Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

segunda-feira, janeiro 29, 2007

ENQUANTO CARLITOS ENTRA, VASCO FAÍSCA E FÁBIO JANUÁRIO RESCINDEM

Carlitos é reforço azul!
A administração de «Os Belenenses» SAD informa que chegou a acordo com o atleta Carlitos, como é conhecido no mundo do futebol, para que este represente o seu plantel principal, a partir de hoje, com o vínculo contratual entre as duas partes prolongar-se até final da próxima época desportiva.

A apresentação oficial do novo reforço, que vestirá a camisola nº 24, será feita amanhã de manhã, pelas 12h30, na Sala de Imprensa do Estádio do Restelo, numa cerimónia para a qual estão convidados, para além da Comunicação Social, todos os associados do Clube de Futebol «Os Belenenses».

Carlos Manuel da Silva Cunha, nascido em 6 de Março de 1977, na cidade de Barcelos, é um extremo bastante veloz, com 1,68m de altura e 66kg de peso, que conta com bastantes provas dadas no futebol português, sendo mais um importante reforço para o nosso plantel profissional, que vê assim os seus quadros reforçado, com mais elemento que vem ajudar o grupo de trabalho existente.

O novo camisola 24 da equipa do Belenenses, que amanhã mesmo começará a trabalhar no Restelo, rescindiu recentemente com o seu anterior clube, sendo actualmente um jogador livre.

Currículo do atleta Carlitos:

1994/95 - Gil Vicente (2 jogos - 0 golos)

1995/96 - Gil Vicente (33 jogos - 5 golos)

1996/97 - Gil Vicente (25 jogos - 5 golos)

1997/98 - Sp. Braga (16 jogos - 2 golos)

1998/99 - Est. Amadora (11 jogos - 0 golos)

1999/00 - Maiorca / Gil Vicente (3/30 jogos - 0/6 golos)

2000/01 - Benfica (22 jogos - 2 golos)

2001/02 - Benfica (15 jogos - 2 golos)

2002/03 - Benfica (8 jogos - 1 golo)

2003/04 - Benfica / Poli Ejido (1/7 jogos - 0/0 golos)

2004/05 - Gil Vicente (19 jogos - 2 golos)

2005/06 - Gil Vicente (32 jogos - 5 golos)

2006/07 - Gil Vicente (10 jogos - 1 golo)

Vasco Faísca de saída

A administração de «Os Belenenses» SAD informa que chegou a acordo com atleta Vasco Faísca, para efectuarem a rescisão do contrato que ligava as duas partes, a partir do dia de hoje, e que era válido por mais uma época e meia.

Numa atitude louvável - como já tinha acontecido recentemente com o atleta Manoel - o atleta Vasco Faísca acordou a rescisão do contrato que o ligava à Sociedade Desportiva de Futebol sem qualquer encargo financeiro adicional para «Os Belenenses» SAD, para além das remunerações vencidas até ao dia de hoje, momento em que foi formalizado o acordo de rescisão entre as duas partes.

Vasco Manuel Vilhena Faísca Teixeira, de 26 anos, cumpria a sua segunda época ao serviço de «Os Belenenses» SAD, revelando sempre grande profissionalismo enquanto profissional de futebol, trabalhando com muita aplicação e dedicação, apesar de não ter sido inteiramente feliz na sua passagem pelo nosso Clube.

Não é demais realçar o acto de grande ética moral e profissional do atleta Vasco Faísca, ao abdicar das remunerações vincendas até ao final do contrato, revelando honestidade e respeito pela instituição Clube de Futebol «Os Belenenses» e pela entidade patronal «Os Belenenses» SAD, numa clara demonstração de carácter e da sua vontade em poder jogar com maior regularidade noutro local.

Ao atleta, que sempre honrou as cores da nossa camisola e o nome do Belenenses, ficam, naturalmente, os votos de felicidades para o seu futuro pessoal e profissional.

Fábio Januário rescindiu

A administração de «Os Belenenses» SAD informa que chegou a acordo com atleta Fábio Januário, para efectuarem a rescisão do contrato que ligava as duas partes, a partir do dia de hoje, e que era válido até final da época.

