Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quarta-feira, maio 03, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (4ª FEIRA - 03/05/2006)


Tragam os calmantes!

ESTA é uma história que se repete. Há duas épocas, só na última jornada o Belenenses garantiu a permanência na Liga. Na altura, perdeu com o Braga (0-2), mas beneficiou da vitória do Moreirense sobre o Alverca (3-1). Foi sofrer a bom sofrer, contas e mais contas que voltam agora a fazer-se... Os azuis sabem que só dependem de si mesmos, mas, nas bancadas do Restelo, todos temem pelo pior. As pulsações estão exageradamente altas, os níveis de ansiedade altíssimos e a ira dos adeptos vira-se para a equipa liderada por José Couceiro que, no domingo, vai ter o exame final.

Perdida a oportunidade de garantir a permanência, o plantel do Belenenses voltou ontem a treinar-se sob os olhares ansiosos de cerca de quatro dezenas de adeptos, que esperavam pelo evoluir da equipa, no relvado principal do Restelo. Enquanto no balneário os jogadores ouviam José Couceiro (a palestra demorou cerca de meia hora), nas bancadas analisava-se o empate (0-0) com a Académica, faziam-se contas à permanência e aliviava-se alguma ira nas más exibições, nos jogadores, na Administração e, sobretudo, em José Couceiro. Enfim, um rol de críticas de quem tem sofrido demasiado durante esta temporada e que vê o seu clube na iminência de descer à Liga de Honra. Apesar disso, o cenário até é favorável para o Belenenses— precisa apenas de um ponto para garantir a manutenção —, mas nem isso acalma os simpatizantes da equipa do Restelo. Uma coisa é certa: no domingo, a grande maioria dos sócios e adeptos dos azuis vai recorrer a ansiolíticos.

Apelo à mobilização

Entretanto, a SAD do Belenenses está a organizar uma excursão a Barcelos, com o intuito de mobilizar os sócios e adeptos azuis para o último jogo da temporada. A viagem para os associados é grátis, enquanto os acompanhantes pagam dez euros.

Fábio Januário
"Podíamos ter feito muito melhor"

O brasileiro, que está na calha para regressar à equipa – e logo frente ao emblema pelo qual se estreou em Portugal –, reconhece as responsabilidades dos jogadores numa temporada sofrível e assegura que "todos se sentem muito tristes"

De regresso a Barcelos, onde passou duas épocas de galo ao peito, Fábio Januário será, actualmente, o jogador dos azuis mais avalizado para falar do plantel gilista. O jogo tem carácter decisivo para ambas as equipas, mas o Belenenses, de acordo com o médio ofensivo, irá enfrentar um ambiente adverso: vêm aí 90 minutos de sofrimento. "O Gil Vicente abriu-me as portas da Europa e, por isso, terei sempre um carinho especial por aquele clube, mas não confundo sentimentos com profissionalismo. A cor que me faz vibrar é o azul, e é pelo Belém que respiro e transpiro. Vamos ter, pela frente, um jogo muito complicado. Conheço bem aquela equipa, o seu enorme espírito de luta, garra e determinação. Toda a gente sabe o quão difícil é jogar em Barcelos", assevera o camisola 20 da turma do Restelo.

Com o castigo de José Pedro, Januário é uma das possibilidades para render o colega – existem outras, como Pinheiro ou Djurdjevic – e diz-se pronto para enfrentar o jogo do tudo ou nada: "Não só eu, como todos os meus companheiros. O plantel está preparado, e qualquer atleta terá capacidade para encarar este desafio."

O final da época aproxima-se e, apesar de faltar uma derradeira partida, o brasileiro acedeu a fazer um balanço da temporada sofrível dos azuis, da qual os jogadores não estão isentos de responsabilidades: "Não adianta arranjar desculpas neste momento, mas é evidente que todos se sentem muito tristes com esta situação. Temos consciência de que podíamos ter feito muito melhor."

Viagem a Barcelos à borla

Os sócios do Belenenses que quiserem assistir ao último e decisivo jogo da equipa, em Barcelos, poderão aproveitar um dos vários autocarros que os azuis irão alugar para fazer a viagem. O transporte é gratuito para quem tiver as quotas em dia, e o bilhete custa 7,5 euros. Já os acompanhantes, além do ingresso, beneficiam de um preço simpático para a viagem: dez euros. Os responsáveis belenenses solicitaram 400 bilhetes aos homólogos gilistas, mas, se a procura ultrapassar aquele número, haverá compreensão da parte dos minhotos.

Gaspar faz hoje ecografia

O central Gaspar mantém-se em dúvida para o jogo do fim-de-semana e realiza hoje uma ecografia, que determinará se padece de um simples estiramento ou, na pior das hipóteses, de uma rotura. A utilização de Romeu também se afigura difícil, pelo que, caso seja integrado na comitiva que rumará na sexta-feira para o Norte – a viagem foi antecipada –, deverá fazê-lo apenas como mais um suporte moral da equipa.

Fábio Januário: «Podíamos ter feito muito mais»

MÉDIO DOS AZUIS FAZ MEA CULPA

O médio Fábio Januário, que regressa este domingo a Barcelos, onde durante 2 anos representou o Gil Vicente, está ciente das dificuldades do encontro, o qual irá definir se o Belenenses fica ou não na Liga.

O brasileiro, antes de se reportar à partida, admite que, para os objectivos que foram propostos no início da temporada, os jogadores estão cientes que “podíamos ter feito e dado muito mais”. No entanto, Fábio mostra-se confiante para Barcelos: “Vamos para este jogo com o intuito de obter um resultado que nos garanta a permanência. O empate? Não. Quem joga para o empate perde. Temos de vencer.”

Sobre o ambiente que espera encontrar no Estádio Cidade de Barcelos, Fábio Januário é taxativo: “Será um jogo muito complicado, pela situação das duas equipas. Sei como funciona o Gil. Em casa, jogam concentrados e são fortes. Temos de lutar muito.”

Gaspar em dúvida

O central Gaspar, que fez um estiramento na face posterior da coxa direita, não se treinou ontem e hoje faz uma ecografia para avaliar a extensão da lesão, estando em dúvida para Barcelos. De fora está José Pedro, que viu o quinto amarelo.

A equipa, após um dia de folga, voltou ontem à tarde ao trabalho, tendo Couceiro optado por ensaiar algumas estratégias.