Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

domingo, abril 02, 2006

ONDA AZUL!!!!!!! (Parte III) NOITE DAS MENTIRAS

Em pleno dia das mentiras, o jogo de futebol entre Belenenses e Benfica, disputado esta noite no Estádio do Restelo, a contar a 29ª jornada da Liga Betandwin, terminou com uma derrota azul por 1-2, sendo no entanto difícil, identificar a equipa vencedora da partida...

Começou melhor a equipa do Belenenses, que inaugurou o marcador aos 8 minutos, por intermédio de José Pedro, com um pontapé colocado de meia-distância, após lance individual.

Em vantagem no marcador, a formação azul continuou a atacar procurando o segundo golo, e dispôs de algumas jogadas de perigo nos minutos seguintes ao golo inaugural, com José Pedro em bom plano.

No entanto, aos 22 minutos, uma perda de bola infantil, na zona de meio-campo, terminou com o golo do empate, alcançado por Miccoli, com um remate de belo efeito, na sequência de uma jogada muito rápida.

O Belenenses acusou o golo sofrido e pouco depois, aos 29 minutos, nova perda de bola em local proibido resulta no segundo golo da equipa adversária, por intermédio de Karagounis, com um remate de meia-distância que tabelou num jogador azul.

Até final da primeira parte, o Benfica acercou-se da baliza de Marco Aurélio, com perigo, em duas ocasiões, ambas por intermédio de Simão Sabrosa, mas a última jogada de perigo da primeira parte pertenceu ao Belenenses, num lance em que Meyong é derrubado na grande área contrária, com o árbitro da partida a mandar seguir o lance.

As equipas foram para intervalo com 1-2 no marcador, não conseguindo o Belenenses aguentar a vantagem no marcador, tendo sofrido dois golos na sequência de perdas de bola infantis a meio-campo.

A segunda parte começou com Paulo Sérgio a actuar no lugar de Fábio Januário, numa tentativa de dar mais apoio a Meyong no ataque..

Aos 48 minutos, Silas, com um passe magistral, isola o recém-entrado Paulo Sérgio, que sozinho frente a Moretto, remata ligeiramente ao lado, desperdiçando uma excelente ocasião para marcar.

Logo de seguida, aos 49 minutos, Paulo Sérgio coloca a bola em José Pedro, que no momento do remate, é derrubado por um jogador contrário, num lance passível de grande penalidade que o árbitro, uma vez mais, não assinalou.

A formação do Restelo entrou muito bem na segunda parte e encostou o Benfica à sua área, que apenas em esporádicos e inofensivos contra-ataques procura aliviar a pressão azul.

Silas tentou remate, com perigo, aos 52 minutos, após jogada individual, para Rúben Amorim, aos 55 minutos, rematar fortíssimo com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza contrária.

Aos 58 minutos, foi a vez de José Pedro rematar de meia-distância, forte, mas com a bola a bater, por fora, nas malhas laterais da baliza de Moretto.

Os primeiros vinte minutos de jogo da segunda parte foram demolidores, por parte do Belenenses, pelo que, só aos 68 minutos, o Benfica criou perigo, num lance em que Pelé, ao desviar um cruzamento para canto, quase cometia auto-golo.

Aos 74 minutos, Dady entrou para o lugar de Sandro Gaúcho, no tudo-por-tudo do ataque do Belenenses, que jogava, cada vez mais, contra duas equipas em campo, tal a dualidade de critérios na amostragem de cartões e na marcação de faltas.

Aos 76 minutos, Silas cruzou para Meyong amortecer, com um defesa contrário a cortar para canto, quando Dady aparecia para corresponder à assistência do internacional camaronês.

No minuto seguinte, nova grande penalidade a favor do Belenenses que o árbitro da partida opta por ignorar, quando Manduca, em plena grande área, corta um lance de perigo nitidamente com o braço... Inacreditável!...

Rubén Amorim voltou a tentar o remate, com perigo, aos 80 minutos, mas também o Benfica poderia ter marcado, aos 81 minutos, com Léo a rematar em arco, levando a bola a embatar na barra da baliza de Marco Aurélio

A última aposta do técnico José Couceiro foi a entrada de Djurdjevic, aos 83 minutos, para render Rui Jorge, procurando colocar um jogador mais fresco a fazer todo o corredor esquerdo da equipa.

