Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, outubro 17, 2006

NACIONAL DA MADEIRA 2 - BELENENSES 1 (6ª JORNADA)

CRÓNICA DO SITE OFICIAL DO CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

A equipa de futebol profissional de «Os Belenenses» foi esta tarde derrotada, de forma injusta, por 2-1, pelo Nacional, em jogo da 6ª jornada da Bwinliga disputado no Estádio Eng. Rui Alves.

O técnico Jorge Jesus, que uma vez mais teve de debater-se com várias ausências por lesão e castigo, efectuou algumas mudanças no onze inicial para esta partida em relação ao jogo da jornada anterior, apostando num sistema táctico de 4x2x3x1 com Costinha na baliza, Gaspar na direita, Rolando e Nivaldo como centrais e Rodrigo Alvim na esquerdo; Sandro Gaúcho e Rúben Amorim formaram o meio-campo defensivo; Cândido Costa, Silas e Eliseu formaram o trio de médios ofensivos nas costas de Roma.

Começou melhor a equipa do Belenenses, que logo aos 4 minutos, desperdiçou uma excelente ocasião para inaugurar o marcador, na sequência de uma óptima jogada individual de Eliseu.

Com o jogo muito disputado a meio-campo, e sem jogadas de grande perigo de parte a parte, seria o Nacional a inaugurar o marcador, aos 16 minutos, por intermédio de Ricardo Fernandes, que apareceu solto na área do Belenenses a finalizar um cruzamento vindo do lado esquerdo, com Costinha a parar a meio da saída e com uma tremenda falha de marcação naquela zona do terreno.

Não demorou muito o Belenenses a reagir, e logo aos 20 minutos, Rodrigo Alvim atirou uma «bomba» de longa-distância que só parou no fundo das redes da equipa da casa. Estava feita a igualdade com um golo de belo-efeito do lateral brasileiro.

O jogo passou então por uma fase morna, só interrompida por um remate à barra de Alonso, aos 39 minutos de jogo, na marcação de um livre directo.

No minuto seguinte, Bruno testou a atenção de Costinha, com um remate forte de longa-distância que o guardião azul defendeu com dificuldade.

O intervalo chegou com uma igualdade no marcador, resultado justo para o que se passou no terreno nos primeiros 45 minutos da partida, num jogo muito disputado mas sem grande emoção.

No regresso das cabinas, as duas equipas apareceram com mais vontade de apostar no ataque, e logo aos 52 minutos, Costinha evitou o segundo golo da equipa insular, defendendo um remate de Chilikov à queima-roupa, na emenda a um cruzamento do lado esquerdo.

Com o jogo novamente equilibrado a meio-campo, e novamente numa fase morna do encontro, o Nacional chegou ao segundo golo, por intermédio de Bruno Amaro, aos 58 minutos, na sequência de um remate de longa-distância, que Costinha não conseguiu parar.

Jorge Jesus não perdeu tempo e colocou Dady em campo, no lugar de Rolando, numa clara aposta no ataque, com Cândido Costa a fazer o flanco direito e Gaspar a encostar a Nivaldo no centro da defesa.

Logo na primeira intervenção no encontro, aos 64 minutos, Dady arranca um potente remate de fora da área, com a bola a beter estrondosamente no poste da baliza contrária, num lance de grande infelicidade para o dianteiro azul que procura o seu primeiro golo oficial com a camisola do Belenenses.

Aos 74 minutos, Fábio Januário rendeu um desinspirado e desapoiado Roma e pouco depois, aos 80 minutos, seria Sousa a entrar para o lugar de Sandro Gaúcho, para dar maior acutilância ao flanco direito da equipa.

Com o Nacional mais recuado no terreno, procurando conservar a vantagem no marcador e sem sair para o contra-ataque, seria novamente o Belenenses a estar muito perto do golo, quando Dady, aos 86 minutos, falha de forma incrível, o desvio simples para a baliza contrária, após cruzamento de Eliseu do lado esquerdo. Grande ocasião de golo desperdiçada!

