Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, abril 13, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (5ª FEIRA - 13/04/2006)


Marco Aurélio está na lista
Seis em fim de contrato

São seis os jogadores do plantel do Belenenses que se encontram em final de contrato com o clube do Restelo: os guarda-redes Marco Aurélio e Pedro Alves, o defesa esquerdo Rui Jorge, o médio Rui Ferreira e os avançados Paulo Sérgio (cedido pelo Sporting até final da época) e Ceará. Certas e consumadas são as saídas de Ceará, que regressou ao Belenenses em Janeiro depois de ter estado emprestado a clubes brasileiros durante um ano, e de Paulo Sérgio. De partida deverá estar, também, o veterano Rui Ferreira, que tem clubes da Liga interessados em contratá-lo para a próxima temporada. Quanto a Marco Aurélio, há oito temporadas no Restelo, o guarda-redes poderá, caso não receba proposta de renovação contratual, integrar a estrutura do clube, nomeadamente nas camadas jovens. No que diz respeito a Rui Jorge — contratado na reabertura do mercado —, é objectivo da Administração renovar contrato com o internacional português para a próxima época.

"Ataque ao cesto"

Aí está o play-off da Liga Profissional! A partir de hoje — e até ao início de Maio—oito equipas vão lutar pelo 11.º título da era profissional, com a Ovarense a partir da pole position. Melhor equipa da primeira fase, os vareiros terão a oposição de FC Porto, recente vencedor da Taça de Portugal, Oliveirense, Benfica e Belenenses, por sinal a equipa mais concretizadora, muito por culpa de Reggie Moore, MVP da fase regular. Queluz, actual detentor do ceptro, Ginásio e CAB são os outsiders de um playoff que, dizem os entendidos, será pautado pelo equilíbrio.

Com o registo de 80 por cento de vitórias na primeira fase da Liga Profissional, a Ovarense é apontada como principal favorita à conquista do título. «Não sei se somos favoritos mas o nosso objectivo é vencer», constatou Heshimu Evans. «Se vencermos todos os jogos em casa somos campeões », aludiu o treinador dos vareiros, Henrique Vieira, sobre o facto de a sua equipa ter o factor casa a seu favor. Rei da era profissional, com quatro títulos, o FC Porto também parte da primeira linha para a luta pelo título. «Somos um dos candidatos mas não aponto nenhum favorito. Os play-off vão ser equilibrados», observou o técnico do FC Porto, Luís Magalhães. Na lista de candidatos entra também a Oliveirense, que esta época já venceu a Taça da Liga. «Temos uma equipa competitiva e composta por jogadores experientes, que sabem o que fazer para ganhar», refere o timoneiro do conjunto, Orlando Simões. Finalista em 1995/96, desde então o Benfica não passou dos quartos. Agora Carlos Lisboa, mister dos encarnados, quer inverter a situação: «O passado não conta para nós. Temos uma equipa nova, mais equilibrada, e queremos seguir em frente, sabendo que temos de ser muito fortes. »

Outsiders Queluz, Ginásio e CAB

Quarto classificado, o Belenenses foi a equipa que mais pontos marcou: 1737. E 488 foram da autoria de Reggie Moore, MVP da fase regular: «Acredito que podemos chegar à final mas tudo depende da nossa capacidade defensiva. Se defendermos bem, o ataque aparecerá naturalmente, pois não temos problemas em marcar pontos», anuiu Reggie Moore. Outsiders, Queluz, Ginásio e CAB vão procurar surpreender os favoritos, que têm de provar esse estatuto em campo.

Jogadores silenciados

Os jogadores do Belenenses foram ontem impedidos de falar. A regra imposta pelo clube desde o início da temporada limita a conferência de Imprensa a dois jogadores nos períodos que antecedem cada jogo. Esta semana, porém, nenhum futebolista do emblema do Restelo foi abordado pelos jornalistas. Ontem, perante a solicitação de um futebolista do plantel, foi alegado, por parte da vice-presidente para a comunicação, Ester Monteiro, que nenhum elemento poderia usar da palavra, porque dois jogadores já haviam preferido declarações esta semana, o que não se confirma. Aliás, alguns jogadores contactados por O JOGO estranham esta posição e negam que estejam em "blackout" ou período de contenção verbal.

