Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, maio 02, 2006

MANUEL JORGE RENOVOU POR MAIS UM ANO


O Portal Oficial do Belenenses entrevistou recentemente o técnico da equipa sénior de futsal, em virtude do óptimo desempenho da equipa, que levou a que Manuel Jorge tenha renovado o seu contrato com o Belenenses por mais uma época, naquela que será a sua 4ª época a orientar os «Conquistadores»

- Renovou contrato por mais um ano. O que significa para si continuar ao serviço do Belenenses?

- É o seguimento de um projecto de três anos, em que, graças a Deus, tudo tem corrido bem. Os melhores momentos têm sido muito mais que os momentos maus. Houve entendimento para eu continuar e fico bastante satisfeito por apostarem em mim, julgo que não havia razões para mudar porque temos cumprido sempre os objectivos e vamos trabalhar para continuarmos sempre a cumprir o que nos pedem. Sinto-me bastante contente porque se há clube onde uma pessoa pode trabalhar e sentir-se bem, esse clube é o Belenenses.

- O objectivo para esta época, o acesso ao play-off, foi atingido. Existe alguma equipa, que poderá ser considerada, a mais acessível para os «Conquistadores»?

- É muito subjectivo dizer quem será o mais acessível, ainda faltam algumas semanas para o início dos play-off e ainda pode acontecer muitas coisas. Nós, nesta altura, estamos um pouco cansados, não estamos na melhor fase, também não era esse o nosso objectivo, há equipas que agora estão muito bem, como é o caso do Benfica. Sinceramente não há nenhum adversário que nós possamos dizer que este era o indicado para nós, quem vier vem e nós estamos cá para trabalhar e para ver o que podemos fazer.

- Tem alguma explicação para o facto da equipa oscilar de rendimento, sendo por isso alvo de algumas critícas?

- As pessoas não se podem esquecer que este foi um ano de aprendizagem para toda a gente no clube, desde dirigentes a seccionistas, técnicos e 80% do plantel, que nunca tinham jogado na I Divisão. É normal que tenhamos feito boas exibições, como em Loures, frente ao Sporting e depois sermos goleados na Luz, é normal que isso aconteça porque nós não temos ainda estrutura qualitativa e quantitativa para ombrearmos com essas equipas e também porque - aqui por culpa minha - nós não abdicamos do nosso modelo de jogo. Seria fácil abdicar e jogar fechado no «buraco» á espera que as coisas acontecessem, mas como essa não é a minha filosofia. Ficava mais preocupado se não criássemos oportunidades de golo, mas isto está planeado, sabíamos que íamos chegar a esta altura extremamente cansados, há jogadores muito fatigados. As coisas vão melhorar e tenho a certeza que nos vamos apresentar na melhor forma para os play-off, seja contra que equipa for.

- Uma das características desta equipa é sofrer poucos golos mas também marca muito poucos. Há algum motivo especial para esta situação?

- Essencialmente eu penso que o facto de marcarmos poucos golos deve-se á falta de um «matador», o nosso modelo defensivo tem resultado, somos das equipas que menos golos sofrem no campeonato. Ofensivamente criamos muitas oportunidades de golo, mas depois não as concretizamos por défice de qualidade, e aqui não me refiro à qualidade dos jogadores, mas sim porque, quem trabalha hora e meia por dia durante quatro dias, trabalha apenas 6 horas por semana e não consegue abranger todas as vertentes técnicas da melhor maneira, mas essencialmente o que fez falta foi um jogador capaz de marcar 20 a 30 golos por época.

- Fazendo uma antevisão do futuro, quais serão os objectivos para a próxima época?

- Após reunião com o Dr. João Barbosa foi delineado o ataque ao 5º lugar e reduzir diferenças para as quatro equipas profissionais. Numa terceira época ao mais alto nível na I Divisão, iremos então tentar intrometer-nos na luta pelo título sem sermos candidatos assumidos ao título. Eu penso que isso é possível porque o Belenenses tem todas as condições para conseguir criar uma boa equipa.

- Em relação à formação, qual será a política a seguir?

- O que vamos tentar fazer é formar Homens e jogadores que possam sair dos escalões jovens e jogar ao mais alto nível em qualquer lado. Vamos querer ter jovens a jogar aqui 2 anos nos juvenis e 2 anos nos juniores para a transição para os seniores ser mais simplificada. Iremos interligar todos os escalões e posso desde já adiantar que para o ano, o plantel sénior vai ter três ex-juniores, o que acho que é meritório e uma forma de assegurarmos o futuro.

- Para finalizar, quer deixar alguma mensagem aos sócios do Belenenses?

- Acima de tudo e porque nós ainda não ganhamos nada, agradecer-lhes o apoio não só nesta época, mas também nas outras duas, embora esta temporada também tenha sido aprendizagem para eles, que não estavam habituados a tantas derrotas. Independentemente do que possa acontecer nos play-off, podem ter a certeza que esta equipa vai honrar sempre a camisola, já vi estes jogadores chorarem muitas vezes, isso é o reflexo do quanto eles sentem a camisola. Não podemos ganhar sempre, mas deixamos sempre a pele em campo. Como até aqui, tenho a certeza que os sócios não nos vão faltar com o apoio e carinho.