Numa atitude louvável - como já tinha acontecido recentemente com os atletas Manoel e Vasco Faísca - o atleta Fábio Januário acordou a rescisão do contrato que o ligava à Sociedade Desportiva de Futebol sem qualquer encargo financeiro adicional para «Os Belenenses» SAD, para além das remunerações vencidas até ao dia de hoje, momento em que foi formalizado o acordo de rescisão entre as duas partes.

Fábio Daniel Januário, de 27 anos, cumpria a sua segunda época ao serviço de «Os Belenenses» SAD, revelando sempre grande profissionalismo e dedicação enquanto profissional de futebol, apesar de não ter sido inteiramente feliz na sua passagem pelo nosso Clube.

Não é demais realçar o acto de grande ética moral e profissional do atleta, ao abdicar das remunerações vincendas até ao final do contrato, revelando honestidade e respeito pela instituição Clube de Futebol «Os Belenenses» e pela entidade patronal «Os Belenenses» SAD, numa clara demonstração de carácter e da sua vontade em poder jogar com maior regularidade noutro local.

Já hoje, em declarações prestadas à comunicação social, o atleta referiu: «Tudo na vida é feito por fases. No Belenenses não tive uma boa fase. O que eu quero é jogar e aqui não era opção. Não estava a ter prazer em estar aqui. Tomar esta decisão não foi fácil, porque me afeiçoei ao clube».

Ao atleta Fábio Januário, que sempre honrou as cores da nossa camisola e o nome de «Os Belenenses», ficam, naturalmente, os votos de felicidades para o seu futuro pessoal e profissional.

BELENENSES 1 - BENFICA 2

A equipa de futebol do Belenenses perdeu, ontem à noite, com o Benfica, por 2-1, em jogo da 16ª jornada da Liga BWIN, disputado no Estádio do Restelo, num jogo em que, apesar da boa exibição realizada, uma vez mais, a sorte nada quis com o Belenenses.

O técnico Jorge Jesus manteve o onze inicial da partida de Gondomar, introduzindo apenas Pinheiro no lugar do castigado Rúben Amorim, apostando para este jogo num tridente ofensivo composto por Silas, Dady e Roma, com o apoio de José Pedro nas suas costas.

Começou melhor o Belenenses, que logo aos 5 minutos poderia ter inaugurado o marcador, com Roma, de fora da área, a fazer um remate enrolado, com Quim a executar uma defesa milagrosa, e com Dady a não aproveitar a segunda bola com eficácia.

Não marcou o Belenenses, marcou o Benfica, com Simão, aos 13 minutos, a aproveitar uma enorme infantilidade entre Rolando e Costinha, para fazer um golo fácil e colocar o adversário em vantagem no marcador. Um golo que não se pode sofrer em alta competição!

Mancuso, Dady e Pinheiro, nos minutos seguintes visaram a baliza de Quim, mas seria aos 25 minutos, que Roma executaria uma das mais belas jogadas do encontro, falhando o golo por muito pouco, depois de passar por dois defesas adversários e ganhar espaço para o remate em plena grande área contrária, rematando forte, mas ao lado da baliza de Quim.

Aos 28 minutos, Dady entrou rápido na área, apertado por Luisão, e quando se preparava para rematar, foi derrubado pelo central brasileiro, com Pedro Proença a nada assinalar.

O Belenenses continuava a jogar melhor que o adversário, a ter mais posse de bola e mais entrega ao jogo, mas seria novamente contra a corrente do jogo que o Benfica chegaria ao golo, aos 36 minutos, na sequência de um lance de bola parada, com Rui Costa a cruzar para Luisão cabecear ao segundo poste.

Rodrigo Alvim ainda tentou reduzir, na marcação de um livre directo, mas o intervalo chegou com 0-2 no marcador, a premiar uma eficácia de 100% do adversário.

Para a segunda parte, o técnico Jorge Jesus colocou o estreante internacional panamiano Garcés, no lugar de Roma, apostando em dois avançados mais fortes fisicamente junto à área contrária.

No entanto, a segunda parte seria mais pobre, com o Benfica a apostar no antijogo e nas simulações de lesões que obrigavam a equipa médica e entrar constantemente em campo, cortando o ritmo à partida, com a cumplicidade do árbitro da partida.

Caso para dizer que a equipa médica adversária deveria ser homenageada pelo Ministério da Saúde, dado a sua competência em recuperar atletas «lesionados» em menos de 30 segundos, fazendo-os regressar ao relvado em plenas condições físicas, quando segundos antes estavam tão «incapacitados»...

