Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quarta-feira, outubro 22, 2008

JAIME PACHECO EXPLICA DISPENSAS

O JOGO

Quinteto tem novo horário

"Este era um plantel demasiado grande para fazer face ao nosso dia-a-dia. 30 jogadores eram demasiados, mesmo para as equipas envolvidas em competições europeias. Assim já não fazem parte do plantel principal nem das minhas opções" - foi assim que Jaime Pacheco justificou o facto de Vanderlei, Alício Julião, Edimilson, Júnior Negão e Evandro terem começado ontem de manhã a treinar-se à parte do plantel e fora de horas.

O quinteto brasileiro recebeu com surpresa a decisão (ver caixa em baixo), mas o facto é irreversível. Assim, ontem a maioria do plantel trabalhou no relvado secundário do Restelo das 9h30 às 11h15, mas depois seguiu-se um programa diferente para os cinco atletas referidos, já no relvado principal e sob orientação do técnico Nélson Santos. Jaime Pacheco explica as opções pelo que viu "nalguns dias de trabalho e pelas opiniões dos elementos da equipa técnica anterior" que continuam em funções. Os jogadores, todos com contrato, esperam agora por propostas de outros emblemas e têm portas abertas para partirem sem obstáculos.

Pacheco admitiu ter herdado um plantel desequilibrado e "feito para um 4x4x2", mas prometeu fazer os reajustes necessários. O técnico prometeu uma gestão dos jogos com vista ao acumular de pontos. "Com resultados mais positivos, podemos vir a alterar o esquema [4x3x3] e sermos mais ofensivos, mais ousados", realçou.

Atitude louvada em Amares

Jaime Pacheco não ficou surpreendido com o empenho dos jogadores em Amares. "Contava que entrassem de forma séria respeitando-se a si próprios, e eles fizeram-no. Levaram o jogo muito a sério, foram íntegros e tornaram o que era difícil em algo fácil. Aliás, o próprio treinador do Amares disse-me no fim que, se a sua equipa tivesse o nosso comportamento no seu campeonato, estaria numa classificação muito melhor", revelou Pacheco.

A hora dos juniores

O Belenenses estreia-se hoje na Liga Intercalar, frente ao Estrela da Amadora, num jogo que se disputa no Monte da Galega, a partir das 15h00. Para além dos atletas seniores que não alinharam frente ao Amares no passado fim-de-semana, Jaime Pacheco vai ter ao dispor meia dúzia de juniores para observar em acção. André Almeida, Tiago Almeida e Fredy, que já fizeram a pré-época com os "crescidos", estarão entre os escolhidos. Refira-se que ontem Wender já fez corrida, enquanto Costinha e Arroz permanecem condicionados, embora o central tenha dado uns toques na bola, ainda que sozinho. Pacheco começou o dia com uma longa palestra.

Surpresa e tristeza

A decisão da SAD e da equipa técnica do Belenenses de separar, do plantel, Vanderlei, Alício Julião, Edimilson, Negão e Evandro foi recebida pelos visados com surpresa. Contactados por O JOGO, tanto Edimilson como Júnior Negão garantiram que só ontem de manhã, ao lerem a Imprensa, é que souberem que já não iriam treinar com o plantel. "Ontem [anteontem], ligaram-me a avisar que o treino tinha mudado de hora, sem apresentarem qualquer motivo. Soube que tinha sido dispensado pelos jornais e não estava à espera disto. Gostava que tivessem falado comigo antes e estou triste", afirmou Edimilson. A versão é confirmada por Júnior Negão, que também diz só ter sido informado de uma mudança na hora do treino. "Estou triste, mas respeito a opinião. Vou trabalhar para provar que estão enganados. Se não gostaram de mim aqui, irão gostar noutro clube", afirmou, a O JOGO, Negão. A SAD do Belenenses desmente esta versão e assegura que os atletas e seus empresários foram avisados de véspera.

ANDEBOL: Novamente virados a Leste

Já o Belenenses vai jogar à Polónia, com o MKS "Zaglebie" Lubin, sendo o primeiro encontro em Lisboa, nas mesmas datas.

A BOLA

Treinador entendeu que plantel era extenso.

Número elevado de jogadores prejudicava o trabalho do grupo.

JAIME PACHECO igual a si próprio. Sem se esconder e utilizando um discurso sensato e directo, explicou ontem quais os motivos que o levaram a dispensar Edimilson, Alício Julião, Vanderlei, Júnior Negão e Evandro Paulista do plantel do Belenenses.

