Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

segunda-feira, maio 01, 2006

TODOS AO RESTELO!!!!!!! (Parte III) PERMANÊNCIA ADIADA!!!


A equipa de futebol do Belenenses não foi além de um empate, a zero golos, com a Académica de Coimbra, não conseguindo desta forma assegurar, desde já, a desejada manutenção, adiando para a deslocação a Barcelos, na última jornada, a decisão quanto à permanência na Liga.

Nem o bom tempo a convidar um passeio à praia nem o facto de estarmos num fim-de-semana de três dias, propício a mini-férias fora da grande Lisboa, foram factores impeditivos para os cerca de 14.000 espectadores que estiveram presentes no Estádio do Restelo para apoiarem o Belenenses nesta fase complicada da época.

O técnico José Couceiro optou por repetir o «onze» de Paços de Ferreira, e manteve a estrutura táctica num 4-2-3-1, com Meyong sozinho na frente, com o apoio de três médios ofensivos: Paulo Sérgio na direita, José Pedro ao centro e Silas na esquerda.

Os primeiros minutos do encontro revelaram uma equipa do Belenenses nervosa e com ansiedade, perante uma formação da Académica que entrou melhor no jogo, com mais posse de bola e jogando mais no meio-campo contrário, sem que isso representasse algum perigo para as redes de Marco Aurélio.

O primeiro sinal de ataque por parte da equipa do Restelo surgiu aos 10 minutos, com José Pedro a marcar um livre directo para Pedro Roma defender sem dificuldade.

Pouco depois, aos 14 minutos, Silas recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, tirou dois adversários do caminho e tentou o chapéu ao guarda-redes contrário, que defendeu com segurança.

Com o Belenenses a reagir à melhor entrada em jogo da equipa contrária, a equipa beneficiou de uma excelente ocasião de golo aos 17 minutos, quando José Pedro na marcação de um pontapé de canto colocou a bola na cabeça de Pelé, com a mesma a sobrar para Gaspar, à meia-volta, rematar de primeira para excelente intervenção de Pedro Roma, com os pés, a evitar o golo.

A Académica, depois dos primeiros minutos da partida, desapareceu em termos ofensivos, e só aos 25 minutos, deu um ar da sua graça, quando N´Doye efectuou um cruzamento muito chegado à baliza que obrigou Marco Aurélio a sacudir para canto.

No minuto seguinte, Vitor Vinha efectuou um forte remate de longa-distância que Marco Aurélio defendeu para canto.

Aos 27 minutos, José Pedro viu o único cartão amarelo da partida, por protestar uma falta não assinalada sobre Paulo Sérgio, ficando assim impedido de dar o contributo à equipa em Barcelos, na última jornada.

Rui Jorge, sempre disponível para apoiar o ataque no seu corredor, cruzou, aos 29 minutos, para Meyong cabecear ao lado da baliza contrária.

Aos 40 minutos, Silas assistiu José Pedro para este rematar ao lado da baliza de Pedro Roma.

Ainda antes do intervalo, a formação azul beneficiou de mais uma jogada de perigo, com Silas, sempre muito activo e eficaz no um-contra-um, a cruzar do lado esquerdo do ataque, para Paulo Sérgio rematar de primeira, com a bola a bater nas pernas de um defesa contrário quando se encaminhava para a baliza, gorando-se assim a hipótese da equipa ir para intervalo com vantagem no marcador.

Ao intervalo, Gaspar, lesionado, cedeu o lugar a Rolando.

A segunda parte começou com a formação de Coimbra a «estacionar o autocarro» na sua grande área, abdicando de qualquer acção ofensiva, sendo que o Belenenses, apesar de procurar o golo e de ter grande percentagem de posse de bola, não conseguiu adaptar-se a este estilo de jogo do adversário.

Assistiu-se então, a um período de 20 minutos de grande superioridade azul, perante uma Académica ultra-defensiva, mas na realidade, apenas houve registo para um remate de José Pedro, na marcação de um livre directo, aos 52 minutos, e para um perigoso remate de Rúben Amorim, aos 61 minutos, que Pedro Roma defendeu com dficuldade.

Só aos 68 minutos a formação adversária conseguiu sair da pressão azul e aventurar-se no ataque, com Roberto Brum a rematar de meia-distância para defesa de Marco Aurélio sem dificuldades.

Aos 71 minutos, o Belenenses dispôs da melhor ocasião de golo da segunda parte, quando José Pedro recebeu uma bola perto da área, tirou um defesa da frente e rematou colocadíssimo para fantástica defesa de Pedro Roma para canto. Uma jogada que merecia golo!

Os últimos minutos da partida revelaram duas equipas esgotadas fisicamente e cada vez com menos argumentos para chegar ao golo, com Fábio Januário a render Paulo Sérgio aos 75 minutos.

Meyong, aos 81 minutos, ainda desviou um cruzamento, de cabeça, para defesa de Pedro Roma, mas até final do jogo, registo apenas para a entrada de Pinheiro, aos 85 minutos, para o lugar de José Pedro.

Até final do encontro, as duas equipas mostraram-se aparentemente mais interessadas em não sofrer um golo do que propriamente em marcar, com o apito final do árbitro Paulo Paraty a selar a divisão de pontos nesta partida, um resultado que adiou a decisão da manutenção para a última jornada.

O empate no marcador, obriga os adeptos do Belenenses a passarem uma longa semana a fazerem contas, de calculadora na mão, com a incerteza quanto ao futuro da equipa, sendo que os 39 pontos conquistados, obrigam a equipa a pontuar em Barcelos para não depender de resultados de terceiros para assegurar a manutenção.