Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

segunda-feira, setembro 18, 2006

ACADÉMICA 1 - BELENENSES 1 (3ª JORNADA)

A equipa de futebol de «Os Belenenses» conquistou esta tarde um importante empate a um golo, no terreno da Académica de Coimbra, em jogo a contar para a 3ª jornada da Bwinliga, somando mais um resultado positivo neste início de época.

Depois de uma vitória no jogo de estreia no campeonato, na semana anterior, a equipa do Belenenses encarou este jogo com determinação e querer, com o técnico Jorge Jesus a efectuar apenas uma alteração em relação ao jogo anterior, colocando Cândido Costa na ala direita e retirando Manoel do onze inicial, subindo Roma para a posição de elemento mais adiantado da equipa.

O jogo começou com a nossa equipa algo nervosa, perante uma Académica a apostar sobretudo nas entradas perigosas dos dois alas, Miguel Pedro sobre a direita e Helder Barbosa sobre a esquerda, com os laterais azuis a demonstrarem alguma dificuldade inicial nas marcações.

Aos 11 minutos, Rodrigo Alvim aliviou uma bola para os pés de Gelson, que colocou para Helder Barbosa na esquerda driblar e retirar Amaral da jogada, antes de cruzar para o mesmo Gelson encostar para o fundo das redes de Costinha.

A equipa do Belenenses acusou o golo sofrido e nos minutos seguintes não conseguiu desenvolver jogadas de ataque, continuando a sofrer algumas iniciativas atacantes dos dois extremos contrários, muito velozes e fortes no um-contra-um.

Por volta dos 20 minutos, a equipa acalmou e começou a praticar o seu futebol e, aos poucos, foi tomando conta da partida, criando a primeira grande ocasião de golo aos 22 minutos, quando Roma desenvolveu uma excelente jogada individual pelo lado esquerdo do ataque e cruzou atrasado para José Pedro rematar fortíssimo para uma excelente intervenção de Pedro Roma.

Pouco depois, aos 26 minutos, Amaral lesionou-se e foi forçado a sair do encontro, sendo substituído por Manoel, recuando Cândido Costa para lateral-direito. Um jogo muito infeliz para o lateral brasileiro.

Dois minutos depois de entrar, Manoel quase marcou, quando recebeu uma óptima assistência de Roma para um cabeceamento à entrada da pequena área, e totalmente solto, cabeceou ao lado.

O Belenenses controlava por esta altura o jogo e a formação da casa não conseguia travar as investidas azuis nem sair para o ataque, pois Cândido Costa conseguiu «travar» o endiabrado Helder Barbosa e Rodrigo Alvim acertou a marcação a Miguel Pedro.

Aos 38 minutos chegou finalmente o golo do empate, na sequência de um pontapé de canto marcado por José Pedro, onde apareceu Nivaldo, muito rápido a fugir à marcação e a cabecear com êxito para o fundo da baliza.

As equipas foram para o balneário pouco depois, com um empate a um golo no marcador e com o Belenenses a controlar a partida desde os vinte minutos iniciais.

A segunda parte começou com a expulsão de Cândido Costa, que tinha visto um amarelo no último minuto da primeira parte, num lance inofensivo, e voltou a ser admoestrado com o segundo amarelo logo aos 46 minutos, num lance em que o árbitro foi demasiado rigoroso. Rúben Amorim recuou para lateral-direito.

Aos 52 minutos, Gaspar entrou para o lugar de Fernando, que se queixava de problemas físicos, e foi jogar para lateral-direito, voltando Rúben Amorim para o meio-campo defensivo da equipa.

Nos minutos seguintes à expulsão, os jogadores do Belenenses acusaram o facto de jogarem em inferioridade numérica, com a equipa da casa a criar duas boas ocasiões de perigo, ambas com finalização de Gyano, para Costinha brilhar.

Aos 63 minutos, Roma tocado cedeu o lugar a Djurdjevic, que foi jogar no lado esquerdo do meio-campo.

No minuto seguinte, Gelson foi expulso por acumulação de amarelos, e as equipas passaram a actuar em igualdade numérica.

