Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

domingo, outubro 01, 2006

BELENENSES 0 - BOAVISTA 2 (5ª JORNADA)

A equipa de futebol profissional de «Os Belenenses» perdeu, esta noite, com a formação do Boavista, por 0-2, num encontro realizado no Estádio do Restelo, a contar para a 5º jornada da Bwinliga, averbando deste modo, a primeira derrota no campeonato esta época.

O técnico Jorge Jesus manteve o esquema táctico habitual, alinhando em 4x2x3x1, mas para esta partida foi forçado a efectuar algumas alterações em relação ao último jogo, motivado pelo castigo de José Pedro, rendido por Mancuso, e pela lesão de Fernando, rendido por Cândido Costa, colocando ainda Manoel no lugar de Dady.

O jogo começou praticamente com o golo da equipa adversária, com Sousa a ser infeliz num alívio de cabeça, colocando a bola a preceito para Linz rematar fortíssimo para o golo, sem qualquer hipótese de defesa para Costinha.

Aos 15 minutos, voltou a ser o Boavista a criar perigo, na marcação de um livre directo, por intermédio de Ricardo Sousa, a punir jogo perigoso de Gaspar sobre Linz.

Aos 21 minutos, José Manuel voltou a criar perigo, na marcação de um livre directo, que Costinha defendeu para a frente.

O Belenenses tinha mais posse de bola, mas demonstrava dificuldade em criar situações de golo, enquanto que o Boavista defendia bem, explorando ainda algumas saídas rápidas para o contra-ataque.

Aos 28 minutos, Roma apareceu isolado, descaído para o lado esquerdo do ataque, com o guarda-redes William a sair fora da área para cometer falta sobre o avançado brasileiro.

Pouco depois, o Belenenses foi forçado a efectuar a primeira substituição, com a saída de Manoel, lesionado, para a entrada de Eliseu, que foi jogar no lado esquerdo do ataque, passando Silas a alinhar no meio, nas costas de Roma que passou para ponta-de-lança.

Aos 35 minutos, a equipa contrária chegou ao segundo golo, por intermédio de José Manuel, na sequência de um perigoso contra-ataque, rematando forte já no interior da área, depois de se isolar e correr vários metros.

Silas, aos 39 minutos, mostrou o inconformismo da equipa, ao rematar forte, para defesa vistosa de William.

Aos 43 minutos, nova tentativa de chegar ao golo por parte do Belenenses, com Rúben Amorim, na marcação de um livre directo, a obrigar William a defender com atenção.

O intervalo chegou pouco depois, com uma pesada desvantagem no marcador, que premiava a eficácia e o pragmatismo da equipa adversária, perante um Belenenses esforçado, com vontade, com muita posse de bola mas sem imaginação para criar situações de golo.

Ao intervalo, o técnico Jorge Jesus colocou Dady no lugar do apagado Roma.

A equipa do Restelo entrou na segunda parte ainda com mais vontade de chegar à baliza contrária, fazendo uma grande pressão sobre a defensiva axadrezada, com Dady a dar mais trabalho aos centrais adversários.

Aos 55 minutos, Rodrigo Alvim, em bom plano, desenvolveu uma boa jogada individual que culminou com uma assistência para Silas rematar com algum perigo à baliza contrária.

Aos 60 minutos foi a vez de Cândido Costa centrar, com perigo, para a entrada de Dady, com este a chegar ligeiramente atrasado à solicitação.

Pouco depois, a melhor oportunidade de golo do Belenenses, com Rodrigo Alvim a cruzar, para Dady em óptima posição, cabecear com muito perigo, com a bola a sair junto ao poste, com o guarda-redes contrário totalmente batido no lance.

Aos 65 minutos, Dady voltou a visar a baliza contrária, com um remate de fora da área.

O jogo prosseguia com o Boavista a defender cada vez mais recuado, sem sequer conseguir sair para o ataque e comentendo muitas faltas (a equipa viu sete cartões amarelos no encontro) perante uma pressão ofensiva do Belenenses muito forte mas pouco eficaz.

Aos 81 minutos, o técnico azul esgotou as substituições, fazendo entrar Pinheiro para o lugar de Sousa.

Aos 82 minutos, o Belenenses esteve novamente perto do golo, com Silas a rematar em jeito, com a bola a efectuar um arco e a sair rente ao poste da baliza azadrexada.

Antes de terminar, tempo ainda para Rúben Amorim, na marcação de um livre directo, voltar a colocar William em apuros, sacudindo a bola para a frente.

O jogo terminou pouco depois, com 0-2 no marcador, pesado e injusto para o futebol praticado pelo Belenenses, que actuou com muita vontade e determinação, perante um Boavista que após o segundo golo, não mais procurou o ataque, sofrendo forte pressão na defesa.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Olegário Benquerença, da AF Leiria, auxiliado por Venâncio Tomé e por Luis Marcelino.

Belenenses: Costinha; Sousa (Pinheiro, 81m), Gaspar, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim e Mancuso; Cândido Costa, Roma (Dady, 45m) e Silas «cap»; Manoel (Eliseu, 31m).

Boavista: William; Hélder Rosário, Ricardo Silva, Cissé e Mário Silva (Fernando Diniz, 58m); Tiago e Lucas; José Manuel (Essame, 83m), Kazmierczak e Ricardo Sousa (Grzelak, 64m); Linz.Golos: Linz (2m) e José Manuel (35m).

Disciplina: Cartão amarelo a Gaspar (16m), William (28m), Cissé (33m), Mário Silva (37m), Kazmierczak (43m), Ricardo Silva (47m), Ricardo Sousa (51m) e Hélder Rosário (57m).

Resultado Final: Belenenses 0-2 Boavista

FONTE: SITE OFICIAL DO CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES".

MELHORES JOGADORES PARA O BLOGUE JUVENTUDE DE BELÉM: RODRIGO ALVIM (Muita raça e entrega deste jovem jogador que tem o espirito do que deve ser jogar "à Belém") e SILAS (pelo que também jogou, fez jogar e tentou levar a equipa para a frente).