Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, maio 06, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (SÁBADO - 06/05/2006)


O nosso azul fica na Liga

PASSADO, presente e... futuro. De tudo um pouco falou José Couceiro na última antevisão da época, mas nem sempre de forma clara. Do seu discurso saltou a inabalável convicção de que garantirá a permanência e que a sua continuidade não dependerá do que acontecer amanhã.

— O que vai dizer aos jogadores que ainda não tenha dito em jogos anteriores?

— [risos] Não vos vou dizer primeiro... Temos de saber controlar-nos o mais possível e emocionalmente ter estabilidade suficiente. É preciso manter algum equilíbrio depois de uma época que ainda está a ser complicada para nós. A todos os níveis. Depois de domingo temos de fazer balanço sério sobre tudo o que se passou esta temporada.

— Como sente os jogadores?

— Sinto a equipa forte, com capacidade, e ainda esta semana, com algumas contrariedades, reagiu bem. Estamos convencidos de que vamos conseguir este objectivo. É curto mas é por ele que temos de lutar.

— Já lhe passou pela cabeça não o conseguir?

— Não! Somos a equipa que tem mais hipóteses de ficar na Liga. Se não pensasse assim, o que fariam os outros? Desistiam?

— Imaginava este final de campeonato?

— Sim. Disse sempre que seria dramático. Estávamos avisados.

— Onde perdeu os pontos que faltam?

— Em casa. Ter o mesmo numero de derrotas no Restelo e fora é excessivo.

— A sua continuidade depende de domingo?

— Não é questão para mim. Mas em princípio não: vamos ficar na Liga.

— Equaciona outro cenário que não continuar?

—Tenho compromissos com o Belenenses. Há coisas que têm de ser corrigidas e foi por isso que esta época aconteceu, mas não fujo nem desisto.

José Couceiro rejeita cargo de administrador

O equilíbrio psicológico poderá ser o trunfo do Belenenses para trazer de Barcelos um resultado – basta empatar – capaz de lhe permitir evitar as contas da despromoção. Pelo menos, essa é a convicção de José Couceiro, que nem equaciona a eventual descida dos azuis, até pela posição relativamente confortável em relação aos seus rivais: "Neste momento, de todas as equipas, somos os que temos mais hipóteses de permanecer na Liga. Se vamos ter esse tipo de pensamento, o que farão os outros? Nem jogam; desistem. Temos tudo para ficar. No campo das probabilidades, elas existem, mas, sendo realista, é muito difícil o Belenenses descer."

Apesar de lamentar o comportamento da equipa em casa, sobretudo frente a concorrentes directos – factor determinante para a actual situação na tabela –, José Couceiro lembrou que os azuis pontuaram em 50 por cento dos jogos fora de portas (quatro vitórias e outros tantos empates, num total de 16 partidas), mostrando-se convencido de que o seu futuro no clube não dependerá do resultado deste domingo: "Em princípio não, porque o Belenenses vai ficar na Liga. Tenho compromissos com as pessoas [contrato por mais uma época] e sinto-me bem aqui."
O técnico diz-se ainda preparado para os cenários de final de época traçados na Imprensa e quis colocar, desde já, um ponto final nas especulações: "Fala-se no Jesualdo Ferreira? Não tenho de comentar isso. Essa questão tem segundas intenções, tal como uma outra, relacionada com o facto de eu poder passar a ser administrador, no Belenenses ou noutro clube. O que eu vos posso dizer é que não vou deixar de ser treinador neste momento e disse isso, com muita antecedência, aos responsáveis do Belenenses. Há muita gente a criar cenários, mas quem decide a minha vida sou eu! Se fosse para ter outra função, que não a de treinador principal, tinha ficado no FC Porto."