A partir desse momento, o Belenenses voltou a controlar a partida, fazendo muita posse de bola e procurando desenvolver algumas jogadas de ataque, sobretudo por intermédio de Silas e de José Pedro.

Perto do final, Silas numa excelente jogada individual tirou vários adversários do caminho e rematou para defesa apertada de Pedro Roma, num lance que poderia ter ditado a nossa vitória, tendo o jogo terminado pouco depois com um empate no marcador.

Destaque para a presença de algumas centenas de adeptos do Belenenses no Estádio Cidade de Coimbra, que nunca se cansaram de apoiar a equipa.

Ficha do Jogo:

Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro: Nuno Almeida, da AF Algarve, auxiliado por Carlos Nilha, da AF Beja, e por Filipe Pereira, da AF Algarve.

Académica: Pedro Roma; Sonkaya, Litos, Medeiros e Lino (Nestor Alvarez, 77m); Roberto Brum (Filipe Teixeira, 74m) e Pavlovic; Miguel Pedro (Raul Estevez, 57m), Gelson e Hélder Barbosa; Gyano.

Belenenses: Costinha; Amaral (Manoel, 26m), Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Rúbem Amorim e José Pedro; Cândido Costa, Silas «cap» e Fernando (Gaspar, 52m); Roma (Djurdjevic, 63m).Golos: Gelson (11m) e Nivaldo (38m).

Disciplina: Cartão amarelo a Nivaldo (1m), Gelson (14m), Cândido Costa (45m), Cândido Costa (46m), Gelson (64m), Silas (72m), Helder Barbosa (75m) e Nestor Alvarez (82m). Cartão vermelho por acumulação a Cândido Costa (46m) e Gelson (64m).

No final do encontro, o Portal Oficial de «Os Belenenses» recolheu declarações de dois atletas azuis, Rúben Amorim e Silas, que apesar do empate alcançado, não estavam totalmente satisfeitos, dado não terem conseguido chegar à vitória.

Rúben Amorim: «Não foi um bom resultado...»

- Apesar de não ter vencido, o Belenenses manteve a invencibilidade. Foi um resultado importante?

- Bom, foi um ponto ganho fora de casa, mas não acho que tenha sido um bom resultado. Pelas contrariedades do jogo, até pode acabar por ser, mas fizemos uma primeira parte muito boa e se tivéssemos um pouco mais de calma na frente de ataque, o resultado poderia ter sido diferente. Na primeira parte toda a gente viu um Belenenses diferente do da época passada, temos outra tranquilidade… não foi um bom resultado, e isso vê-se no balneário, uma vez que o ano passado um empate fora de casa era como uma vitória e este ano acaba por ser quase uma desilusão. Não foi um bom resultado.

- Temos agora dois jogos seguidos em casa. Poderá ser o ponto de partida para uma época bastante tranquila?

- Sim. Vamos ganhar esses dois jogos e ficar com confiança para o resto do campeonato. Peço aos adeptos para que venham ao Restelo e nos apoiem, pois nós, em campo, vamos dar-lhes muitas alegrias.

Silas: «Sentimos que podíamos ter vencido...»

- Este empate aqui em Coimbra foi um bom resultado?

- Acho que sim, se considerarmos que jogámos algum tempo com menos um jogador, apesar de sentirmos que podíamos ter vencido o jogo. Mas um ponto fora de casa é sempre positivo, pois interessa é vencer sempre em casa e amealhar o máximo de pontos fora de casa. Um ponto fora acaba por ser positivo.

- Tem-se sentido confortável na posição de capitão, sobretudo tendo em conta a pré-época atribulada da equipa?

- Sim, não sinto nada de muito especial por ser o capitão. O grupo é bom, portanto acabo por não ter nenhumas funções especiais. Os meus colegas votaram em mim, confiam em mim, e isso é o mais importante. Sou o mesmo jogador, a mesma pessoa, e os meus colegas sabem que têm aqui um amigo para o que precisarem.

FONTE: Site Oficial do Clube de Futebol "Os Belenenses".