Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, maio 13, 2006

«CONQUISTADORES» VENCERAM FUNDAÇÃO JA

A equipa de Futsal do Belenenses venceu esta tarde, de forma sensacional, por 3-2, a formação da Fundação Jorge Antunes, uma equipa profissional, em jogo realizado no Pavilhão Acácio Rosa, relativo à última jornada do Campeonato Nacional.

Com um plantel afectado com várias lesões e castigos, o técnico Manuel Jorge apenas dispôs de 9 atletas para a partida de hoje, o que não influenciou a vontade, determinação e raça com que a equipa encarou sempre o jogo, revelando uma entrega e um carácter digno de registo.

Desde o início do jogo que a equipa do Belenenses tomou a iniciativa do jogo e procurou o golo, perante uma equipa da Fundação a apostar no erro do adversário e convencida que a sua superioridade acabaria por dar resultado.

O primeiro lance de perigo surgiu aos 5 minutos, quando Hugo Simões disputou um lance com o guarda-redes contrário e aproveitando a falha deste, rematou, já sem grande ângulo, ao poste da baliza deserta da equipa adversária.

Aos 9 minutos, a equipa de Vizela adiantou-se no marcador, por intermédio de André Machado, a emendar um remate-cruzamento, no seguimento de uma jogada rápida, de belo efeito.

Seguiu-se um período onde a equipa do Restelo procurou reagir, com a formação da Fundação a cometer várias faltas, atingindo a quinta falta aos 14 minutos.

Aos 17 minutos, o Belenenses empatou a partida, por intermédio de Carlos Reis, após excelente assistência de Ricardo Cardita.

Ainda antes do intervalo, Ricardo Cardita poderia ter concretizado novo golo para o Belenenses, mas o guarda-redes contrário efectuou uma boa intervenção.

Ao intervalo o marcador registava um empate a um golo, com os adeptos presentes no Pavilhão Acácio Rosa satisfeitos com a exibição da equipa da casa.

A primeira ocasião de perigo da segunda parte coube ao Fundação, com Paulo Leite, aos 23 minutos, a obrigar Cristiano a defesa complicada, mas nos minutos seguintes, foi o Belenenses quem, por intermédio de Nuno Monteiro, esteve perto do golo por duas ocasiões, com o guarda-redes André Lopes a evitar os festejos azuis.

Aos 26 minutos, num lance muito rápido, Marco Reis defendeu um remate, com o peito, em cima da linha de golo, e no contra-ataque, Hugo Simões acabou derrubado na área contrária, com a dupla da arbitragem a assinalar a respectiva grande penalidade.

Chamado a converter a grande penalidade, Nuno Monteiro atirou, forte, ao poste esquerdo da baliza do Fundação, desperdiçando uma soberana ocasião para o Belenenses adiantar-se no marcador.

Sempre muito faltosa, a Fundação Jorge Antunes atingiu a quinta falta aos 29 minutos.

Aos 33 minutos, Nuno Monteiro foi derrubado pelas costas, perto da área contrária, com os árbitros a assinalarem um livre de 10 metros.

Chamado a converter, Hugo Simões não desperdiçou, e colocou o Belenenses a vencer por 2-1.

Aos 35 minutos, Cristiano efectuou uma brilhante intervenção, evitando o empate, para pouco depois, ser substituído, para possibilitar o regresso de Filipe Bernardino à competição, após alguns meses de ausência, por problemas de saúde, perante os aplausos dos adeptos azuis.

Uma recuperação de bola do Belenenses, aos 36 minutos, permitiu a Marco Reis isolar-se, mas o guarda-redes contrário efectuou um corte deslizante fora da grande-área, que resultou na marcação de mais um livre de 10 metros favorável ao Belenenses.

Chamado novamente a converter, Hugo Simões voltou a não desperdiçar, elevando o marcador para 3-1.

Com o público em sintonia com a equipa, Ricardo Cardita e Pedro Nova ainda estiveram perto do golo, com duas excelentes iniciativas individuais, mas seria a Fundação a reduzir par 3-2, no último minuto de jogo, na marcação de um livre de 10 metros, que Roger não desperdiçou, a penalizar uma mão na bola de Hugo Simões.

O jogo terminou pouco depois, com o Belenenses a vencer, de forma sensacional, a Fundação Jorge Antunes por 3-2, naquela que foi a primeira vitória do Belenenses perante uma equipa profissional. Não havia melhor forma de terminar o Campeonato!

Na próxima semana começa o Play-Off, com o Belenenses a receber o Benfica, no Sábado, pelas 16h00, no Pavilhão Acácio Rosa, naquele que será o Jogo 1 dos quartos-de-final.

Na semana seguinte, o Belenenses desloca-se ao Pavilhão do Benfica, para disputar o Jogo 2 no Sábado, e o Jogo 3, se necessário, no Domingo.