Aos 89 minutos, Rodrigo Alvim voltou a estar perto do golo do empate, quando falhou por muito pouco a emenda a um cruzamento de Sousa, do lado direito. Grande sufoco na área nacionalista, com o Belenenses a procurar o golo que colocaria maior justiça no marcador.

O jogo terminaria pouco depois, com uma derrota injusta da nossa equipa, tendo em consideração as ocasiões de golo criadas, sobretudo na segunda parte do encontro.

Ficha do Jogo:

Estádio Engº Rui Alves.

Árbitro: Artur Soares Dias, da AF Porto, auxiliado por Vitor Carvalho e Amândio Ribeiro, também da AF Porto.

Nacional: Diego Benaglio; Patacas, Ricardo Fernandes, Fernando Cardozo e Alonso; Bruno (Cléber, 88m), Chainho e Bruno Amaro; José Vítor, Adriano (Chilikov, 44m) e Pateiro (Juliano Spadacio, 78m).

Belenenses: Costinha; Gaspar, Rolando (Dady, 62m) , Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho (Sousa, 80m) e Rúben Amorim; Cândido Costa, Silas «cap» e Eliseu; Roma (Fábio Januário, 74m).

Golos: Ricardo Fernandes (16m), Rodrigo Alvim (20m) e Bruno Amaro (58m).

Disciplina: Cartão amarelo a Rolando (35m).

Resultado Final: Nacional 2-1 Belenenses

No final do jogo de ontem, o Portal Oficial de «Os Belenenses» recolheu declarações de dois elementos da equipa, o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim - autor do golo - e o extremo-esquerdo Eliseu, que se mostraram, naturalmente, desolados com a derrota obtida diante do Nacional.

Rodrigo Alvim: «Merecíamos um resultado diferente...»

- Apesar de ter feito um grande golo, este acabou por ter poucos efeitos práticos...

- Pelo que jogámos, penso que merecíamos um resultado diferente. Recuperámos da desvantagem e na segunda parte tivemos várias oportunidades de golo que não conseguimos marcar. Estamos a crescer, o campeonato está no início, e tenho a certeza que vamos melhorar e fazer grandes jogos.

- Segue-se o Paços de Ferreira. É para ganhar?

- Logicamente! Jogamos em casa e temos sempre de ganhar. O nosso objectivo é sempre ganhar, mesmo hoje na Madeira queríamos ganhar. O adversário é bom, mas temos de nos impor.

Eliseu: «O adversário aproveitou as oportunidades...»

- Pensa que a exibição foi melhor que o resultado?

- Sim, até pelas oportunidades claras de golo que desperdiçámos. Pelo contrário, o adversário soube aproveitar as poucas oportunidades que teve...

- O Eliseu desperdiçou uma oportunidade logo no início da partida, após uma jogada individual soberba...

- Sim, foi uma pena! Preciso de marcar um golo para voltar a ganhar confiança, e aquele golo tinha sido perfeito.

SEGUNDO PARÁGRAFO DO ARTIGO "PASSE LONGO" DE ALEXANDRE PAIS DO JORNAL "RECORD"

"Mas ontem, no Funchal, a habilidade de Artur Soares Dias para brincar ao apito repôs as coisas no seu lugar. Uma entrada "a matar" sobre Gaspar e um murro a Roma, que o juiz ignorou, "encaminharam" o jogo e despertaram-me para a realidade. Hermínio Loureiro tem razão: profissionalizem-nos. E dêem logo, a metade deles, o subsídio de desemprego."

MELHOR JOGADOR PARA O BLOGUE JUVENTUDE DE BELÉM: Rodrigo Alvim.

1 Comments:

  • At 18/10/06 00:27, Anonymous Anónimo said…

    é, bom jogador. também gostei de o ver festejar o golo. mostrou querer e raça, faz-nos falta..

     

Enviar um comentário

<< Home