Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, outubro 21, 2006

BELENENSES 2 - PAÇOS DE FERREIRA 0

CRÓNICA DO SITE OFICIAL DO CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

A equipa de futebol profissional de «Os Belenenses» venceu esta noite, a formação do Paços de Ferreira por 2-0, em jogo antecipado da 7ª Jornada da Bwinliga, realizado no Estádio do Restelo, juntando a uma importante vitória, uma exibição agradável, sobretudo na primeira parte.

O técnico Jorge Jesus apostou para este jogo num esquema táctico de 4x2x3x1, com Costinha na baliza; Sousa na direita, Gaspar e Nivaldo ao meio e Rodrigo Alvim na esquerda; Rubén Amorim e José Pedro formaram a dupla de médios mais defensivos; Cândido Costa na direita, Silas ao meio e Eliseu na esquerda a apoiar o ponta-de-lança Dady.

O jogo começou praticamente com uma oportunidade de golo desperdiçada pela equipa do Paços de Ferreira, com Cristiano a corresponder com uma perigosa cabeçada ao lado da baliza, a um cruzamento de Didi.

Aos 10 minutos de jogo, aconteceu o caso do jogo, quando o Belenenses marcou um golo limpo, por intermédio de Silas, que aproveitou uma falha do guarda-redes contrário para empurrar a bola para o fundo da baliza, com Paulo Paraty a anular o golo por pretensa infracção cometida sobre Peçanha, que ninguém conseguiu identificar. Erro grave que poderia ter tido outra influência no desenrolar do jogo!

No entanto, a equipa do Restelo não acusou esse lance, e pouco depois, aos 15 minutos, chegou ao primeiro golo da partida, por intermédio de José Pedro, na marcação de uma grande penalidade a castigar derrube de Elias a Cândido Costa.

Motivado pelo golo obtido, o Belenenses esteve perto de alargar a vantagem aos 21 minutos, quando Dady efectuou uma excelente jogada de contra-ataque pelo lado esquerdo e cruzou com muito acerto para Eliseu rematar, de primeira, com muito perigo, rente ao poste da baliza pacense. Uma das melhores jogadas do desafio a merecer melhor sorte!

O Belenenses dominava a partida, com José Pedro a pautar o ritmo da partida e com Eliseu e Cândido Costa muito irrequietos nas alas, com Dady, muito esforçado e lutador, a dar muita luta à dupla de centrais contrária.

Aos 37 minutos, Silas fez uma abertura fantática para Eliseu, que solto na área contrária, optou por assistir Dady, que não conseguiu recolher a assistência, num lance de grande perigo que se perdeu por uma má opção de Eliseu, que tinha tudo para rematar com acerto à baliza do Paços.

Logo a seguir, aos 39 minutos, finalmente chegou o esperado segundo golo do Belenenses, quando José Pedro, na marcação de um livre encostado ao lado direito, fez um cruzamento que traiu Peçanha, com a bola a entrar directamente na baliza, sem ser desviada por nenhum jogador, com o guarda-redes contrário a esperar a intervenção de algum jogador... Segundo golo de José Pedro na partida.

Voltou a pertencer ao Belenenses a última oportunidade da primeira parte, quando Eliseu entrou na área contrária, pelo lado esquerdo, e rematou forte, mas ao lado da baliza da equipa adversária.

O intervalo chegou com uma merecida vitória da formação azul, por 2-0, premiando uma exibição personalizada, com convicção e com um futebol praticado muito agradável, perante um Paços rápido e perigoso a sair para o ataque, mas algo permeável nas acções defensivas.

Aos 48 minutos, José Pedro esteve perto do «hat-trick» quando efectuou um pontapé forte, de ressaca, à entrada da área, com a bola a passar muito perto da baliza de Peçanha.

O Paços veio para a segunda parte apostado em forçar mais o ataque, colocando mais homens na frente e procurando lançar bolas para a área, com o Belenenses a adaptar-se a esse jogo, recuando no terreno para fechar a zona mais defensiva e procurar explorar as saídas para o contra-ataque.