Aos 59 minutos, Garcés ganhou uma bola na área e assistiu Dady para um acrobático pontapé de bicicleta, que passou perto da baliza de Quim, com Pedro Proença a assinalar jogo perigoso ao atacante azul, o que, poucos minutos depois, não assinalaria, quando Luisão efectuou um corte junto à sua área, com o mesmo movimento, com um atacante azul junto a ele. Dualidades de critério.

Garcés, aos 65 minutos, ganhou uma segunda bola à entrada da área contrária, e após bom trabalho individual rematou para uma difícil defesa de Quim, impedindo o golo ao panamiano na sua estreia.

Com o Belenenses a arriscar no ataque e a abrir espaços na defesa, o Benfica esteve perto do golo, aos 72 minutos, quando Nuno Gomes apareceu isolado e contornou Costinha, com Rodrigo Alvim a cortar o lance em cima da linha de golo.

Aos 78 minutos, Eliseu entrou para o lugar de Pinheiro, alargando ainda mais a frente de ataque do Belenenses.

Simão ainda esteve perto do golo, aos 82 minutos, com um remate colocado ao lado da baliza de Costinha, mas seria o Belenenses a reduzir para 1-2, aos 86 minutos, por intermédio de Silas, após cruzamento de Rodrigo Alvim, do lado esquerdo do ataque.

Com o Belenenses fortemente motivado na procura do empate, nos poucos minutos que faltavam, não mais houve jogo até final, perante o antijogo e simulações de lesões do adversário, com a cumplicidade de Pedro Proença, que após o golo azul mostrou quatro amarelos e um vermelho directo a jogadores azuis, sendo que, a expulsão directa de José Pedro é tremendamente injusta.

A derrota no encontro, penaliza a falta de sorte da nossa equipa, que realizou uma boa exibição, personalizada e com atitude, pecando na finalização e no erro infantil do primeiro golo sofrido.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Pedro Proença, da AF Lisboa, auxiliado por Tiago Trigo e por Ricardo Santos, também da AF Lisboa.

Belenenses: Costinha; Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Mancuso, Pinheiro(Eliseu, 78m) e Zé Pedro; Silas, Dady e Roma (Garcés, 45m).

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Petit, Katsouranis (Beto, 91m), Rui Costa (Manú, 85m) e Karagounis; Nuno Gomes (Mantorras, 90m) e Simão.

Golos: Simão (13m), Luisão (36m) e Silas (86m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Mancuso (72m), José Pedro (88m), Rodrigo Alvim (89m), Silas (90m) e Eliseu (93m). Cartão Vermelho a José Pedro (92m).

Resultado Final: Belenenses 1-2 Benfica

sexta-feira, janeiro 19, 2007

AVANÇADO JOSÉ LUIS GARCÉS APRESENTADO

«Os Belenenses» Sociedade Desportiva de Futebol SAD apresentou, em conferência de imprensa, o avançado internacional panamiano José Luis Garcés Rivera de 25 anos ( ex-Nacional de Montevideu ).

O jogador, nascido a 6 de Maio de 1981 no Panamá, tem 1.83 metros de altura e actua na posição de ponta-de-lança. No ano de 2006 actuou no Uruguai ao serviço do Nacional de Montevideu, equipa pela qual participou nos Torneios de Abertura e Encerramento do Uruguai, Taça dos Libertadores, «Linguilla» e contribuindo para o título de Campeão Nacional Uruguaio de 2005/2006.

Em representação do Panamá, alinhou nas selecções nacionais de Sub-20, Sub-23 e principal, ao serviço de quem disputou a fase de apuramento para o Mundial - Alemanha 2006 até à terceira e derradeira etapa zonal, vencida pelos Estados Unidos e México que marcaram presença na fase final.

Entre as características mais relevantes do avançado conta-se a sua mobilidade, velocidade e técnica de execução com alguma «magia», que lhe valeram grandes elogios por parte dos adeptos do Nacional uruguaio.

Embora este país do continente norte-americano ocupe apenas o octagésimo lugar do Ranking da FIFA ( entre 199 países ) convém realçar que muitas nações classificadas abaixo desta posição têm dado, e dão, grandes jogadores ao futebol internacional. Tome-se por exemplo o ex-jogador Julio Cesar «Dely Valdés», também ele panamiano, que representou com enorme sucesso clubes como o Argentina Juniores e o Nacional de Montevideu ( de onde chega Garcés ), saltando depois para a Europa e brilhando ao serviço de clubes como o Cagliari, Paris Saint-Germain ( onde ganhou a supertaça europeia ), Oviedo e Málaga ( vencendo a Taça Intertoto ).

