Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, maio 12, 2006

ESCLARECIMENTO SOBRE O CASO "MATEUS"!!!

Com o propósito de desmistificar algumas declarações recentemente vindas a público que visam, antes de mais, desinformar a opinião pública relativamente ao «caso Mateus», foi...

...deliberado pela Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» e pelo Conselho de Administração da sua SAD prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Constitui facto inequívoco e indisputável que, de acordo com a Regulamentação Desportiva da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o atleta Mateus encontrava-se impedido de ser inscrito e utilizado nas Competições profissionais de futebol na presente época desportiva.

2. Ao socorrer-se dos Tribunais Comuns para inscrever e utilizar aquele atleta, o Gil Vicente procurou obter uma vantagem desportiva ilícita perante os seus adversários, demonstrando total desprezo pelas regras e princípios desportivos universalmente aceites, pela estabilidade do Campeonato e, essencialmente, pela verdade desportiva.

3. Se não fosse objecto de severa repreensão, o comportamento do Gil Vicente constituiria um grave precedente que colocaria em risco a integridade de todas as competições, bem como das normas às quais estas terão de estar, necessariamente, subordinadas.

4. Por essa razão o artº 63º do Regulamento Disciplinar da Liga qualifica aquele tipo de infracção como sendo «Muito Grave», e pune-a com a sanção de baixa de divisão.

5. «Os Belenenses» S.A.D. demanda, tão só, que seja dado cumprimento aos Regulamentos (os mesmos que o Gil Vicente desrespeitou e insiste em desrespeitar), repondo-se a certeza e verdade desportivas.

6. Por fim, recorda-se que num passado não muito longínquo o Clube de Futebol «Os Belenenses» foi também alvo de pesadas sanções desportivas, como por exemplo no «caso Mapuata» ou no «caso Rui Gregório», de onde lhe advém legitimidade suficiente para exigir idêntico rigor na análise e decisão da presente situação.

A Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses»

O Conselho de Administração de «Os Belenenses» S.A.D.,

Estádio do Restelo, 12 de Maio de 2006.