Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, junho 17, 2006

RECURSO NA LIGA, RODRIGO ALVIM EM BELÉM

O JOGO

Recurso já está na Liga

"Penso que não há nenhum filho de um vice-presidente do Gil Vicente no Conselho de Justiça da FPF", afirmou ontem Cabral Ferreira, presidente do Belenenses, após garantir a entrada na sede da Liga de clubes, no Porto, do recurso dos azuis em relação ao "caso Mateus". O dirigente expressava, assim, confiança numa resolução a favor do emblema do Restelo, o que, aliás, caso não se verifique, pode levar o Belenenses a recorrer a outras instâncias. "O Belenenses irá até às últimas consequências em relação a este assunto", garantiu, aludindo a uma eventual intervenção do órgão que superintende o futebol mundial. "A FIFA já pediu explicações sobre este assunto, o que significa que está informada e que acompanha o caso. Não tenho dúvidas de que a FIFA está inquieta e que costuma tomar posições severas sobre estes assuntos. Portugal não será excepção, se os regulamentos e as regras não forem cumpridos", disse.

Documento com 96 páginas mais 20 a 30 de apoio

Sobre o recurso ontem entregue, Cabral Ferreira especificou: "Esse recurso está entregue, consta de 96 páginas de alegação e mais 20 ou 30 de documentação relativa ao caso, que justificam a nossa razão e a nossa certeza de que a justiça será feita rapidamente – e a nosso favor. Deu entrada no dia 16 de Junho e já temos a confirmação da entrada com carimbo da própria Liga."

Ao contrário do que estava previsto, o dirigente não esteve no Porto, devido a problemas com a reserva de voos – "não havia horários compatíveis com a chegada ao Porto" – e, por isso, os documentos foram enviados "via fax e por correio registado, com aviso de recepção". O dirigente azul criticou ainda "as atitudes de António Fiúza", presidente do Gil Vicente, assim como de um "vice-presidente [daquele emblema] que ontem apareceu ao lado do presidente numa conferência de Imprensa, o que, se calhar, significa que já retomou funções, porque já passou o dia 9 de Junho". Quanto ao que este caso ainda poderá demorar, Cabral Ferreira pensa que, "nos próximos 15 dias, no máximo, tudo estará resolvido".

Pedro Mourão aguarda por... outras reacções

Figura central no processo, o juiz Pedro Mourão continua a optar por não comentar os dados que, diariamente, têm vindo a público, ainda quem, em declarações à Agência Lusa, tenho aberto a porta a um eventual comentário no... futuro: "Não comento a interferência de pessoas que não são a origem da minha indignação e essas são Domingos Lopes e Gomes da Silva", comissário e presidente da Comissão Disciplinar, respectivamente, e que votaram pela decisão de manter o Gil Vicente na I Liga.

Rodrigo Alvim já chegou

O defesa-esquerdo contratado ao Paraná por duas épocas define-se como um jogador que "marca forte" e com predilecção para as bolas paradas. No Restelo, espera não ter dificuldades de adaptação, até porque já recolheu informações junto de Polga.

O mais recente reforço do Belenenses para a época que aí vem já está em Portugal. O brasileiro Rodrigo Alvim chegou ontem de manhã a Lisboa, onde vai passar os próximos dois anos. Que poderão ser três, caso o clube do Restelo exerça a opção de um terceiro ano de contrato.
O ex-atleta do Paraná Clube encontrou-se pela primeira vez com a Imprensa portuguesa no aeroporto e aceitou definir-se como jogador. "Sou um defesa-esquerdo que marca forte. Quando tenho a posse de bola gosto de sair a jogar e agredir [atacar]", apontou Rodrigo Alvim, que também gosta de "trabalhar a bola parada, os livres e os cantos".

Com malas feitas para se instalar, no imediato, em Lisboa, o defesa afirma que, antes de partir para a Alemanha, onde vai visitar uns amigos, quer "conhecer a cidade e as instalações do clube", sobre o qual já se informou junto do sportinguista Anderson Polga. "Trabalhámos juntos no Grémio de Porto Alegre, e o Rochemback, que esteve cá, também conheci. Mantemos contacto, e eles falaram muito bem do clube e da cidade", afirma. Alvim recorreu ainda à internet para avaliar o emblema que vai representar. E até está dentro da actualidade do Belenenses: "O clube caiu de divisão, mas é um grande de Lisboa e tem feito boas campanhas. Mas, como vi na 'net', também há o 'caso Mateus', que vai ser resolvido."

Para o lateral, amigo de... Ronaldinho Gaúcho, com quem jogou nas camadas jovens do Grémio, disputar a Liga de Honra "não é problema", e a adaptação "vai ser fácil, porque a língua é parecida".

