Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, abril 11, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (3ª FEIRA - 11/04/2006)

Presidente faz apelo aos adeptos

Cabral Ferreira lançou ontem um apelo no sentido de garantir o máximo apoio à equipa no próximo jogo em casa, por sinal importantíssimo, com o Setúbal. "Todos os jogos são determinantes e, nesta altura, ainda mais se tornam. Temos de fazer os pontos necessários e resolver a questão da manutenção. Para isso, contamos com o apoio dos adeptos e dos nossos sócios", referiu o presidente dos azuis, em tom confiante. "Continuamos a depender de nós próprios e a acreditar nesta equipa. Na sexta-feira, vamos dar uma mostra da nossa força."

O plantel belenense deu ontem inicio à preparação para a partida com os sadinos. Romeu já trabalhou praticamente sem limitações, mas ainda não estará apto para jogar. Rui Jorge realizou uma ecografia, que afastou os piores cenários – sofre apenas de uma mialgia –, pelo que, provavelmente, poderá defrontar o Setúbal, ao contrário de Djurdjevic, a contas com uma microrrotura no adutor esquerdo.

BASQUETEBOL

Hora das decisões

Foi ontem apresentado no Hotel Dighton, em Oliveira de Azeméis, o "play-off" da Liga TMN, que contou com a presença das oito equipas que irão disputar a fase final da competição. Uma apresentação que serviu igualmente para homenagear e destacar os principais intervenientes na fase regular do Campeonato da Liga. Assim, Reggie Moore, o poste do Belenenses, foi eleito o MVP desta fase. Na sua segunda época a actuar em Portugal, o norte-americano de 25 anos, que já passou pelos campeonatos da Noruega e Dinamarca esteve imparável, averbando médias de 22,2 pontos por jogo, 6,7 ressaltos e 2,5 assistências. Também de Belém surge o melhor jogador nacional. Miguel Minhava não foi só "convocado" para o cinco ideal português como também faz parte do melhor cinco da fase regular.

O base lisboeta, de apenas 22 anos, afirma-se cada vez com mais intensidade como uma peça fundamental na equipa do Restelo. Alcançou as médias de 15,2 pontos por jogo, 6,2 assistências e quatro ressaltos e com 20.2 pontos de eficácia é o único jogador português a figurar no top 10 do ranking MVP.

Para o Barreiro seguiu o prémio jogador revelação atribuído a Miguel Graça. O base de 19 anos foi uma aposta ganha do técnico Mário Gomes, utilizando o jovem base por 17 vezes nos 22 jogos disputados.

Miguel Minhava
O que é nacional é bom

Atravessou a ponte 25 de Abril há dois anos, deixando para trás o Barreiro para assentar arraiais em Belém. Miguel Minhava tem apenas 22 anos mas é já uma certeza do basquetebol nacional. Sonha, como qualquer jogador, com a NBA, mas já ficava contente em disputar uma liga estrangeira mais forte que a portuguesa. Foi eleito MVP da fase regular e por isso mostra-se muito contente:”É sempre bom receber prémios, quem disser que não liga está a mentir. Esta época tinha que ser de afirmação na equipa do Belenenses. Na primeira temporada senti as dificuldades inerentes a um jogador jovem que tentava ganhar o seu espaço e neste segundo ano foi a altura para me afirmar. As coisas acabaram por correr bem, felizmente a equipa fez um bom campeonato e eu acabei por estar a um bom nível”, afirmou o base do Belenenses, que está prestes a concluir a licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana .

Reggie Moore
O norte-americano que quer ser português

Ao fim de dois anos em Portugal, Reggie Moore quer se português. “Adoro o país, a minha família sente-se bem aqui por isso é meu desejo adquirir nacionalidade portuguesa e representar a ainda vossa, possivelmente minha, Selecção Nacional”, confidenciou o MVP da fase regular. Título que conquistou graças ás boas performances ao longo desta fase. No entanto, “não acho que esteja a ser a minha melhor época. O ano passado joguei melhor mas este ano colectivamente estamos mais fortes”. Com os pés bem assentes na terra, Reggie não sonha com a NBA. Tem sonhos bem mais modestos mas sempre ao mais alto nível: “vencer um campeonato independentemente da liga é o meu objectivo principal. Espero que este ano seja possível, mas caso não aconteça, tenho que lutar por estar sempre ao mais alto nível”, concluiu o poste que tem mais um ano de contrato com a formação de Belém.

5 IDEAL NACIONAL

Base
Miguel Minhava (Belenenses)
Extremos

Paulo Cunha (FC Porto)
Rodrigo Mascarenhas (FC Porto)
Postes
Miguel Miranda (Queluz)
Ian Stanback (Ovarense)

5 IDEAL DA FASE REGULAR

Base
Miguel Minhava (Belenenses)
Extremos
Heshimu Evans (Ovarense)
Ricardo Powell (Benfica)
Postes
Reggie Moore (Belenenses)
Frederick Gentry (Ginásio)

Presidente acredita no regresso às vitórias

CABRAL FERREIRA GARANTE TRANQUILIDADE NO PLANTEL

A derrota ante o Nacional, a terceira consecutiva após os excelentes resultados com Sp. Braga e Boavista, parece não ter deixado “mossa” no Belenenses. Essa foi a mensagem que o presidente Cabral Ferreira fez passar ontem para o exterior. O líder dos azuis esteve no Restelo a meio da manhã e subiu ao relvado principal para assistir ao treino que ali decorria, quedando-se por lá até quase à sua conclusão. Depois, confrontado pelos jornalistas, garantiu que o desaire na Madeira não comprometeu o futuro: “Continuamos a depender só de nós próprios. E a acreditar na equipa que temos. Na sexta-feira vamos dar uma amostra da nossa força.”

Jogos determinantes

Mas Cabral Ferreira fez questão de afiançar também que “o ambiente no seio da equipa está bom, com grande unidade”, reforçando a ideia: “Há um ambiente de conquista, de vitória, pois é isso que a equipa vai conseguir na sexta-feira.”

Dos 4 jogos que faltam disputar, o Belenenses fará 2 em casa (com V. Setúbal e Académica), que podem ser determinantes para a permanência, facto que o líder azul corrobora: “Todos os jogos são importantes. Mas, apesar de achar que dependemos de nós próprios, estes são efectivamente determinantes. Temos de garantir os pontos em disputa em cada um deles, pois precisamos de resolver a questão...”


Fajardo optimista sobre a Naval e triste pelo Belenenses

Fajardo está na Naval há três épocas mas foi no Belenenses que fez a formação, pelo que não fica indiferente ao risco de descida de divisão que o seu antigo clube corre. O jogador espera que, para além da Naval, também a equipa do Restelo consiga manter-se no principal escalão: «É com alguma tristeza que vejo essa possibilidade, pois passei lá muitos anos e foi lá como me formei como homem e como jogador. Mas ainda faltam quatro jogos e até ao final muita coisa pode mudar.»