Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, junho 28, 2007

HUGO LEAL DE AZUL

A Administração de «Os Belenenses» SAD informa que o atleta português, de 27 anos, Hugo Miguel Ribeiro Leal, integrará o plantel profissional de futebol na época de 2007/2008.

Hugo Leal, nascido em Cascais a 21 de Maio de 1980, um metro e oitenta de altura e 75 kg de peso, dispensa apresentações no futebol português e até europeu, depois de ter representado clubes como o Benfica ( entre 1995 e 1999, depois de ter lá realizado parte da sua formação ), Atlético de Madrid ( 1999 a 2001 ), Paris Saint German ( 2001 a 2004 ), FC Porto e Académica ( 2004/2005 ) e Sp. Braga ( 2005 a 2007 ).

Depois de ter representado as selecções de Portugal por inúmeras vezes nos mais diversos escalões etários, Hugo Leal chegou à tituralidade no Benfica com apenas 19 anos, despertando interesse dos colossos do futebol europeu. Dado como certo na Juventus, Hugo Leal optaria por Madrid onde representou o Atlético por duas épocas.

Alinhando nos colchoneros num dos períodos mais conturbados deste emblema, liderado na altura por Gil y Gil, não concretizou todas as suas ambições e transferiu-se em 2001 para a cidade luz, mais concretamente para o Paris Saint Germain quando era, na altura, um dos elementos de maior destaque da selecção portuguesa de Sub-21.

Em França, numa altura em começava a afirmar todo o seu talento e era dado como uma fortíssima hipótese para integrar o lote de convocados para o Mundial de 2002, o azar bater-lhe-ia à porta e uma lesão na última fase do campeonato gaulês inviabilizou a sua presença na Coreia.

No Verão de 2004 tornou-se num jogador livre (até então as altíssimas claúsulas de rescisão, quer no contrato com o Atlético de Madrid, quer com o Paris Saint Germain inviabilizavam qualquer novo rumo), assinando contrato com o FC Porto. Em Janeiro dessa mesma época integrou a Académica onde a sua qualidade permitiu forte impulso na recuperação classificativa da Briosa. Apesar do interesse manifestado pela equipa de Coimbra para que permanecesse nos seus quadros, integrou o projecto o Sp. de Braga, à data comandado por Jesualdo Ferreira.

Em Janeiro de 2007, chegou a acordo para sair de imediato do Sp. de Braga e desde então Hugo Leal iniciou um programa de treino e preparação física individual que lhe permitiu regressar aos melhores índices físicos. Registe-se que todo o trabalho a este nível tem sido coordenado e acompanhado pelo responsável pela preparação física da equipa técnica de «Os Belenenses», Prof. Mário Monteiro.

Este ingresso de Hugo Leal no grupo de trabalho de «Os Belenenses» vem ao encontro das duas partes. Por um lado o plantel azul acolhe um importante reforço e, por outro, Hugo Leal tem a oportunidade de realizar o seu maior desejo: voltar a integrar a selecção nacional de futebol.