Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, maio 02, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (3ª FEIRA - 02/05/2006)


Repetir em Barcelos empate de há dois anos

O Belenenses está "obrigado" a pontuar em Barcelos se quiser manter-se a salvo das contas da despromoção. Na prática, "bastará" repetir o resultado verificado há duas décadas, quando os azuis, sob o comando de Manuel José, arrancaram um nulo no velhinho Adelino Ribeiro Novo. Desse onze, sobram apenas Marco Aurélio e Pelé, enquanto Pedro Alves e Rúben Amorim ficaram no banco. O problema é que a divisão de pontos não servirá ao Gil caso a Naval vença em Penafiel...

A tradição é, em todo o caso, pouco favorável à turma do Restelo, que não vence no reduto gilista há quase dez anos. A última vez que isso aconteceu foi a 22 de Setembro de 1996 – 2-1, com golos de Paulo Madeira e Tonanha, para os azuis, e de Tarcísio, para os minhotos – e, desde então, registaram-se dois empates (incluindo o já mencionado) e quatro vitórias para os galos. Num total de 12 jogos, o Belenenses tem três vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com 13 golos marcados e 14 sofridos.

O plantel comandado por José Couceiro regressa esta tarde (16h00) ao trabalho, numa sessão que será aproveitada pelo departamento clínico para reavaliar os atletas a contas com lesões. Gaspar é o caso mais preocupante, já que o central sofreu um estiramento quando tentou desfeitear Pedro Roma, aos 17', e acabou por permanecer em campo, com os movimentos condicionados, até ao intervalo, acabando por ser substituído por Rolando. Entre hoje e amanhã, o jogador será submetido a uma ecografia para avaliar a eventualidade de ter sofrido alguma rotura. Outra má notícia para o técnico dos azuis diz respeito a José Pedro, que irá falhar o último jogo da época, em virtude de ter visto o quinto amarelo no jogo com a Académica.

Hoje haverá festa no balneário, já que Pelé completa 28 anos.

Gaspar: «Quem quer empatar acaba por perder»

CENTRAL PEDE PENSAMENTO NA VITÓRIA

Oito anos após a última descida de divisão, ocorrida na época de 97/98, o Belenenses depende de 1 ponto para não repetir o feito.

Um dos mais experientes jogadores do plantel azul, Gaspar, conhece bem o próximo adversário, o Gil Vicente, equipa que já representou, e deixa um aviso para o perigo de se pensar que a igualdade basta: “Temos de ir com o pensamento na vitória. Quem quer o empate acaba por perder. Vamos a Barcelos para ganhar!”

O defesa rejeita que o facto de ambas as equipas estarem a lutar pelo mesmo objectivo possa ser um factor negativo: “Se jogássemos contra uma equipa já sem objectivos podia ser mais fácil. Mas também podia ser pior, pois um conjunto que está mais sereno comete menos erros.” E acrescenta: “Temos de entrar tranquilos; quem errar menos sairá vencedor.”

Gaspar ainda não sabe se vai jogar o último encontro da época, pois saiu lesionado ao intervalo da partida com a Académica e só hoje será reavaliado. O atleta não esconde a tristeza: “Qualquer jogador gostava de jogar. O último jogo foi duplamente triste, fui substituído por lesão e ainda por cima não consegui ajudar a equipa a ganhar.”