Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

segunda-feira, abril 10, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (2ª FEIRA - 10/04/2006)

  • A BOLA

É reavaliado hoje

Rui Jorge preocupa

É mais uma preocupação para José Couceiro, tendo em vista a partida da próxima sexta-feira, diante do V. Setúbal. Rui Jorge contraiu um estiramento na coxa direita e é hoje reavaliado pelo departamento médico. Além do defesa-esquerdo, Amaral também será observado devido a uma luxação na mão esquerda sofrida durante a partida com o Nacional. O plantel belenense regressa hoje ao trabalho, sabendo que o jogo com os sadinos assume um carácter determinante para o futuro dos azuis, que somam oito jogos consecutivos sem vencer. Esta é, diga-se, a fase do tudo ou nada, uma vez que na recta final da Liga, os azuis terão três finais com três adversários directos na luta pela manutenção (Paços Ferreira, Académica e Gil Vicente).

  • O JOGO

Eliseu de volta à casa de partida

O grupo de trabalho belenense poderá vir a ganhar mais um elemento no decorrer desta semana. O extremo-esquerdo Eliseu, que havia sido emprestado ao Varzim no início da época, deverá voltar ao Restelo, uma vez que, estando suspenso por oito meses, por ter acusado positivo num controlo antidopagem, só poderá voltar a jogar no final de Setembro. Por essa razão os responsáveis varzinistas equacionaram a rescisão do contrato com o atleta, à qual o Belenenses não se deverá opor. Recorde-se que Eliseu está vinculado aos azuis por mais uma época, depois de ter renovado no último defeso, pouco antes de rumar à Póvoa de Varzim. Este é, curiosamente, o segundo caso de um jogador emprestado que regressa a casa este ano, depois de Ceará, que terminou a época no Brasil, ao serviço do Paysandu, ter sido reintegrado no plantel em Fevereiro.

  • RECORD

Um final dramático

JOGOS EM CASA SÃO FUNDAMENTAIS

As contas para a permanência do Belenenses na Liga estão cada vez mais complicadas. Com 34 pontos na tabela classificativa, as últimas 4 jornadas assumem importância decisiva na carreira dos azuis na Liga.

Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira, Académica e Gil Vicente são os obstáculos que o Belenenses terá de superar para poder festejar. Tendo em linha de conta os pontos obtidos com os mesmos adversários na primeira volta (6), convém que o aproveitamento seja um pouco melhor agora para que não surjam sobressaltos de última hora.

Na primeira metade da Liga, o Belenenses perdeu em Setúbal e no Restelo com o Gil Vicente, e venceu em Coimbra e na Mata Real. Será por isso um final dramático, até porque, exceptuando o V. Setúbal, os restantes adversários também tentam fugir à despromoção.

Restelo pode ser decisivo

Os objectivos dos azuis foram alterados a meio da temporada, em virtude da desilusão que os resultados da primeira volta provocaram. E essa mudança de meta está ligada aos maus desempenhos da equipa, principalmente em casa: 8 derrotas no Restelo em 15 jogos deitaram por terra as ambições europeias e direccionaram os objectivos para a permanência na Liga. Sendo assim, as recepções aos sadinos e à Académica podem assumir contornos decisivos, uma vez que vencendo os confrontos em casa o Belenenses atingirá os 40 pontos.

Restam por isso 4 jogos decisivos, em que tanto os jogadores como os adeptos azuis vão necessitar de nervos de aço para poderem aguentar as intensas emoções com a “corda na garganta”.