Aos 85 minutos, José Pedro, na marcação de um livre, cruzou para a área contrária, onde Rolando saltou mais alto que todos, mas cabeceou à figura do guarda-redes adversário.

Perto do final, mais duas jogadas de perigo, ambas com finalização de Dady, perante um Benfica ansioso pelo apito final do árbitro, tal a pressão azul na procura do empate.

O resultado final de 1-2, favorável ao Benfica, penalizou bastante a equipa do Belenenses, que não conseguiu vencer este jogo devido a várias falhas no momento da concretização e à contribuição da equipa de arbitragem nomeada para este jogo, que conseguiu ignorar três lances de grande penalidade na área do Benfica, contribuindo, e muito, para esta derrota azul.

Mau de mais para ser verdade a actuação do sr. Pedro Henriques!

Para terminar, uma nota negativa para alguns associados do Belenenses, que contrariamente ao amplamente recomendado, não quiseram ajudar o Clube, beneficiando dos bilhetes de acompanhantes para levar adeptos que apoiassem a nossa equipa, optando por levar para a bancada de sócios do Belenenses inúmeros adeptos, devidamente fardados, da equipa adversária, que não souberam respeitar o local onde estavam. Lamentável e a rever...

Amaral: «Demos espaço à equipa adversária...»

- O Belenenses merecia outro resultado?

- Na realidade, em determinados lances, demos um pouco de espaço à equipa adversária, e dando tanto espaço a um adversário com qualidade é sempre complicado vencer.

- A arbitragem do jogo foi muito contestada. Tem algum comentário a fazer à actuação da arbitragem?

- Eu não tenho comentários a fazer. Não me compete a mim julgar ou criticar. Todos viram o jogo...

- Saiu do onze durante algumas semanas, entretanto reconquistou o lugar. Sente-se capaz de uma boa recta final?

- Sem dúvida. Tive uma fase menos boa, o treinador conversou comigo e optou por me deixar de fora durante alguns jogos. Eu aceitei, trabalhei muito e lutei para reconquistar o lugar, e agora que o reconquistei, continuo a lutar durante a semana para manter o meu lugar no onze.

José Pedro: «Nos cinco jogos que faltam, não podemos cometer erros...»

- Mais um grande golo do José Pedro, que está a subir de forma, mas infelizmente não chegou…

- Sim, estou feliz pelo golo, mas estou triste pela derrota. Fizemos um bom jogo, estivemos a ganhar, mas depois consentimos dois golos. O campeonato está-se a aproximar do fim, e temos de pontuar. Temos de inverter esta situação.

- Consentimos dois golos em lances de perdas de bola a meio-campo. A equipa será, por vezes, ingénua?-

Penso que são coisas que acontecem. Agora a verdade é que nestes cinco jogos que faltam não podemos cometer mais estes erros e temos que ganhar muitos pontos.

- Algum comentário à actuação da arbitragem?-

Quanto ao lance da grande penalidade que sofri, cometida pelo Petit, sinceramente, em campo, com o calor do jogo, nem me apercebi do que se passou e só mais tarde tomei consciência que foi penalty. Mas houve outros lances de grande penalidade não assinalados, e a verdade é que o Sporting tinha vencido esta tarde e o Benfica precisava de vencer…

Fonte: Site Oficial do Clube de Futebol "Os Belenenses"

José Couceiro: “Estamos fartos de sermos prejudicados”

«No mínimo um dos lances é grande penalidade. A entrada do Luisão toda a gente vê que é falta. O árbitro auxiliar está de frente para o lance. Mas o Belenenses perdeu porque cometemos dois ou três erros na primeira parte, com perdas de bola no meio-campo. Sabíamos que o Benfica é muito rápido nas transições para o ataque e facilitámos-lhe a vida. Mas o jogo foi equilibrado e o resultado é injusto. No Belenenses não se tem falado de arbitragem mas estamos fartos de ser prejudicados. Evidentemente que o árbitro teve influência no resultado. Pode ter beneficiado o Belenenses em algumas jogadas mas nos lances capitais prejudicou-nos. Custa muito perder desta forma. As faltas dentro da área são para ser marcadas»

Fonte: MaisFutebol