Seria aos 65 minutos de jogo que a equipa da capital do móvel criou a primeira situação de perigo, quando Didi aproveitou um lance confuso dividido com Costinha e Gaspar para ganhar a bola em boa posição e rematar, com um defesa azul a efectuar um corte providencial.

Com alguns jogadores do Belenenses a acusarem uma menor frescura física, o Paços esteve novamente perto do golo aos 66 minutos, com Geraldo a cabecear ao lado da baliza de Costinha.

Aos 70 minutos, Cândido Costa, lesionado, cedeu o lugar a Sandro Gaúcho.

Aos 77 minutos, novamente o Paços esteve perto do golo, com Dani a corresponder a um cruzamento do lado esquerdo, com um deficiente desvio com o joelho, em plena pequena área.

Pouco depois, aos 78 minutos, Roma rendeu o fatigado Dady, para aos 84 minutos, Rolando entrar para o lugar do lesionado Eliseu.

A última oportunidade do encontro pertenceu ao Belenenses, num lance de contra-ataque, com Roma a isolar Silas, que assistiu José Pedro para um remate colocado que Peçanha defendeu de forma incrível, evitando o terceiro golo azul.

O jogo terminou com uma vitória do Belenenses por 2-0, justa pela boa exibição realizada na primeira parte, sendo que a pressão do Paços de Ferreira na segunda parte obrigou a equipa azul a jogar com muita determinação, sofrimento e personalidade, mesmo quando os problemas físicos de alguns jogadores apareceram.

Paulo Paraty, que cumpriu o seu 200º jogo na I Divisão, estragou a sua exibição com o lance do golo mal anulado ao Belenenses.

Com esta vitória, o Belenenses tem agora 8 pontos, em 6 jogos, subindo para a 8ª posição da classificação.

REACÇÕES NO MAISFUTEBOL

Eliseu transportado ao hospital devido a um traumatismo toráxico

O extremo Eliseu, do Belenenses, foi esta sexta-feira obrigado a deixar o jogo com o P. Ferreira, depois de ter sentido uma dor muito forte entre o peito e a zona abdominal. Na altura pensou-se poder tratar-se de um problema cardíaco, mas essa hipótese foi afastada pelo médico do Belenenses, Rui Miller, que explicou ter sido apenas um traumatismo toráxico.

De acordo com o clínico, Eliseu sofreu a lesão ainda antes do intervalo e agravou-a na segunda metade depois de ter recebido um toque na mesma zona. O toque provocou queixas de imediato e obrigou à substituição do jogador. Eliseu foi então transportado ao hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, para realizar exames, mas apenas para tirar a dúvida sobre se o problema será uma luxação ou uma fractura de uma costela.

Zé Pedro deu a vitória ao Belenenses: «Felizmente tive sorte»

Zé Pedro, o homem do Belenenses-P. Ferreira (2-0), apontou os dois golos que deram a vitória azul no Restelo em jogo da sétima jornada da Liga.«Acabámos por vencer o jogo e quando é assim é sempre bom. Estou feliz ainda para mais porque aconteceu no meu regresso. Estou muito feliz por ser o melhor marcador da equipa. Foi importante porque vínhamos de duas derrotas, e esta vitória serviu para tranquilizar. Agora precisamos vencer mais dois ou três jogos. Este foi um ponto de partida. Lance do segundo golo? Treinamos sempre estes lances para fazer a bola de forma a que possa dar em cruzamento ou remate. Enviar a bola, mas sempre com a direcção da baliza. Naquele lance tentei colocar para um colega, mas felizmente tive sorte e ela entrou.»

Zé Pedro: «Fiquei preocupado com Eliseu porque caiu sozinho»

Zé Pedro, o homem do Belenenses-P. Ferreira (2-0), tendo apontado dois golos, reconhece que a equipa ficou alarmada quando viu Eliseu cair no relvado sozinho. O médio lembra que sabiam que já tinha sido assistido no intervalo, mas que a situação foi alarmante.«Sabia que ele tinha levado uma pancada na primeira parte», afirmou Zé Pedro na sala de imprensa. «E que tinha feito gelo ao intervalo. Mas fiquei preocupado porque ele caiu sozinho, ninguém estava ao pé dele. Naquela situação pensa-se em tudo», lembrou. «Mas já falei com o médico, sei que está tudo bem. Espero que agora recupere o mais rápido possível», desejou.