«Chegámos à conclusão que era um plantel demasiado extenso face ao nosso trabalho. Não eram necessários tantos jogadores. Penso, até, que esta não era uma situação boa para o clube, mas também não o era para os atletas», explicou o treinador, acrescentando: «Depois de vários dias a trabalhar com eles, e ouvindo algumas opiniões dos elementos que transitaram da anterior equipa técnica, decidimos prescindir dos serviços destes cinco jogadores. Não fazem parte das minhas opções, por isso treinam-se à margem do plantel.»

E até quando se manterá esta situação? Jaime Pacheco espera que dure pouco tempo.

«Os jogadores não fazem parte do plantel. Por isso, estamos preparados para os deixar sair. A intenção é que retomem a actividade rapidamente, mas não no Belenenses. Espero sinceramente que possam integrar em breve outro grupo para continuarem a carreira», justificou o treinador que, «por uma questão de ética» não quis falar do passado recente, concordando, porém, que o quadro de futebolistas é desequilibrado: «Não temos um extremo-direito, por exemplo. Aos poucos vou fazendo um levantamento das lacunas e, com critério, iremos melhorar.»

BASQUETEBOL: Carlos Moutinho apresenta demissão

O director do basquetebol do Belenenses, Carlos Moutinho, apresentou ontem a sua demissão. Os problemas sucessivos que afectaram a secção do clube, além da imposição por parte da Direcção de uma redução salarial do plantel azul, estiveram na origem da decisão, naquele que é um momento crítico para a modalidade do clube.

RECORD

Apanhados de supresa

CINCO RENEGADOS SOUBERAM PELOS JORNAIS...

Edimilson, Alício Julião, Vanderlei, Júnior Negão e Evandro só souberam que iam treinar-se à parte do restante plantel do Belenenses, ontem de manhã, através dos jornais, facto que os deixou surpresos, “tristes e chateados”. O quinteto começou a trabalhar no relvado principal (11.30) depois dos restantes elementos terem terminado.

O médio Edimilson e o avançado Júnior Negão confirmaram a Record o modo como todo este processo se desenrolou: “Ontem (segunda-feira) ligaram à tarde do clube a informar que a hora do treino tinha sido alterada e que passara para as 11.30, mas não divulgaram que íamos treinar sozinhos. Só soubemos disso quando lemos os jornais. Depois, no Restelo, o treinador [Jaime Pacheco] falou connosco. Ninguém da direcção nos disse nada. Não sabemos o que é que eles querem da vida! Temos de acatar a decisão, mas não estamos satisfeitos!”

Explicação de Pacheco

Jaime Pacheco, entretanto, explicou no final do treino matinal o porquê de ter optado por colocar os cinco elementos a à parte, socorrendo-se da tese do emagrecimento anunciado do plantel azul.

“O grupo era muito grande (30 jogadores) e eu decidi juntamente com a direcção reduzir o número de atletas. Observámos os jogadores e tínhamos indicações dos elementos da equipa técnica que continuaram. Esta não foi uma decisão fácil de tomar, mas a verdade é que 30 elementos é demasiado. O grupo dos cinco vai ter um treino adequado e acompanhado”, garantiu o treinador.

ANDEBOL: Perigo do desconhecido

ABC E BELENENSES DEFRONTAM RIVAIS DA ROMÉNIA E POLÓNIA

O sorteio das competições europeias deixou ABC e Belenenses diante do desconhecido a coberto das grandes distâncias. HCM Constanta, Roménia, e MKS Zaglebie Lubin, Polónia, obrigam bracarenses e lisboetas a estudo intensivo em pouco mais de 20 dias para os jogos da 1.ª mão das terceiras rondas de Taça das Taças e Taça EHF.

Roménia e Polónia, potências do andebol na década de 1980, a par da ex-URSS, estão a ganhar o seu espaço de volta e esse é um dado que não escapa aos treinadores Jorge Rito e João Florêncio.

“Há um renascimento do andebol na Roménia e sem dúvida que para esta equipa ter andado nos últimos anos na Europa com algum sucesso é porque é forte. Sabendo nós do ambiente dos jogos naquele país, ainda bem que a 2.ª mão é em nossa casa”, analisa Rito, treinador do ABC, lembrando o confronto com o Baia Mare em 2004/05.

“O pouco que sabemos é que estiveram na fase de grupos da Champions e que jogaram taco a taco com os adversários, à excepção do Ciudad Real. Vamos procurar mais informação agora”, salienta Florêncio, técnico do Belenenses.