Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

segunda-feira, setembro 25, 2006

BELENENSES 0 - NAVAL 0 (4ª JORNADA)

No dia em que o Estádio do Restelo comemorou 50 anos de vida, a equipa de futebol profissional de «Os Belenenses» não foi além de um empate a zero, diante da Naval, em jogo a contar para a 4º jornada da Bwinliga, realizando uma pálida exibição.

Num clima de festa, devido às comemorações do 87º aniversário do Clube e do Cinquentenário do Estádio do Restelo, certamente que os adeptos e associados do Belenenses pretendiam assistir a uma vitória para concluir um dia recheado de actividades no Complexo Desportivo do Restelo, mas a formação da Figueira da Foz, muito disciplinada tacticamente, impediu tal feito.

O técnico Jorge Jesus efectuou três alterações em relação ao jogo de Coimbra, fazendo entrar Sousa para o lugar do lesionado Amaral, apostando em Gaspar no lugar de Rolando e dando um oportunidade a Dady, que rendeu Cândido Costa.

Assim, o onze do Belenenses para esta partida era composto por Costinha na baliza; Sousa, Gaspar, Nivaldo e Rodrigo Alvim na defesa; Rúben Amorim e José Pedro no miolo do meio-campo, Silas sobre a direita, Roma ao centro e Fernando sobre a esquerda no apoio ao ponta-de-lança Dady.

O jogo começou com uma bela jogada individual de Rodrigo Alvim, logo no primeiro minuto, que levou a bola desde a sua área até perto da área adversária ultrapassando vários jogadores, onde passou a Silas, que rematou ao lado. (ndr)

A Naval começou a exercer forte marcação aos nossos jogadores mais criativos, procurando sair rápido para o contra-ataque sempre que recuperava a bola, perante um Belenenses incapaz de fugir das marcações impostas.

O futebol praticado na primeira parte foi muito pobre, apesar das duas equipas lutarem muito, e as oportunidades de golo quase inexistentes.

Aos 19 minutos o Belenenses, rematou por intermédio de Dady, de meia-distância e sem grande perigo, para José Pedro aos 24 minutos visar a baliza com maior perigo, noutro remate de fora da área.

Rodrigo Alvim aos 26 minutos quase marcou, na sequência de um cruzamento directo e Sousa, aos 34 minutos, voltou a criar algum perigo com um remate de fora da área.

O intervalo chegou com o nulo no marcador, com os espectadores presentes nas bancadas do Estádio do Restelo a desejarem assistirem a uma segunda parte de maior qualidade.

Durante o intervalo, a direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» homenageou os atletas campeões nacionais e os atletas internacionais com a entrega de medalhas alusivas ao facto para além de ter decorrido um desfile com a participação de mais de 40 filiais azuis.

A primeira ocasião de golo na segunda parte pertenceu ao Belenenses, com Rodrigo Alvim, aos 52 minutos, a rematar violentamente para difícil intervenção de Taborda, na marcação de um livre directo.

Aos 62 minutos a Naval esteve muito perto do golo, quando Gilmar, após recuperar uma bola na área do Belenenses, rematou em arco com a bola a sair muito perto da baliza de Costinha.

Jorge Jesus efectuou a primeira alteração na equipa aos 64 minutos, retirando um desinspirado Roma do relvado, fazendo entrar Fábio Januário para o lado direito do ataque e desviando Silas para o meio.

Aos 69 minutos, Fernando, após trabalho individual, efectuou um cruzamento do lado esquerdo para Dady, em boa posição, não conseguir finalizar o lance, numa das melhores jogadas do Belenenses em todo o jogo.

Pouco depois, aos 73 minutos, Fernando saiu para dar entrada a Eliseu, num regresso à competição após oito meses de ausência.

Manoel ainda rendeu Dady, aos 80 minutos, mas até final do jogo nada se alterou.

Destaque apenas para a expulsão de José Pedro, aos 90 minutos, e para um remate de Fajardo, na marcação de um livre directo, que Costinha defendeu com segurança.

O jogo terminou com um nulo no marcador, numa partida pobre, sem muita emoção e onde as defensivas das duas equipas foram claramente superiores aos seus ataques.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Paulo Pereira, da AF Viana do Castelo, auxiliado por Fernando Pereira, da AF Braga, e por Henrique Parente, da AF Viana do Castelo.

Belenenses: Costinha; Sousa, Gaspar, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim e José Pedro; Silas «cap», Roma (Fábio Januário, 64m) e Fernando (Eliseu, 73m); Dady (Manoel, 80m).

Naval: Taborda; Mário Sérgio. Paulão, Fernando e China; Orestes, Gilmar e Pedro Santos (Fajardo, 53m); Saúlo (Tony, 82m), Nei (Carlitos, 90m) e Lito.

Golos: Nada a registar.

Disciplina: Cartão amarelo a Nei (28m) e a Silas (89m). Cartão vermelho a José Pedro (90m).

Resultado Final: Belenenses 0-0 Naval

No final do encontro com a Naval, o Portal Oficial de «Os Belenenses» recolheu declarações de dois atletas azuis, Silas e Eliseu, sobre o jogo que terminou com um nulo no marcador.

Silas: «O que interessa é somar pontos...»

- Este terá sido um resultado negativo. Que comentário lhe merece este empate?

- Bom, resultado negativo… são palavras suas. O que interessa é somar pontos, pois a luta é intensa. Hoje podemos pensar de duas formas: ou perdemos dois pontos ou ganhámos um ponto. A mim parece-me que ganhámos um ponto, contra uma equipa com bons argumentos que também trabalhou muito.

- A equipa pareceu presa de movimentos em termos ofensivos…

- Sim, o adversário marcou-nos muito bem e as coisas não correram pelo melhor. No entanto, vamos trabalhar para rectificar já no próximo encontro, contra o Boavista.

Eliseu: «Foi uma alegria voltar a jogar...»

- Oito meses depois, o regresso à competição. Como se sentiu?

- Bom, foi uma alegria voltar a jogar. No entanto, as coisas não correram pelo melhor, entrei um pouco nervoso e com vontade de fazer tudo, e depois as coisas acabaram por não sair bem. Mas foi muito bom voltar a jogar, em especial no Belenenses, o clube que represento há muitos anos e onde os sócios têm um grande carinho por mim. É bom sentir o carinho dos sócios pelos jogadores que vêem da formação.

- Espera conquistar em breve um lugar no onze?

- Isso é com o Mister. Mas eu trabalho sempre ao máximo para o conseguir.

FONTE: SITE OFICIAL DO CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES".