 ou

16 Dez - TP 1684 - Funchal/Lisboa - 20H55/22H30

Preço p/ pessoa - 414,49€ (Todas as Taxas Incluídas)

2. Só Voo com a Portugália - Ida 15 Dez / Volta 16 Dez

IDA:

15 Dez - NI 203 - Lisboa/Funchal - 08H40/10H30

VOLTA:

16 Dez - NI 704 - Funchal/Lisboa - 06H30/08H10

Preço p/ pessoa - 271,49€ (Todas as Taxas Incluídas)

ou em alternativa

IDA:

15 Dez - NI 203 - Lisboa/Funchal - 08H40/10H30

VOLTA:

16 Dez - NI 212 - Funchal/Lisboa - 19H00/20H40

Preço p/ pessoa - 314,49€ (Todas as Taxas Incluídas)

3. Só Voo com a TAP - Ida 14 Dez / Volta 16 Dez

IDA:

14 Dez - TP 1667 - Lisboa/Funchal - 17H15/18H55 ou

14 Dez - TP 6523 - Lisboa/Funchal - 19H05/20H45 ou

14 Dez - TP 725 - Lisboa/Funchal - 21H20/23H00 ou

14 Dez - TP 1697 - Lisboa/Funchal - 22H00/23H40

VOLTA:

16 Dez - TP 1602 - Funchal/Lisboa - 06H00/07H35 ou

16 Dez - TP 752 - Funchal/Lisboa - 17H15/18H50 ou

16 Dez - TP 1684 - Funchal/Lisboa - 20H55/22H30

Preço p/ pessoa - 414,49€ (Todas as Taxas Incluídas)

4. Só Voo com a Portugália - Ida 15 Dez / Volta 16 Dez

IDA:

14 Dez - NI 2011 - Lisboa/Funchal - 23H40/00H45 (15 Dez)

VOLTA:

16 Dez - NI 704 - Funchal/Lisboa - 06H30/08H10

Preço p/ pessoa - 271,49€ (Todas as Taxas Incluídas)

ou em alternativa

IDA:

14 Dez - NI 2011 - Lisboa/Funchal - 23H40/00H45 (15 Dez)

VOLTA:

16 Dez - NI 212 - Funchal/Lisboa - 19H00/20H40

Preço p/ pessoa - 314,49€ (Todas as Taxas Incluídas)

5. Pacotes de Viagem: Voos + Transfers + Hotel + Seguro de Viagem

A - Ida 14 Dez / Volta 16 Dez - 2 noites de Alojamento

Programa:

14 Dez - Passagens aéreas Lisboa/Funchal, em voos regulares directos Portugália

14 Dez - Transfers Aeroporto do Funchal/Hotel

14 Dez a 16 Dez - Alojamento no Hotel e tipo de Quarto escolhidos, com Peq. Almoço incluído - 2 noites

16 Dez - Transfers Hotel/Aeroporto do Funchal

16 Dez - Passagens Aéreas Funchal/Lisboa, em voos regulares directos Portugália

Voos e Horários:

IDA:

14 Dez - NI 707 - Lisboa/Funchal - 18H15/20H00

VOLTA:

16 Dez - NI 704 - Funchal/Lisboa - 06H30/08H10

Hotéis e Preços:

1 - Hotel Dorisol Estrelícia/Mimosa 3*

Preço p/ pessoa em Quarto Duplo c/ Peq. Almoço Incluído - 281€

Preço p/ pessoa em Quarto Individual c/ Peq. Almoço Incluído - 332€

Taxas de Aeroporto, Segurança e Combustivel p/ pessoa - 49,49€

2 - Hotel Alto Lido 4*

Preço p/ pessoa em Quarto Duplo c/ Peq. Almoço Incluído - 287€

Preço p/ pessoa em Quarto Individual c/ Peq. Almoço Incluído - 342€

Taxas de Aeroporto, Segurança e Combustivel p/ pessoa - 49,49€

A Agência de Viagens Marsans informa ainda que não foram efectuadas quaisquer reservas e que as mesmas estarão sujeitas a disponibilidades aquando da sua efectivação. Informa também que os lugares já são bastante limitados pelo que convém avançar com as reservas quanto antes.

Em relação a qualquer dos casos, a Agência de Viagens Marsans poderá sempre acrescentar mais noites, no caso de ser essa a vontade dos passageiros.

Contactos:

Hugo Oliveira

Chefe de Loja

Viagens Marsans Lusitana – Av. Roma

Av de Roma, 14 D

1000-265 – Lisboa

Tel.: + 351 21 844 25 10

Fax.: + 351 21 848 70 99

d6112@marsans.pt

ACOMPANHE O BELENENSES NA DESLOCAÇÃO À MADEIRA!

segunda-feira, dezembro 11, 2006

BELENENSES 2 - SPORTING DE BRAGA 0

A equipa de futebol de «Os Belenenses» venceu esta noite, de forma categórica, a formação do Sp. Braga por 2-0, num jogo realizado no Estádio do Restelo, relativo à 13ª jornada da Bwinliga, efectuando uma exibição convincente que deixou os adeptos presentes bastante satisfeitos.

Após a vitória alcançada na semana anterior, em Aveiro, o técnico Jorge Jesus voltou a apostar no mesmo onze inicial, para o jogo de hoje, apenas com a variante de encostar mais Silas ao lado esquerdo do ataque, para explorar as costas do lateral-direito adversário.

Não podia ter começado melhor o jogo para o Belenenses, com Silas, aos 2 minutos, a ser isolado por um passe longo de Sandro Gaúcho e a inaugurar o marcador na cara de Paulo Santos.

Este golo madrugador teve o condão de tranquilizar a nossa equipa, que continuou a apostar nas saídas rápidas para o ataque, onde Silas se mostrava muito irrequieto, com o Belenenses a estar novamente perto do golo aos 14 minutos, num livre de José Pedro com a bola a sobrar para Cândido Costa rematar para defesa de Paulo Santos.

O Sp. Braga ainda reagiu na procura do empate e aos 17 minutos, Luis Filipe cruzou para Marcel falhar a emenda, tendo o mesmo Marcel, aos 20 minutos, rematado forte na sequência de um livre directo para Costinha segurar com confiança.

A reacção bracarense terminou por volta da meia-hora de jogo, com dois lances quase seguidos de Wender, a cruzar para a área do Belenenses, onde surgiu Marcel a cabecear por cima da baliza num lance e onde surgiu João Pinto a emendar para defesa difícil de Costinha no segundo lance.

A partir desse momento só deu Belenenses, com Sandro Gaúcho e Rúben Amorim a controlar perfeitamente o meio-campo defensivo da nossa equipa, filtrando todas as jogadas e efectuando inúmeras recuperações de bola, que prontamente eram seguidas de saídas rápidas para o ataque, causando problemas à defesa bracarense.

Aos 34 minutos, Silas recebeu a bola descaído para o lado esquerdo do ataque, e em plena grande área efectuou um remate em arco, muito perigoso, com a bola a sair escassos centímetros ao lado da baliza de Paulo Santos, que nada poderia fazer para evitar o golo.

Antes do intervalo, o Belenenses poderia ter elevado o marcador, na sequência de um livre de José Pedro, que cruzou para a área contrária onde surgiu Nivaldo, com um grande cabeceamento, a rematar ligeiramente ao lado da baliza, com o guarda-redes contrário completamente batido.

O intervalo surgiu logo a seguir com a vantagem do Belenenses no marcador, fruto de uma boa exibição da equipa, que apenas «tremeu» um pouco no segundo quarto de hora da partida, quando da maior reacção do Sp. Braga.

No regresso dos balneários para a segunda parte, o Belenense veio ainda mais forte e confiante, apostando numa maior posse de bola, fazendo uma circulação de bola raramente vista nos últimos tempos na nossa equipa, pelo que, não foi surpresa que logo aos 50 minutos, tenhamos estado muito perto do golo, na sequência de um cruzamento de José Pedro que Rúben Amorim cabeceou, em óptima posição, por cima da baliza.

Aos 58 minutos, de novo o Belenenses perto do golo, com Sandro Gaúcho a cabecear para o poste contrário, onde Nivaldo quase chegava a tempo de emendar para o fundo das redes adversárias.

Aos 61 minutos, na sequência de um livre directo, Rúben Amorim colocou a bola em Silas, quando se esperava um remate directo, e este, totalmente solto na área, descaído para o lado esquerdo, a rematar com perigo contra um defesa contrário.

O Belenenses controlava a partida como queria, não deixando a equipa contrária sair para o ataque, fruto de uma grande exibição dos dois médios-defensivos e de todo o quarteto da defesa, que rubricaram uma partida de grande qualidade.

Com o jogo controlado, Jorge Jesus efectuou a primeira substituição aos 72 minutos, com a entrada do extremo Eliseu para o lugar do esforçado e desgastado Cândido Costa.

A única oportunidade de golo da equipa contrária registou-se aos 76 minutos, na sequência de mais um cruzamento de Wender, com Matheus em zona perigosa, a rematar muito por cima da baliza de Costinha.

No minuto seguinte, uma das melhores jogadas colectivas do Belenenses, com a bola a passar por vários jogadores azuis no último terço do terreno, com Silas a cruzar a bola para a área, com um defesa bracarense a aliviar a bola para a entrada da área onde surgiu Rúben Amorim, com um potente pontapé de ressaca a fazer o segundo golo do Belenenses.

Este segundo golo do Belenenses, terminou com o jogo, deixando o Sp. Braga sem capacidade de reacção, sendo que até final do jogo o Belenenses limitou-se a fazer circulação de bola, tendo ainda efectuado duas substituições nos últimos segundos de jogo, com as entradas de Amaral e Mancuso, para os lugares de Silas e José Pedro, respectivamente.

O jogo terminou logo a seguir, com os adeptos presentes a manifestarem o seu agrado pelo excelente resultado obtido e pela convincente exibição da nossa equipa, que assim, subiu provisoriamente ao 8º lugar da Bwinliga, com 17 pontos.

domingo, dezembro 03, 2006

BEIRA-MAR 1 - BELENENSES 2

A equipa de futebol de «Os Belenenses» venceu esta tarde a formação do Beira-Mar, por 1-2, em jogo realizado no Estádio Municipal de Aveiro, a contar para a 12ª jornada da Bwinliga, fruto de uma primeira parte de grande qualidade, do melhor que se viu praticar esta época.

Depois de três derrotas consecutivas, sem marcar nenhum golo, o técnico Jorge Jesus efectuou três alterações no onze inicial em relação à última jornada, fazendo regressar ao onze Costinha, Cândido Costa e Dady, para os lugares de Marco Gonçalves, Roma e Manoel.

Mantendo o esquema táctico habitual, com dois médios defensivos (Sandro Gaúcho e Rúben Amorim) e três médios ofensivos (Cândido Costa, José Pedro e Silas) no apoio ao ponta-de-lança Dady, o Belenenses entrou muito bem na partida, controlando o ritmo do jogo, a posse da bola e com saídas rápidas para o ataque surpreendeu o Beira-Mar, tendo inaugurado o marcador logo aos 5 minutos, por intermédio de José Pedro, com um remate colocado de fora da área, após uma recuperação de bola do mesmo jogador.

Ainda antes do golo inaugural, Sandro Gaúcho, após a marcação de um pontapé de canto, poderia ter aberto o marcador, mas o guarda-redes Alê, com uma excelente intervenção, evitou o golo do trinco do Restelo.

Com o Beira-Mar a ser incapaz de sair para o ataque e sem conseguir travar as saídas para o ataque do Belenenses, foi Silas quem esteve novamente perto do golo, aos 12 minutos, após uma jogada onde tirou três adversários da frente antes de rematar, com perigo, ao lado da baliza contrária.

Só por volta dos 20 minutos de jogo, a formação da casa conseguiu equilibrar a partida, e criar alguns lances de ataque, mas aí surgiu Costinha, regressado após paragem por lesão, a brilhar com duas intervenções de qualidade.

José Pedro, aos 28 minutos, esteve perto de ampliar o marcador, com mais um remate sensacional de fora da área, que passou escassos centímetros ao lado da baliza de Alê, que nada poderia fazer neste lance para evitar o golo.

Surgiu então na partida o ponta-de-lança Dady, muito activo e lutador, primeiro a aparecer em boa posição para rematar, aos 33 minutos, na sequência de uma contra-ataque, e depois com um excelente remate de longa distância, aos 39 minutos, que saiu perto da baliza.

No minuto seguinte, o Belenenses beneficiou de um pontapé de canto, com José Pedro a colocar a bola ao segundo poste em Sandro Gaúcho, que amorteceu a bola para o primeiro poste onde Dady, livre de marcação, cabeceou para o segundo golo da nossa equipa.

O intervalo chegou com 0-2 no marcador, favorável ao Belenenses, que rubricou uma primeira parte de grande qualidade, perante um Beira-Mar surpreendido com a actuação e movimentação da nossa equipa.

Para a segunda parte a equipa adversária apostou na entrada de Jardel, para as bolas aéreas, e logo aos 50 minutos, o Beira-Mar reduziu para 1-2, num golo ilegal, pois Jardel estava em posição de fora-de-jogo quando recebeu a bola e assistiu Jorge Leitão para o golo aveirense.

O Belenenses acusou um pouco o golo sofrido, sobretudo porque a equipa contrária entusiasmou-se com o reduzir no marcador, mas o quarteto defensivo do Restelo, com Gaspar em grande nível, esteve praticamente insuperável, dando plenas garantias de dominar o jogo aéreo, com a ajuda de Sandro Gaúcho, enorme a limpar a cabeça da área e a sair com a bola controlada.

Apesar de uma maior posse de bola por parte da equipa aveirense, na realidade, raramente a baliza de Costinha foi incomodada, sendo que o Belenenses aproveitou o recúo no terreno para sair com perigo para o contra-ataque, onde por algumas ocasiões esteve perto de ter êxito.

Aos 70 minutos, Rodrigo Alvim lesionou-se, num choque com o guarda-redes contrário, na sequência de mais um contra-ataque muito perigoso, e foi forçado a sair do jogo, com Vasco Faísca a entrar para lateral-esquerdo, tendo cumprido com bastante acerto.

Pouco depois, foi a vez de Dady, esgotado fisicamente, ceder o lugar a Manoel.

Aos 79 minutos, Eliseu entrou para o lugar de Silas, que quebrou fisicamente nos minutos anteriores, e a partir dessa substituição só deu Belenenses, com vários contra-ataques com Eliseu muito rápido e dinâmico em destaque.

Uma vez mais o Belenenses teve razão de queixa do trabalho da equipa de arbitragem, quando José Pedro, aos 86 minutos, sofreu falta à entrada da área aveirense, com João Ferreira a não assinalar a respectiva grande penalidade.

Antes do final, aos 93 minutos, Manoel isolou-se pelo lado direito do ataque, e totalmente solto, diante de Alê, rematou contra o guarda-redes contrário, evitando assim o avolumar do marcador a nosso favor.

O jogo terminou logo a seguir, com uma importante e justa vitória da nossa equipa, quebrando o ciclo de três derrotas consecutivas, num jogo que será certamente motivador para as próximas partidas, dada a grande qualidade da exibição efectuada na primeira parte e o grande trabalho colectivo na segunda parte, travando o ataque contrário, com muita vontade, garra e capacidade de luta.

Com esta vitória, o Belenenses ascendeu, provisoriamente, ao 10º lugar da classificação, com 14 pontos, garantindo 7 pontos de vantagem sobre as equipa situadas na zona de despromoção.