Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, setembro 19, 2006

RESPONSABILIDADE E ORGULHO ENORMES

Silas é um dos novos capitães do clube da Cruz de Cristo

Jesus, treinador do Belenenses, guardou o segredo até ao fim. Afinal, com Marco Aurélio a recuperar de lesão e sem estar inscrito na Liga, quem seria o novo capitão da equipa do Belenenses? A resposta aconteceu apenas quando o onze azul entrou em campo para defrontar o V. Setúbal (2.ª jornada, mas a primeira em que os azuis competiram), e Silas surgia com a braçadeira no braço esquerdo. A ele, assim como a Sousa, um dos mais antigos do grupo, cabe a missão de capitanear a equipa durante esta época. Uma tarefa que Silas recebeu com muito orgulho.

Silas, internacional português, é um dos novos capitães da equipa do Belenenses, tarefa que divide com o lateral-direito Sousa. Um estatuto que não lhe é desconhecido, pois já o desempenhou nos escalões de formação, nos espanhóis do Ceuta e até no U. Leiria, e que o deixa sempre honrado.

— O que significa para si ser o novo capitão da equipa do Belenenses?

— Não é muito diferente do que tem acontecido nos clubes por onde passei e onde tive oportunidade de ser capitão da equipa. De qualquer maneira, ser capitão do Belenenses é sempre motivo de enorme orgulho.

— Foi uma escolha da equipa técnica, dos jogadores...?

— Foi uma escolha do grupo todo, dos jogadores e dos treinadores, que também deram a sua opinião. Houve uma votação, eu e o Sousa fomos os jogadores mais votados. Naturalmente, o capitão é o Sousa, um dos mais antigos do plantel e que já era um dos capitães na época passada...

— Mas, pela história do clube, ser capitão é uma responsabilidade acrescida...

— Penso que jogar no Belenenses já é uma responsabilidade enorme. Naturalmente, ser capitão traz um pouco mais de responsabilidade, mas não é uma coisa com a qual não saiba conviver.

— A braçadeira não lhe pesa?

— Não. Mas é verdade que, em certos momentos, temos de ter um pouco mais de tranquilidade, e ver coisas com maior frieza, pois somos os capitães e temos de dar o exemplo.

Na época passada faltou-nos ambição

— Este grupo dá garantias de uma época tranquila?

— Penso que sim. E até o grupo do ano passado tinha capacidade para fazer uma época tranquila, podia ter feito bastante melhor. Ficámos aquém das expectativas e das nossas capacidades. Agora entraram alguns reforços, é verdade, mas temos muita gente do ano passado. É uma segunda oportunidade para mostrarmos que aquilo foi um engano.

— O que é que falhou na época passada?

— Já passou... Falharam muitas coisas, nós, jogadores, falhámos em muitas coisas também, mas, neste momento, temos de pensar nesta época. Penso que nos faltou um pouco de ambição.

«STOP» a Amaral

Amaral, lateral-direito brasileiro do Belenenses, sofreu uma lesão grave no encontro de Coimbra com a Académica e vai ter de parar por um período estimado em dois meses.

De acordo com Rui miller, médico dos azuis, o jogador sofreu uma fractura da rótula do joelho esquerdo, situação que não vai motivar uma operação mas que obrigará a uma imobilização de longa duração.