Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, maio 05, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (6ª FEIRA - 05/05/2006)


Contas fazem-se no fim

O presidente do Belenenses, Cabral Ferreira, deu ontem uma imagem de serenidade e confiança pelos lados do Restelo. Dependendo apenas de si próprio, o presidente garante que os jogadores sabem o que fazer para assegurar a Liga.

«Há dois anos, o Belenenses passou por uma situação mais difícil», começou por recordar o presidente dos azuis. A ideia é transmitir aos adeptos do Belenenses uma tranquilidade que deve estar presente no pensamento de todos. Afinal, apesar de todas as difíceis e intrincadas contas da manutenção, o clube só depende de si próprio, «bastando» ganhar ao Gil Vicente. Cabral Ferreira esteve ontem de manhã perto dos jogadores e sentiu-lhes o pulso. «O moral está bom, os jogadores estão motivados, sabem que a vitória é o único objectivo, por isso vão com a intenção de fazer um bom jogo», apontou. Quanto às contas que todos fazem no canto do jornal ao pé da classificação, adoptou uma atitude mais despreocupada: «As contas só se fazem no fim, mas a vitória é mais que suficiente para nos mantermos. Os jogadores sabem que tem de haver concentração, atitude e luta constante.» Para chegar a esta situação, apontou alguns maus jogos realizados no Restelo, mas agradeceu o apoio dos adeptos. «Não eram estes os objectivos definidos no princípio da época, por isso o mínimo que se pode pedir é que consigam a manutenção », reconheceu. Quanto à preparação da próxima época, em termos de renovações, contratações ou a fixação de objectivos, só depois de domingo.

Gaspar incerto

Apesar de um exame ter apenas diagnosticado um estiramento, Gaspar não se treinou ontem, ficando para hoje a decisão de o convocar. José Pedro e Faísca treinaram-se condicionados.

Presidente pede atitude

Contagem decrescente no Restelo. A hora da verdade aproxima-se – leia-se o jogo com o Gil Vicente – e ninguém pensa, sequer, na possibilidade – real, em dois cenários, mediante uma caprichosa conjugação de resultados – de o Belenenses descer de divisão pela quarta vez na sua história. O exemplo, como é da praxe, vem de cima. "Tenho a certeza de que vamos fazer um bom jogo. A vitória é o único objectivo que perseguimos. As contas só se podem fazer no final, e os três pontos serão mais do que suficientes para assegurarmos a manutenção. Temos de actuar com grande concentração e atitude", afirmou o presidente, Cabral Ferreira, que, pela primeira vez esta época, irá acompanhar a equipa numa deslocação desde a saída de Belém.

Em relação à preparação da próxima temporada, o dirigente foi claro: "Só poderemos avançar com renovações e contratações quando a nossa classificação ficar definida. A intenção é fazer mais e melhor, e lutar por objectivos que se coadunem com o [nosso] historial, que serão estabelecidos de acordo com as condições que teremos no contexto da Liga."

Assim sendo, é de esperar que os jogadores em final de contrato comecem a ser chamados à SAD a partir de segunda-feira. Marco Aurélio e Pedro Alves deverão ser convidados a renovar, enquanto, no caso de Silas, será necessário esperar até 30 de Junho – quando termina o prazo estabelecido para o Wolverhampton exercer a sua opção sobre o médio – para que fique formalmente vinculado até 2008. O jovem Mano é outros dos atletas que permanecerão ligados aos azuis, mas com contrato profissional, enquanto Paulo Sérgio regressará ao Sporting. Ricardo Araújo, cujo direito de opção implicará o pagamento de uma verba a rondar os 150 mil euros, estará de saída, assim como Ceará e, provavelmente, Rui Ferreira, que tem clubes da Liga interessados no seu concurso. É evidente que o cenário traçado poderá ser diferente caso o Belenenses desça de divisão...

Freddy assinou por duas épocas

Belenenses acautelou o futuro, ao rubricar contrato de formação com o internacional sub-16 Alfredo Ribeiro, mais conhecido por Freddy, por duas temporadas, e mais uma de opção para profissional. Este não será caso único e, em breve, mais jovens poderão receber proposta semelhante, como Sandro Moreira, num claro sinal de que os responsáveis azuis esperaram integrá-los nos seniores a breve prazo. Actualmente, são três os atletas com vínculo de formação, alguns deles já a trabalhar sob as ordens de José Couceiro, como Marco Pinto e Mano, além de Carlos Alves.

Gonçalo regressa a casa

O central Gonçalo Brandão, que foi emprestado no último defeso ao Charlton, recomeça hoje a treinar-se com o plantel belenense. Depois de se ter estreado com 16 anos, pela mão de Manuel José, o jovem formado nas escolas do emblema do Restelo perdeu visibilidade com Carlos Carvalhal, acabando por rumar a Inglaterra. Agora, está de regresso à casa de partida.

Cabral Ferreira só pensa na vitória

PRESIDENTE ESTAGIA COM A EQUIPA

O presidente do Belenenses, Cabral Ferreira, dada a importância do encontro de domingo, em Barcelos, viaja hoje com a equipa e irá permanecer no estágio que se realiza nas imediações da cidade minhota.

A pouco de mais de 48 horas do decisivo jogo com o Gil Vicente, o líder do clube do clube do Restelo mostra-se confiante: “Tenho a certeza que vamos fazer um bom jogo. A vitória é o único objectivo. Se existe muita ansiedade? As contas só se fazem no final. A vitória é mais do que suficiente para nos mantermos. Temos de actuar com grande concentração e atitude. Nesta situação, e dado que os objectivos iniciais não foram atingidos, o mínimo que se pode pedir é a permanência.”

Quanto à preparação da próxima época, Cabral Ferreira, dadas as circunstâncias, opta por um discurso cauteloso: “Só a partir das classificações definitivas é que podemos avançar com as renovações e contratações. A intenção é fazer mais e melhor e lutar por objectivos que se coadunem com o historial do clube. Contudo, os objectivos serão definidos de acordo com as condições que tivermos.”

Brandão treina hoje

Gonçalo Brandão, que já regressou de Inglaterra, onde esteve cedido ao Charlton, integra a partir desta manhã o plantel do Belenenses. O jogador (que tem contrato com os azuis) será observado por Couceiro, que assim terá oportunidade de conhecer melhor o jovem central.

Os azuis efectuam esta manhã (à porta fechada) o penúltimo treino antes do jogo, seguindo após o almoço para o Norte. No final da sessão, Couceiro irá falar sobre o jogo com o Gil e divulgará a lista dos convocados, que almoçarão na sala VIP do Restelo.

Entretanto, Gaspar (estiramento na face posterior da coxa esquerda) não se treinou e só hoje o médico Rui Miller decidirá se o atleta está apto.