Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, outubro 21, 2008

PLANTEL À MEDIDA DE PACHECO

O JOGO

Pacheco afasta cinco

Está tomada a decisão de Jaime Pacheco quanto aos jogadores com os quais não conta. A anunciada redução do plantel, que tem 30 jogadores, foi ontem oficializada e de fora ficaram o central Vanderlei, os médios Alício Julião e Edimilson e os avançados Júnior Negão e Evandro.

A SAD esclareceu que os atletas em causa vão, a partir de hoje, trabalhar à parte, num segundo grupo. Pelo meio fica a garantia que esta decisão se deveu à "extensão do plantel profissional e com diferentes ritmos competitivos da parte dos atletas que o integram". Os cinco jogadores continuarão a ser orientados pela equipa técnica e seguidos pelo departamento clínico, sendo de esperar que, logo que possível, se procurem soluções para o seu futuro.

Com este emagrecimento, Jaime Pacheco pretende facilitar a aprendizagem dos seus métodos de trabalho e, ao mesmo tempo, corrigir parte dos grandes desequilíbrios no plantel montado pela Direcção de Fernando Sequeira para esta temporada.

Fica agora aberta a porta a alguns juniores - por exemplo Fredy, André Almeida e Tiago Almeida, que cumpriram o estágio de pré-época com o plantel principal - que podem começar a ser chamados ao grupo de trabalho para mostrar o seu valor.

Ontem Wender foi o ausente do treino, pois sofreu um toque, sem gravidade, frente ao Amares.

Botas panamenses dão glória a João Paulo

Não será mais do que uma coincidência mas não deixa de ser um facto curioso, aquele que o avançado João Paulo viveu domingo em Amares. O camisola 9 mandou as suas botas de estimação para arranjar e, por serem as que melhor encaixavam nos seus pés, utilizou por empréstimo as de Gómez. O golo apareceu num remate com aquelas botas douradas. "Encaixaram bem", diz João Paulo, com um sorriso, admitindo ter sido "importante" esta primeira vitória.

A BOLA

Jaime Pacheco dispensa cinco

Alício Julião, Edimilson, Evandro Paulista, Júnior Negão e Vanderlei trabalharão à parte A notícia anunciada chegou. Jaime Pacheco elaborou uma lista de dispensas que inclui cinco jogadores: o defesa Vanderlei, os médios Alício Julião e Edimilson e os avançados Evandro Paulista e Júnior Negão.

O plantel de 30 jogadores era demasiado extenso e o treinador logo que chegou ao Restelo anunciou que não queria trabalhar com mais de 25. Ontem o Conselho de Administração da SAD informou, em comunicado, que aquele quinteto a partir de hoje «trabalhará distintamente, embora de forma integrada».

Os cinco jogadores dispensados por Jaime Pacheco são todos brasileiros, raramente foram utilizados e apenas Evandro Paulista não chegou no início desta temporada ao Restelo.

ANDEBOL: «Venha o diabo e escolha»

Treinador do Belenenses fala do sorteio de hoje. Azuis não iam a uma prova europeia desde 2001/02.Próxima viagem não está em risco.

O Pavilhão Acácio Rosa regressou aos grandes dias de andebol com a vitória do Belenenses sobre os montenegrinos do Berane, por 31-22, em jogo da segunda mão da segunda eliminatória da Taça EHF, depois de ter perdido no primeiro jogo por 32-36.Os azuis não iam a uma competição europeia desde 2001/02, tendo atingido a segunda eliminatória. No sábado passado, o entusiasmo foi tanto que se registou uma das maiores enchentes dos últimos tempos, tendo transformado o pavilhão num inferno para a equipa de Leste. «É extraordinário jogar no Restelo. Somos apoiados e acarinhados como heróis. O andebol é amado neste clube. Dá um tremendo gozo treinar o Belenenses. Sinto que os meus atletas jogam com alegria», disse o técnico João Florêncio, que hoje conhece o adversário para os dias 15 e 22 de Novembro.

Esta edição da EHF está a correr de feição para o Belenenses, que hoje conhece o nome do adversário da 3.ª eliminatória. «Gostava que saísse uma equipa suíça. As outras, na maioria, são muito fortes. Venha o diabo e escolha, mas acredito que continuaremos em prova. Vamos lutar por isso», afirmou Florêncio que reconhece outro aspecto: «Além da maior valia das equipas de Leste a viagem é muito mais cara do que à Suíça e, como se sabe, o clube vive com dificuldades financeiras. Desportivamente é importante para os jogadores o contacto internacional.»

Sobre a possibilidade de o Belém não estar na 3.ª eliminatória devido a dificuldades financeiras, Florêncio é peremptório: «Quero agradecer à Comissão de Gestão a forma como está a encarar esta participação na EHF. Tem sido de um apoio fantástico e temos a garantia que lá estaremos. Não vamos falhar este compromisso. Responsáveis da CG sublinharam que vão apoiar o nosso andebol na Europa, pois foi uma conquista desportiva da temporada passada.»

Entretanto, o ABC é cabeça de série no sorteio da Taça das Taças, pelo que irá evitar os tubarões europeus (Nordhorn, Dunaferr e Valladolid).

RECORD

Cinco brasileiros treinam-se à parte
EVANDRO, ALÍCIO, EDIMILSON, NEGÃO E VANDERLEI

Evandro Paulista, Alício Julião, Edimilson, Júnior Negão e Vanderlei vão, a partir de hoje, trabalhar à parte do restante grupo e isto de acordo com um comunicado da SAD divulgado ontem à noite.

Os cinco jogadores brasileiros, que não fazem parte dos planos de Jaime Pacheco, vão treinar-se separados, embora o comunicado sublinhe que “trabalharão distintamente mas de forma integrada” e estarão sob as ordens da equipa técnica que utilizará a metodologia que melhor servir as necessidades dos atletas em causa.

Com esta separação, Jaime Pacheco poderá agora trabalhar com 25 elementos, tal como desejava, já que o grupo inicial era de 30. A hora dos treinos do quinteto, assim como os técnicos que dirigirão as sessões, não foi divulgado no comunicado da SAD.

Entretanto, os responsáveis pelo futebol dos azuis tiveram nas últimas horas reuniões com os representantes dos jogadores preteridos por Jaime Pacheco, de modo a que a situação não venha a criar qualquer tipo de problemas.

Uma vez que as inscrições estão fechadas, a saída deste grupo de atletas só poderá ser equacionada em Janeiro do próximo ano, altura em que será reaberto o mercado de transferências.