Jorge Jesus: «É claro que estou aliviado, foi uma vitória»

Jorge Jesus diz que o Belenenses mereceu inteiramente a vitória no jogo com o Paços de Ferreira, que abriu a sétima jornada da Liga.«Na primeira parte fizemos um excelente jogo, fomos a única equipa que quis jogar para ganhar. Assumimos o risco, fizemos um pressing muito alto, e tentámos pressionar o portador da bola fosse ele qual fosse. Isto confundiu o Paços e podíamos ter feito mais golos do que aqueles que fizemos. A vantagem conquistada na primeira parte deixou um desgaste físico nos jogadores muito grande. Falei com a equipa ao intervalo, disse-lhes que a vantagem por 2-0 era significativa. Na segunda parte a equipa do Paços arriscou tudo, tentou ganhar vantagem numérica na zona de finalização e nós tivemos de começar a defender o resultado. Os jogadores do Belenenses foram corajosos. É claro que estou aliviado, foi uma vitória».

REACÇÕES NO SITE DO CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

No final do jogo com o Paços Ferreira, o Portal Oficial de «Os Belenenses» recolheu declarações de dois jogadores da equipa, o central brasileiro Nivaldo e o médio José Pedro, autor dos dois golos da partida, que se mostravam naturalmente satisfeitos com o resultado obtido momentos antes.

Nivaldo: «Vencemos em casa, onde temos de vencer sempre...»

- Esta foi uma vitória importante. E agora na Vila das Aves?

- É verdade, este foi um jogo difícil, porque o Paços de Ferreira é uma boa equipa. Conseguimos fazer dois golos e vencemos aqui em casa, onde temos de vencer sempre. Agora vamos ter mais um jogo difícil, com o Desp. Aves, mas vamos dar o nosso melhor para trazer um resultado positivo.

- Tem vindo a conquistar um lugar no onze do Belenenses. Sente-se um jogador perfeitamente integrado?

- Eu trabalho para me tornar um jogador importante no plantel. Quero estar em forma e ajudar o Belenenses a conseguir resultados positivos.

- Sente que os adeptos têm gostado das suas prestações?

- Sim, sinto que os adeptos estão a gostar da equipa e apoiam-nos. O nosso grupo é bom e a gente faz tudo para poder dar alegrias aos adeptos.

José Pedro: «Quero ser útil a este Clube...»

- Um regresso em cheio, marcando dois golos...

- O fundamental é que a equipa vinha de dois resultados negativos... Espero que esta noite tenha sido o ponto de partida para uma maior tranquilidade. O jogo não foi muito bonito, mas felizmente para nós conseguimos a vitória.

- Bisando esta noite, é já o melhor marcador da equipa. Esta será uma época profícua em golos?

- Eu tento, em todos os jogos, estar disponível para tudo e que tudo aconteça da melhor forma. Procuro muito o remate, hoje foram dois golos de bola parada, mas quero ser sempre melhor, marcar mais golos, ajudar mais a equipa e acabar o jogo e saber que fui útil e ajudei o clube da melhor forma possível. Para mim é um orgulho ajudar o Belenenses, que é referenciado como um grande de Portugal, e disso não tenho dúvidas. Quero ser útil a este Clube.

- E quais as perspectivas para a deslocação à Vila das Aves?

- Temos de encarar cada jogo com o máximo de concentração. Cada jogo tem a sua história, e nós temos de estar preparados para as dificuldades que vamos encontrar. Vamos tentar ganhar, é um adversário directo e temos de jogar para ganhar.

MELHOR JOGADOR PARA O BLOGUE JUVENTUDE DE BELÉM: Zé Pedro.

1 Comments:

  • At 23/10/06 19:09, Anonymous Anónimo said…

    belem belem eleva a tua voz
    tu es o maior para todos nos

     

Enviar um comentário

<< Home