Ahamada preterido e com futuro incerto

O francês Ahamada voltou a ser preterido por opção numa convocatória e não fez parte da comitiva que, ontem mesmo, rumou ao Norte do País. A cena já se tornou recorrente e não abona a favor do jogador, que, a despeito de ter contrato até 2007, pode, segundo O JOGO apurou, ter o seu futuro no Restelo em risco. De fora, devido a problemas físicos, ficaram ainda Vasco Faísca e Romeu, além de José Pedro, este por castigo. Eis a última convocatória: Marco Aurélio, Pedro Alves, Amaral, Sousa, Rolando, Pelé, Rui Jorge, Sandro Gaúcho, Rui Ferreira, Rúben Amorim, Ricardo Araújo, Pinheiro, Fábio Januário, Djurdjevic, Meyong, Silas, Dady, Paulo Sérgio e Ceará. Em relação ao último jogo, registem-se os regressos de Ricardo Araújo e Djurdjevic.

José Couceiro: «Equipa que tem mais hipóteses de permanência»

TÉCNICO NÃO EQUACIONA CENÁRIO DE DESCIDA

José Couceiro recusa colocar o Belenenses na rota de descida. Na antevisão do encontro com o Gil Vicente, em Barcelos, o técnico indicou que os azuis do Restelo têm praticamente assegurada a permanência. "O mais importante é trabalhar o equilíbrio emocional. O Belenenses vai descer? Não. Estamos em 11.º. De todas as equipas, somos aquela que mais hipóteses tem de ficar na Liga", afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de trabalhar em Belém com Jesualdo Ferreira, Couceiro respondeu. "Porque é que não pergunta isso ao presidente do Belenenses, ao Jesualdo Ferreira. Não tenho nada que responder a essas questões. Eu tenho contrato. (...) Não vou deixar de ser treinador neste momento", disse.

"As pessoas criam muitos cenários mas quem decide sou eu. Quero continuar a treinar pois para ter outras funções tinha ficado no FC Porto", indicou, comentando o facto do seu nome ser apontado para assumir outras funções no Belenenses. Recorde-se que Abrantes Mendes, candidato à presidência do Sporting, revelou que Couceiro fazia parte dos seus planos para funções directivas caso ganhasse as eleições.

Djurdjevic e Ricardo Araújo voltam para ataque a Barcelos

BAIXAS FAZEM COUCEIRO CHAMAR LOTE DE DISPONÍVEIS

De fora da convocatória para visitar o Gil Vicente ficaram José Pedro, por castigo, para além de Gaspar, Vasco Faísca, Ahamada e Romeu, todos com problemas físicos, pelo que foram chamados por José Couceiro todos os elementos disponíveis para esta importante partida.

Em relação ao jogo da jornada anterior, com a Académica, registe para os regressos aos convocados de Djurdjevic e Ricardo Araújo, para colmatar as saídas de Gaspar, Vasco Faísca e José Pedro.

A equipa seguiu para estágio após o almoço de hoje, ficando alojada numa unidade hoteleira na Póvoa de Varzim, realizando um treino amanhã, pelas 10h30, no Estádio do Varzim.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Marco Aurélio e Pedro Alves.

Defesas: Amaral, Sousa, Rolando, Pelé e Rui Jorge.

Médios: Sandro Gaúcho, Rui Ferreira, Rúben Amorim, Ricardo Araújo, Pinheiro, Fábio Januário e Djurdjevic.

Avançados: Meyong, Silas, Dady, Paulo Sérgio e Ceará.

2 Comments:

  • At 8/5/06 10:29, Anonymous Anónimo said…

    Mário,foi um prazer conhecer-te,infelizmente foi uma tarde,noite horrivel.Um abraço.
    Henrique R.

     
  • At 8/5/06 15:18, Blogger JuventudeBelém said…

    Tb foi um prazer conhecer-te Henrique, apesar dum dia muito complicado. Mais logo irei por aqui o que senti (se conseguir fazê-lo, claro).
    Abraço

     

Enviar um comentário

<< Home