Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, maio 04, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (5ª FEIRA - 04/05/2006)


Sousa, solidário com a angústia que grassa entre os adeptos da Cruz de Cristo, promete final feliz no domingo
Não os deixaremos mal!

O lateral Sousa foi, ontem, o porta-voz dos sentimentos de um balneário que enfrenta o risco de despromoção. A poucos dias da final que no Restelo ninguém esperaria disputar, mostrou-se solidário com o sofrimento dos adeptos e compreensivo para com os mais críticos da equipa. Do fundo do coração, agradeceu o apoio concedido nos últimos jogos, apelou a um último esforço para o embate com o Gil Vicente e não se furtou a deixar no ar promessa de final feliz que vincula todo o plantel: «De certeza que não vamos deixar mal ninguém, podem estar certos disso!» Não é só um emblema que está em causa, mas também o brio profissional de um conjunto de jogadores que quer evitar a desonra de ficar ligado para todo o sempre à queda de um histórico do nosso futebol. «Quem jogar vai ter de certeza de dar tudo e mais alguma coisa. É o futuro de todos, técnicos, jogadores e clube, que está em jogo, e vamos batalhar por um bom resultado», sublinhou, vincando que o grupo está preparado para «lidar com a pressão» do jogo de Barcelos. A mesma ideia partilhou Marco Aurélio, de passagem pelo Open do Estoril: «Não há nervoso miudinho. Há quem esteja em posição mais complicada e acredito que conseguiremos um bom resultado.»

Sousa
"Não queremos ouvir relatos dos outros jogos"

O Belenenses joga no domingo em Barcelos a continuidade na Liga portuguesa. E se mesmo a derrota pode não atirar o clube para a despromoção, o lateral-direito Sousa é taxativo. "Acabou-se a margem de erro. Antes podíamos falhar, agora não. Não vamos jogar para o empate, embora esse resultado nos sirva. O mais importante é pontuar. Seja um ou três pontos."

O subcapitão de equipa da formação azul reconhece que irá existir muita pressão no ambiente que envolverá o jogo. Mesmo assim Sousa assinala a forte convicção de todo o plantel: "O futuro de todos nós, jogadores, técnicos, Direcção, de todo o clube está em jogo. Nós temos essa noção. Queremos ganhar este jogo e deixar que as pessoas preparem o futuro com tranquilidade. Queremos colocar um ponto final nesta questão e não queremos estar a ouvir os relatos dos outros jogos. Estamos conscientes do sofrimento que temos causado aos adeptos, mas de certeza que não os vamos deixar mal. Muito dificilmente vamos perder em Barcelos."

Católico por convicção o jogador garante não ir pedir a Deus a vitória ou fazer qualquer promessa em caso de triunfo. "Se de cada lado estão onze jogadores a pedir a vitória e se Deus deve ser justo, como vai agradar a ambos? Quando entro em campo a única coisa que peço é para não me lesionar." Mesmo assim em jeito de brincadeira o futebolista até agradecia uma igualdade. Sousa está é pouco preocupado com eventuais questões alheias ao próprio jogo. "São situações que não gosto de comentar. Há que pensar que as pessoas estão dentro do campo com a melhor das intenções." Na opinião do experiente defesa - que já representou Benfica e FC Porto - este embate é até mais importante que um dérbi.

Lesionados aumentam...

José Couceiro orientou ontem o último treino à porta aberta desta temporada. Neste apronto - com duração de cerca de duas horas - o treinador dos azuis do Restelo insistiu na circulação de bola e na finalização. De fora desta sessão ficaram quatro elementos, sendo que todas as ausências estão relacionadas com problemas físicos. O avançado Romeu prossegue o plano de recuperação da intervenção cirúrgica ao joelho, enquanto o defesa-central Gaspar realizou ontem uma ecografia cujo resultado não confirmou o cenário de lesão, ou seja, o jogador poderá ainda ser opção para o jogo com os gilistas, embora só no final da semana haja uma decisão definitiva. Já José Pedro e Vasco Faísca não se treinaram por precaução, mas hoje devem regressar ao trabalho. Entretanto, a mobilização para Barcelos continua e, neste momento, já há cerca de três centenas de adeptos inscritos para apoiarem a equipa no último e decisivo jogo do Campeonato.

Gaspar continua em dúvida para Barcelos

SERÁ REAVALIADO DIARIAMENTE

O central Gaspar efectuou ontem uma ecografia à coxa esquerda, confirmando que tem apenas um estiramento na face posterior e não uma rotura. Ainda assim, o defesa do Belenenses vai fazer tratamento e será reavaliado diariamente, estando no entanto em dúvida para Barcelos.

Romeu também não se treinou ontem (o joelho direito inchou), à semelhança de José Pedro e Vasco Faísca, estes últimos por terem feito traumatismos na tibiotársica esquerda.

Ontem de manhã a equipa efectuou o último treino à porta aberta – a sessão de hoje e amanhã já serão vedadas ao público – e Couceiro ensaiou lances de contra-ataque e depois concluiu os trabalhos com um treino de conjunto.

A equipa segue já amanhã para a Póvoa de Varzim e sábado de manhã treina no campo do Varzim. Nas bancadas, os sócios não se cansam de fazer contas e mais contas...

Marco Aurélio admite ansiedade, mas diz-se optimista sobre a manutenção

A última jornada vai ser escaldante no que diz respeito à luta pela manutenção. Com o Penafiel condenado, restam três vagas para sete equipas. O Belenenses é um dos emblemas que ainda pode ser relegado à Liga de Honra, mas Marco Aurélio está confiante de que isso não vai ser uma realidade.

«Estamos optimistas e tranquilos para o encontro da última jornada. Sabemos que há equipas em pior situação do que nós», disse o capitão da equipa do Restelo, que esta quarta-feira marcou presença no Estoril Open.

Marco Aurélio admite que sente «um pouco de ansiedade», mas que «não há nervosismo». Aos 35 anos, e em final de contrato com o Belenenses, Marco Aurélio prefere não revelar o seu futuro, considerando que «o importante agora é acabar a época e garantir a manutenção».