Por outro lado, não procurando ocultar o passado de Garcés, refira-se que no ano de 2002, mais concretamente em Março, Garcés, na altura com 21 anos de idade, teve um grave incidente com a justiça, o qual jamais se quer relembrar, tendo sido condenado com pena suspensa, nunca deixando de dar a cara, mesmo face à vitima do seu acto, e retratando-se publicamente.

Carreira Desportiva

1999 - Club Independiente, Panamá ( II Div )

2001 - Club Sporting San Miguelito, Panamá ( I Div )

2002 - Club Deportivo Árabe Unido, Panamá ( I Div )

2003 - Club Deportivo Árabe Unido, Panamá ( I Div )2

003 - San Francisco F.C., Panamá ( I Div )

2004 - San Francisco F.C., Panamá ( I Div )

2005 - San Francisco F.C., Panamá ( I Div )

2006 - Club Nacional de Fútbol, Uruguay ( I Div )

O jogador de quem se esperam muitos golos na sequência dos seus desempenhos nos clubes anteriores representará «Os Belenenses» SAD até ao final da presente temporada, ficando a Sociedade Desportiva de Futebol azul com opção de compra do seu passe.

MANOEL - UMA ATITUDE EXEMPLAR!

O jogador Manoel Lourenço da Silva Filho, profissional da equipa de futebol de «Os Belenenses» SAD, que completa no próximo dia 2 de Fevereiro 29 anos de idade, deixou hoje de integrar o grupo de trabalho azul.

Numa atitude a todos os níveis louvável, o jogador Manoel e o seu empresário, António Teixeira, acordaram a rescisão do contrato que ligava o profissional à Sociedade Desportiva de Futebol sem qualquer encargo financeiro adicional para «Os Belenenses», para além das remunerações vencidas até ao dia de hoje, momento em que foi formalizado o acordo, como fez questão, desde o início dos contactos, o próprio atleta.

Este pedido do jogador, que foi aceite pela Administração da SAD, teve por base «um conjunto de circunstâncias, entre lesões e outras» que, segundo Manoel, não lhe permitiram mostrar o seu valor e simultaneamente corresponder com exibições e rentabilidade face a quem nele apostou.

Não é demais realçar o acto de grande ética moral e profissional, honestidade e respeito demonstrado pelo atleta e pelo seu representante perante o Clube de Futebol «Os Belenenses» enquanto instituição, perante «Os Belenenses» SAD enquanto entidade patronal, alargada indirectamente a accionistas, associados e adeptos azuis.

Nesta hora de despedida relembrem-se as primeiras impressões de Manoel após ter firmado contrato no início da época: «(...) Vim jogar para um grande clube e de momento, só penso em retribuir toda a confiança que depositaram em mim ( ...) é trabalhar muito e mostrar o meu valor e contribuir para a equipa.».

Numa altura que tanto se fala do futebol e dos seus intervenientes...

... uma atitude resumida a uma palavra: Exemplar!

BELENENSES 0 - SPORTING 0

A equipa de Futebol de «Os Belenenses» não foi além de um empate a zero, na recepção ao Sporting, num jogo disputado no Estádio do Restelo, a contar para a 15ª jornada da Liga BWIN, onde a nossa equipa anulou por completo a formação adversária, dispondo ainda das melhores ocasiões de golo.

Sem poder contar com o castigado Gaspar e com o lesionado Sandro Gaúcho, o técnico Jorge Jesus surpreendeu na escolha do onze inicial ao colocar o médio-ala Cândido Costa na posição de lateral-direito, mantendo os restantes dez jogadores que jogaram em Paredes, no jogo da Taça de Portugal.

A primeira parte do jogo foi muito táctica, com as duas equipas perfeitamente encaixadas uma na outra, a não arriscarem muito no ataque, com o Belenenses a travar por completo as acções ofensivas do adversário mas a não conseguir soltar-se nas saídas para o ataque.

Com o quarteto defensivo em bom plano, e com Mancuso e Rúben Amorim a pautarem muito bem o jogo no miolo, só faltou ao Belenenses ter José Pedro e Silas num dia sim para levar de vencida o adversário, totalmente manietado pela actuação da nossa equipa.