A BOLA

Recurso do Belenenses chegou à Liga pelas mãos... do faxe

Esta novela acaba no CJ

Plano furado. Cabral Ferreira tencionava ir à sede da Liga no Porto, ontem à tarde, para entregar em mãos o recurso à decisão do processo Mateus, isto no último dia do prazo para o fazer, mas «problemas nas ligações aéreas» impediram-no, pelo que foi pelas mãos... do faxe que o documento com mais de cem páginas chegou à Liga antes das 18 horas, assim como também chegará na segunda-feira, no seu formato original, por carta registada com a data de ontem, único meio de validar o recurso, que será reencaminhado para o Conselho de Justiça (CJ) da FPF. O ponto final no caso, espera o presidente dos azuis: «Estou ciente de que esta novela vai terminar assim que entrar no Conselho de Justiça. Aliás, o sr. juiz conselheiro António Mortágua tem primado até aqui pela isenção e por resolver algumas nódoas que no futebol português têm aparecido», vincou, voltando a acenar com a intervenção da FIFA se for caso disso: «Há autoridades superiores às portuguesas que também superintendem o nosso futebol, as mesmas estão informadas e em última instância decidirão.» Já o conteúdo da carta de demissão de Pedro Mourão não o surpreendeu: «Não me admira nada do que vem na carta e tudo o que tem sido falado de conluios, cambalhotas e palhaçadas. Só vem confirmar da parte de um juiz que esta história está mal contada, precisa de ser investigada, e é trabalho de fundo para a Procuradoria-Geral da República. Penso que já há muita gente preocupada com as investigações.»

Negócio com o Belenenses

Dinheiro «azul» por Fernando

O investimento financeiro que a Académica fez na aquisição do atacante Fernando não será totalmente colocado em causa na cada vez mais provável transferência do brasileiro para o Belenenses. Os azuis, apurou A BOLA, estão dispostos a avançar com verbas para a Briosa, que irá conceder algumas facilidades na forma e prazos de pagamento.

Rodrigo Alvim boquiaberto com as instalações do Restelo

«É um clube de primeira»

No Brasil tinha as informações que Jorge Jesus e alguns jogadores lhe forneceram sobre o Belenenses, mas nada como ver para crer, o que fez ontem, na primeira vez em 22 anos em que avistou terra que não brasileira. O segundo reforço garantido pelos azuis para a nova época, Rodrigo Alvim, teve no Estádio do Restelo o primeiro contacto com um monumento europeu e deslumbrou-se após a visita guiada às instalações. «Este clube tem infra-estruturas de primeira Divisão», declarou.

A primeira impressão é sempre a que fica. E no caso de Rodrigo Alvim não podia ser melhor, tal o deslumbramento, que A BOLA testemunhou, após a visita ao complexo desportivo, que incluiu obrigatória passagem pela sala de troféus.

«Meu Deus, tantas taças que o clube tem! Estou impressionado», exclamou, boquiaberto com a vista para o Tejo e a beleza do Restelo. Que só reforçou a sua crença em ter feito escolha acertada, pela mão do agente FIFA Costa Aguiar.

«É um sonho vir morar para Lisboa. Independentemente de jogar na Liga ou na Honra, só tenho de pensar em ganhar e vou dar tudo para colocar o clube onde tem de estar, que é na I Divisão. E depois disso é apontar para a Taça UEFA ou Champions», sublinhou, com a ambição própria da sua juventude, ele que se considera um lateral-esquerdo que «procura marcar forte, usando a força», mas que também tem, «ainda para mais na Europa, de fechar espaços, ajudar no ataque e cruzar». Estamos, porém, diante de um especialista:

«A minha maior virtude são as bolas paradas e ainda hoje faço o que o técnico António Lopes me ensinou no Brasil, que é trabalhar muito esses lances, ser o primeiro a chegar aos treinos e o último a sair.»

Profissional desde os 16 anos, conviveu durante sete com Ronaldinho Gaúcho no Grémio, cultivando amizade de que ainda hoje subsiste.

«Já lhe disse que vinha para a Europa e para o Belenenses e ele deu-me os parabéns», revelou o mais recente adepto de Portugal:

«Sou gaúcho, como Scolari, e agora tenho mais uma selecção para apoiar na Alemanha.»

RECORD

Rodrigo Alvim: «Sei que vim para um grande clube»

Defesa Brasileiro elogia Azuis

O defesa brasileiro Rodrigo Alvim chegou ontem de manhã a Lisboa e mostrou-se satisfeito pelo facto de ingressar num “grande clube.” O jogador recorda que o acordo com os azuis – válido por dois anos com mais um de opção – foi celebrado há cerca de duas semanas no Brasil.

“Jorge Jesus estava em Curitiba e foi aí que rubricámos um pré-acordo. Sei que o Belenenses é um grande clube. Infelizmente desceu, mas tem ainda possibilidades de ficar na Liga se ganhar o processo do “caso Mateus”. Ainda assim, mesmo que a equipa participe na Liga de Honra, tudo farei para ajudá-la a regressar ao lugar que merece.”

Médio Fernando está de saída

Pode seguir para o Restelo

Fernando está de saída da Académica. Pouco utilizado por Nelo Vingada, o médio-esquerdo pode mesmo estar a caminho do Belenenses onde Jorge Jesus o conhece bem do Moreirense.

1 Comments:

  • At 17/6/06 17:37, Anonymous Anónimo said…

    Disseram-me que vem no record de hoje uma entrevista com o juiz Pedro Mourão. Não a consigo descobrir no site do record, por acaso alguém a tem?

     

Enviar um comentário

<< Home