Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quarta-feira, abril 12, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (4ª FEIRA - 12/04/2006)


http://www.ojogo.pt/22-50/artigo544834.htm

Sadinos atravessados no Restelo há oito anos

O Belenenses não vence o Vitória de Setúbal no Restelo há oito anos. A última vez que isso aconteceu foi a 29 de Março de 1998, quando os azuis levaram a melhor sobre o seu adversário da próxima sexta-feira graças a um golo solitário marcado por Filgueira... aos 90'+4'. Essa seria, curiosamente, uma época (1997/98) aziaga para os de Belém, que acabaram por descer de divisão – ficaram em último lugar – pela terceira e última vez no seu historial. Dessa equipa não sobra ninguém no plantel actual, e apenas o autor do golo permanece ao serviço do clube, como treinador da equipa de juniores.

No ano seguinte, as duas equipas não se defrontaram, já que competiam em escalões diferentes, mas, na época de regresso dos azuis aos convívio dos grandes (1999/2000), os sadinos impuseram-se por 1-0... e também desceram no final. Por este prisma, é caso para dizer: mais vale perder!

Seguiram-se três temporadas – em 2003/04, os vitorianos voltaram a passar pela Liga de Honra – sempre com empates, um resultado que convém ao Belenenses não repetir desta feita, dada a posição (14.º lugar) periclitante da equipa na tabela.

Questões internas

José Couceiro concedeu ontem uma entrevista à SIC Notícias, na qual mostrou confiança para o próximo jogo, mas não esqueceu algumas questões, "importantes e estruturantes", às quais será necessário dar resposta... no momento certo. "Esta não é a altura para apontar uma pistola à cabeça de alguém ou encontrar culpados. Temos de estar unidos e, no final da época, então sim, há questões internas que têm de ser resolvidas, que não passam necessariamente pelo técnico, jogadores ou dirigentes", referiu o treinador belenense.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=703368&idCanal=27

José Couceiro: «Duas vitórias chegam»

JÁ FEZ AS CONTAS DA PERMANÊNCIA

José Couceiro está preocupado com a classificação actual do Belenenses. Espera mais da equipa mas já fez as contas e diz ter motivos para estar optimista. “Temos 4 jogos e temos de fazer tudo para ganhar os 2 em casa. Acho que 2 vitórias chegam para que o Belenenses se mantenha na Liga”, explica.

O treinador sabe que tem uma equipa para recuperar até sexta-feira, porque a derrota na Madeira deixou marcas: “Todas as derrotas deixam marcas, e não podemos fazer de conta que nada aconteceu. Estamos descontentes, nós e a massa associativa, mas agora não é altura de apontar pistolas a ninguém. No fim vemos quem tem a culpa do que aconteceu.”

Terão sido os objectivos ambiciosos a contribuir para esta época irregular?José Couceiro concorda que foi um dos factores: “Quando se eleva o nível de expectativa, a responsabilidade aumenta. Quando cá cheguei vi que talvez não fosse possível. Não há tempo agora para balanços, mas para pensar nestes 4 jogos. Há que pensar no que aconteceu, nesta época e nas outras, mas isso é no fim. Agora estamos numa luta de 8 ou 9 equipas. As questões estruturais e outras ficam para depois. Sempre disse que o final de época podia ser assim, mas a equipa tem mais força para reagir às adversidades do que quando cheguei.”

Num discurso que mais parecia de um dirigente, um comentário sobre o futuro: “OBelenenses é um grande clube, mas os últimos anos não reflectem a grandeza do clube. Acho possível que a equipa volte a um grande nível, mas há questões internas que envolvem todos os sectores, e que precisam ser discutidas.”