Sem surpresa, o intervalo chegou com o nulo no marcador, numa primeira parte em que as duas equipas não conseguiram sequer criar situações de perigo relativo, excepto num ou outro remate de meia-distância, sem pontaria ou potência de remate.

No reatamento da partida, surgiu mais forte e mais afoito a equipa do Belenenses, tendo-se assistido a 15 minutos de grande qualidade da equipa azul, controlando o adversário, obrigando-o a recuar, encostando-se à sua área, tendo nessa altura disposto de algumas situações de golo, com a mais perigosa a acontecer aos 52 minutos.

Na sequência de uma excelente jogada colectiva, Roma isolou Rúben Amorim, descaído para a direita do ataque, que perante a saída de Tiago, assistiu Silas, no lado contrário, que dominou a bola no peito e rematou de primeira contra as pernas de Polga, que substitui o guarda-redes Tiago em cima da linha de golo, quando tinha tudo para fazer o golo. A melhor ocasião de golo de todo o jogo!

Este lance teve o condão de motivar ainda mais a equipa do Restelo, e nos minutos seguintes assistiu-se a um claro domínio da nossa equipa, com vários remates à baliza contrária e saídas rápidas para o ataque.

Aos 60 minutos, Jorge Jesus colocou Dady no lugar de Roma, dando mais acutilância e velocidade ao ataque.

Aos 65 minutos, Polga derrubou Eliseu, quando este se preparava para fugir à defesa adversária, num lance perigoso. Chamado a converter o livre perigoso, José Pedro não acertou no alvo.

Pouco depois, aos 66 e 67 minutos, Carlos Martins viu dois cartões amarelos e respectivo vermelho, por duas entradas violentíssimas sobre atletas azuis e o Belenenses passou a actuar com superioridade numérica.

Aos 76 minutos, Amaral entrou para o lugar de Mancuso, com Cândido Costa a subir para o meio-campo e Rúben Amorim a fechar à frente dos centrais. Aos 86 minutos, foi a vez de Pinheiro render Eliseu.

Pouco depois, Rúben Amorim cometeu uma falta a meio-campo, tendo sido admoestrado com um cartão amarelo, que o impossibilitará de defrontar o Benfica, na próxima jornada da Liga.

Até final do jogo, destaque apenas para mais um lance de grande perigo para o Belenenses, com Dady a assistir Cândido Costa, para um remate forte, de primeira, que saiu muito perto da baliza de Tiago.

O jogo terminou pouco depois, com um empate a zero no marcador, um resultado com sabor amargo para a nossa equipa, pela exibição conseguida, sobretudo na primeira metade da segunda parte, onde poderia ter chegado ao merecido golo, e pela forma exemplar como anulou por completo o futebol do adversário ao longo de toda a partida, que nunca conseguiu contrariar a nossa forma de actuar.

Com este empate, o Belenenses terminou a primeira volta da Liga BWIN com 21 pontos, estando provisoriamente classificado no grupo dos sextos classificados.

No próximo fim-de-semana, realiza-se a Quinta Eliminatória da Taça de Portugal, com o Belenenses a deslocar-se a Gondomar, para defrontar a equipa da casa, da Liga de Honra, com o jogo a realizar-se no Domingo, pelas 14h30, no Estádio S. Miguel.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Jorge Sousa, da AF Porto, auxiliado por José Cardinal e José Luís Melo, também da AF Porto.

Belenenses: Costinha; Cândido Costa, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Mancuso (Amaral, 76m), Rúben Amorim e José Pedro; Silas, Roma (Dady, 60m) e Eliseu (Pinheiro, 86m).

Sporting: Tiago; Caneira, Anderson Polga, Tonel e Ronny (Miguel Veloso, 70m); Custódio, Farnerud (Djaló, 45m), João Moutinho e Carlos Martins; Liédson e Alecsandro (Pereirinha, 70m).

Golos: Nada a registar.

Disciplina: Cartão Amarelo a Mancuso (12m), Ronny (35m), Anderson Polga (64m), Carlos Martins (66m), Carlos Martins (67m), Liédson (82m) e Rúben Amorim (88m). Cartão Vermelho a Carlos Martins (67m).

Resultado Final: Belenenses 0-0 Sporting