À margem deste episódio, a equipa voltou a ensaiar a estratégia longe de olhares alheios, voltando a fazê-lo hoje de manhã. Em vista está a recepção ao Vitória de Setúbal neste fim-de-semana, jogo de vital importância para a formação do Restelo. Romeu e Djurdjevic (lesionados) não constituem opção para José Couceiro, enquanto o lateral esquerdo Rui Jorge recupera favoravelmente da distensão na coxa direita e poderá fazer parte dos eleitos para o embate de amanhã com os sadinos.

"BASQUETEBOL: Os mesmos com a mesma ambição"

Arrancam hoje os primeiros jogos relativos ao "play-off" do campeonato da Liga TMN. Ovarense – CAB e Belenenses – Queluz abrem as hostilidades pelas 21h00, enquanto as restantes equipas têm os seus encontros agendados para amanhã.

São rigorosamente os mesmos da época passada e todos mantêm idêntica ambição. Ovarense, FC Porto, Oliveirense, Belenenses, Queluz, Ginásio e CAB Madeira são os suspeitos do costume na rota do play-off. Se no ano passado o Queluz dominou por completo – a partir das meias-finais não cedeu um único jogo -, esta época as coisas estão bem diferentes. A turma da linha de Sintra fez um trajecto algo irregular, quedando-se pela quinta posição a que os problemas financeiros que a afectam o clube não são alheios. Desta forma, e a ter de apontar um favorito à discussão do título, a Ovarense, líder incontestada da fase regular, perfila-se como tal, se bem que neste tipo de prova a eliminar, todas as antevisões ou prognósticos pequem por defeito. Assim sendo, resta fazer uma análise das performances das oito equipas ao longo da fase regular.

"BELENENSES: Como os pastéis"

Se os pastéis de Belém são uma autêntica iguaria e uma imagem de marca da zona de Belém, a equipa de basquetebol do Belenenses também tem mostrado qualidades muito apreciáveis no panorama desportivo em que se insere. De facto, a equipa de Luís Silveira fez uma fase regular muito interessante, tendo em Miguel Minhava e Reggie Moore os expoentes de um conjunto homogéneo e regular. Terminou em quarto lugar, fruto da derrota do Queluz na última jornada.

Médias

L2 55,3%

L3 36,6%

LL 76,8%

R 34

Rui Jorge quase recuperado

SOFRE DE MIALGIAS NA COXA DIREITA

O Belenenses continua a preparar a recepção ao V.Setúbal no maior secretismo, à porta fechada e sem qualquer elemento do plantel a prestar declarações.

Ainda assim, o médico Rui Miller não deixou de fazer o balanço da situação clínica da formação. Rui Jorge continua a fazer trabalho condicionado, devido a mialgias na coxa direita, mas a sua evolução é favorável e o clínico acredita que o defesa vai recuperar para o confronto com os sadinos. De fora está Djurdjevic, devido a uma microrrotura.

Hoje os azuis voltam a treinar-se “escondidos”, às 10.30, e após a sessão José Couceiro fala à imprensa.

Apelo do presidente

“Espero a presença maciça de adeptos e apoiantes, mostrando a importância do clube, o quarto grande de Portugal, com resultados desportivos inquestionáveis ao longo de 87 anos, em todas as modalidades.”

A frase é do presidente Cabral Ferreira e reporta-se ao jogo de amanhã, frente ao V. Setúbal, de capital importância para o Belenenses nesta recta final do campeonato.

“A motivação é grande e estende-se dos adeptos aos jogadores. Acredito que vai ser uma jornada de sucesso”, sublinha Cabral Ferreira. Para o indispensável apoio à equipa e promovendo a presença de adeptos, recorde-se, os sócios estão isentos de quota suplementar e podem levantar um conjunto de convites na secretaria e nas relações públicas.

Também algumas empresas e a própria Câmara Municipal de Lisboa se associam à iniciativa, fomentando o ingresso de espectadores para o jogo de amanhã.

Rolando, Rúben Amorim e Paulo Sérgio convocados para estágio da Selecção Sub-21

Os atletas do Belenenses Rolando, Rúben Amorim e Paulo Sérgio foram hoje convocados pelo técnico nacional, Agostinho Oliveira, para mais um estágio de preparação da Selecção Nacional de Sub-21, que está a preparar a participação na Fase Final do Europeu da categoria.

O estágio terá lugar em Rio Maior, nos dias 17 e 18 de Abril, e será o penúltimo antes da convocatória para o Europeu Sub-21.