Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, outubro 24, 2008

NOVAS MEDIDAS DA COMISSÃO DE GESTÃO

O JOGO

Scouting para melhor prospecção

A Comissão de Gestão (CG) do Belenenses quer deixar uma base para a futura Direcção, a eleger no próximo ano. Entre as medidas a executar está a criação efectiva de um departamento de scouting, que trabalhará em sintonia com a prospecção e a equipa técnica. A aposta será na pesquisa na Liga Vitalis, II e III divisões.

Entre as acções da CG está uma que promete ser inovadora. O Belenenses vai estabelecer protocolos com alguns municípios - numa iniciativa apelidada "Município Azul" - através dos quais algumas modalidades do clube irão estagiar nas instalações aí existentes, promovendo a zona e promovendo o clube juntos dos adeptos locais. Existirá ainda a possibilidade de técnicos do Belenenses darem formação nesses municípios.

Estão também em curso iniciativas para fidelizar e recuperar sócios, tais como bilhetes mais baratos (já está a acontecer para este jogo com o Guimarães) e promoções. Para cada jogo, será procurado um sponsor e iniciativas como a de ontem, na loja Giovanni Galli do Almada Fórum, onde estiveram Carciano, Porta e José Pedro, são para continuar.

Refira-se que no próximo dia 14 há uma sessão solene onde mais de 300 atletas campeões receberão medalhas e quatro sócios com 75 anos de filiação serão homenageados.

Concertos em 2009

Os grandes espectáculos vão voltar ao Restelo, estando previsto que em 2009 ali aconteçam dois a três concertos. Refira-se que, até 31 de Dezembro, serão colocados torniquetes na entrada dos visitantes, e até fim da época está previsto que todo o Restelo tenha o mesmo sistema. Novidade pode ser a melhoria do campo de futebol infantil conhecido por "Maracananãzinho". Na mesa está um projecto que pode finalmente vir a valorizar um espaço há muito mal aproveitado. Entretanto, já há patrocinadores para andebol e futsal: Marsans e Códigosegur.

A BOLA

José Pedro solidário com dispensados

Médio já viveu a mesma situação. Curiosamente, também com Jaime Pacheco, no Boavista José Pedro, subcapitão do Belenenses, mostra-se solidário com os companheiros — Vanderlei, Alício Julião, Evandro Paulista, Edimilson e Júnior Negão — recentemente dispensados por Jaime Pacheco.

«É uma situação complicada, que não devia acontecer. No Boavista também me aconteceu o mesmo, só que foi em Dezembro e só tinha um mês para procurar clube. A eles aconteceu-lhes em Outubro», referiu o médio, que curiosamente na altura também foi preterido por... Jaime Pacheco.

«Eles estão a passar por um momento nada bom. Vamos fazer com que se sintam bem», acrescentou durante uma sessão de autógrafos organizada por um dos patrocinadores do clube no Almada Fórum e durante a qual foram oferecidos 100 bilhetes para o encontro de amanhã com o V. Guimarães, no Restelo. Carciano e Porta também estiveram presentes.

No Restelo sente-se um ambiente mais desanuviado. A vitória para a Taça, mesmo diante do modesto Amares, foi um tónico e todos acreditam que o momento conturbado já pertence ao passado. O lateral-esquerdo China sintetiza as diferenças, especialmente as resultantes da mudança técnica: «trabalho, motivação e vitórias.»

«Assimilámos as ideias de Jaime Pacheco rapidamente. Toda a equipa trabalha e há outra motivação. Estamos mais confiantes», sublinhou.

RECORD

Negociações visam rescisão dos contratos

SAD ESTÁ A FALAR COM AGENTES DOS 5 JOGADORES

João Barbosa, coordenador da Comissão de Gestão e administrador, informou que a SAD belenense “está a conversar com os empresários dos jogadores que estão a treinar-se separadamente, com o intuito de encontrar uma solução que agrade as duas partes, o que poderá passar pela rescisão dos contratos”.

João Barbosa sublinha que os agentes devem preocupar-se, sobretudo, “com os jogadores e com os interesses desportivos dos mesmos”.

Entretanto, o líder da Comissão de Gestão anunciou a “criação de um departamento de scouting, que visa a prospecção do mercado. O Belenenses terá de centrar-se na formação, mas também nos atletas de divisões secundárias. É importante criar este departamento e colocá-lo a funcionar com a restante estrutura”.

Vítor Godinho, que até ao momento é o único elemento da prospecção, deverá manter-se na futura estrutura, embora deva funcionar de forma diferente. O ex-jogador do clube, segundo Barbosa, dependia directamente do ex-presidente Fernando Sequeira, mas no futuro não funcionará assim.

Maracananzinho revitalizado

O campo pelado, Maracananzinho, deverá, num futuro próximo, transformar-se num sintético de futebol de sete, sendo necessárias obras naquele espaço. Há uma proposta que em breve será estudada, mas “o clube pretende ficar com o espaço, e o ideal seria fazer parcerias, para poder fazer as obras sem custos, mas manter o domínio do campo”.