Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, janeiro 17, 2006

RUI JORGE PROVÁVEL...

A BOLA
Administração pagou meio mês de salário na semana que antecedeu o jogo com o Sporting
Rui Jorge de novo à mesa

A possibilidade do lateral esquerdo Rui Jorge reforçar a equipa do Belenenses, tão falada no início da temporada, volta agora a ganhar consistência. Na verdade, e sendo a prioridade nesta fase reforçar o flanco esquerdo da defesa — com o Sporting, por exemplo, Vasco Faísca, central de origem, embora contratado para lateral esquerdo, ficou de fora, por opção, tendo José Couceiro adaptado o dextro Sousa à posição—, Rui Jorge é o jogador com quem os azuis gostariam de poder contar. No entanto, há alguns entraves para ultrapassar, sobretudo de ordem financeira, pois Rui Jorge tem em carteira propostas do estrangeiro (Japão e Qatar), claramente superiores monetariamente, pelo que os próximos dias serão decisivos. Além do lateral esquerdo, os azuis pretendem também contratar um extremo para o mesmo lado. O portista Ivanildo era o desejado, mas o holandês Co Adriaanse não abdica do jovem. Um número 9 é igualmente equacionado. Meyong já partiu para os Camarões, só regressa em Fevereiro, Romeu ficou no banco com o Sporting e Dady, recentemente contratado ao Estoril, não tem essas características — outro portista, Bruno Moraes, seria recebido de braços abertos, mas a necessidade de um jogador que possa chegar e jogar inviabiliza, de alguma forma, o empréstimo do brasileiro, sabendo-se que Moraes ainda não jogou esta temporada, fruto de longa recuperação após intervenção cirúrgica. As prioridades estão definidas, pela ordem atrás referida, e agora é tudo uma questão de... dinheiro, sabendo-se, todavia, que o Belenenses não está numa condição financeira muito favorável, à semelhança, de resto, da grande parte dos clubes portugueses. Nesta altura, o plantel do Belenenses regista um atraso no pagamento dos salários de cerca de um mês e meio, atraso este atenuado na semana que antecedeu o jogo com o Sporting, altura em que os elementos do grupo foram chamados à administração para receber meio mês de ordenado.
O JOGO
Estatísticas intranquilas
É dado seguro que a classificação actual do Belenenses, fruto dos pontos perdidos nas primeiras 18 jornadas do campeonato, não tranquiliza ninguém no Restelo. Mas existe outro dado que pode agudizar a preocupação dos adeptos azuis - embora o historial estatístico seja falível - que indica que nas duas únicas vezes em que o clube desceu de divisão acumulava - à entrada na segunda volta do campeonato - dez derrotas ou mais, o que, como é do conhecimento público, acontece neste momento. A formação de Belém averbou no último sábado o décimo desaire - o quinto no seu próprio terreno e já esbanjou 32 pontos. Mesmo assim em comparação com essas duas épocas negras da história dos azuis do Restelo, a equipa de José Couceiro, que toca, nesta altura, na linha de água, está melhor do que em 90/91 e 97/98. No início da década de 90 o emblema da cruz de Cristo já estava afundado na classificação, ocupando o último lugar da classificação, assim como em 97/98, apesar de este ter sido mesmo o pior ano, pois os adeptos viram os seus jogadores ser derrotados por 20 vezes e vencer somente cinco encontros.
RECORD
Segunda pior pontuação desde 97/98
A avaliar pela actual classificação do Belenenses na Liga, bem como pelas posições que ocupava nesta altura do campeonato nas últimas épocas, este percurso promete trazer muitos calafrios aos adeptos do clube do Restelo. Esta é a segunda pior temporada, a nível de pontos, desde a última descida dos azuis à Liga de Honra.José Couceiro afirmou, antes da partida com o Sporting, que esse jogo era uma final para as duas equipas e o Belenenses voltou a soçobrar. Na época 2003/04, os azuis tinham apenas 19 pontos na 18ª jornada e terminaram na 15ª posição da tabela, que este ano dá direito a... despromoção!As expectativas do início de época têm sido esfriadas pelos resultados, um pouco aquém do esperado pela maioria dos adeptos que, claro, recordam as últimas temporadas em que o Belenenses tem estado tranquilo nesta fase do campeonato, tendo em algumas ocasiões melhorado a classificação até à 34ª jornada.Daí que o plantel tenha de arregaçar as mangas e amealhar pontos o mais rápido possível, para que as últimas rondas não sejam de aperto.
RÁDIO ANTENA 1
"Rui Jorge pronto para voltar á actividade, segundo fonte próxima do jogador, o Belenenses é uma série possibilidade, mas também existe convites do estrangeiro, também segundo essa fonte, o jogador sente-se em muito boa forma, dado que tem treinado juntamente com o plantel do Barreirense desde há algum tempo"