Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, novembro 28, 2006

BELENENSES 0 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO 1

A equipa de Futebol de «Os Belenenses» sofreu esta noite a terceira derrota consecutiva, ao perder 0-1 diante do FC Porto, líder do campeonato, em jogo realizado no Estádio do Restelo a contar para a 11ª jornada da Bwinliga, caindo para o 12º lugar da classificação.

Foi um Belenenses esforçado, bem organizado na defesa, mas muito pouco afoito no ataque, aquele que encarou a partida de hoje, com o técnico Jorge Jesus a mexer na equipa em relação ao último jogo, colocando Rolando, Nivaldo, Sandro Gaúcho e Roma nos lugares de Sousa, Vasco Faísca, Cândido Costa e Fábio Januário.

Antes do início do jogo, houve lugar a um minuto de silêncio em memória de Manuel de Sousa Ramos, Cruz de Ouro Dedicação e Valor do nosso Clube, falecido recentemente.

Com Gaspar a lateral-direito, conseguindo travar Ricardo Quaresma, foi na sequência de lances de bola parada que o FC Porto criou as suas ocasiões de perigo, primeiro numa tentativa de canto directo de Quaresma, com a bola a passear pela linha de golo, e pouco depois, na sequência de novo pontapé de canto, que terminou com um remate de Pepe à barra da baliza de Marco Gonçalves.

Pelo lado do Belenenses respondeu José Pedro, na sequência de dois remates de meia-distância, que levaram perigo à baliza de Helton, com a bola a sair muito próximo da mesma.

O FC Porto procurava chegar à baliza do Belenenses, mas a defesa do Restelo dava conta do recado, com Rolando e Nivaldo a comandarem a sua zona de influência, bem auxiliados pelos dois laterais.

Quando se esperava o intervalo, o FC Porto chegou ao golo, aos 41 minutos, na sequência de um pontapé de canto, com a bola a ser aliviada pela defensiva azul, mas a segunda bola da equipa adversária apanhou Bruno Alves em posição duvidosa, que saltou com Marco Gonçalves, com a bola a sobrar para Helder Postiga encostar tranquilamente para o fundo das redes. Um lance muito duvidoso que mereceu fortes protestos dos atletas do Belenenses.

O intervalo chegou logo a seguir, com o Belenenses em desvantagem, apesar de ter controlado o jogo defensivamente até ao lance do golo. No ataque, só José Pedro desenvolveu situações de perigo.

A segunda parte começou com o Belenenses a manter as mesmas dificuldades em chegar próximo da baliza de Helton, com o técnico Jorge Jesus a colocar Eliseu no lugar de Roma, aos 55 minutos.

Eliseu veio trazer mais velocidade e acutilância ao desinspirado ataque do Belenenses, sendo dos jogadores mais em jogo na segunda parte.

A equipa do FC Porto continuava a controlar a partida, apesar de não criar situações de perigo, pelo que, Jorge Jesus voltou a mexer na equipa aos 62 minutos, fazendo entrar Cândido Costa para o lugar de Rúben Amorim, fazendo a equipa actuar com dois extremos.

Só aos 70 minutos voltou a haver um lance de perigo, com Ricardo Quaresma a executar um cruzamento-remate que Marco Gonçalves defendeu com qualidade.

Aos 72 minutos, Dady entrou para o lugar do apagado Manoel, e a partir desse momento, o Belenenses ganhou presença junto da área contrária, e apesar de não criar grandes situações de perigo, passou a lutar mais, a ganhar mais lances divididos no ataque e a encostar o FC Porto mais atrás.

Dady entrou bem no jogo e aos 78 minutos arrancou um potente remate de fora da área, que levou perigo à baliza de Helton, que escorregou no momento do remate, valendo o remate ter saído ligeiramente ao lado da baliza.

A pressão da equipa do Belenenses acentuou-se nos últimos minutos, apesar do FC Porto ter o jogo relativamente controlado, mas apenas em dois lances perto do final, José Pedro e Nivaldo, estiveram em situação de criar perigo, mas os dois remates saíram com pouca intensidade, gorando a hipótese do Belenenses chegar à igualdade.

O jogo terminou pouco depois, com uma vitória justa do FC Porto por 1-0, sendo que, apesar do esforço empregue, da atitude dos jogadores e da boa exibição do sector defensivo da nossa equipa, foi notória a diferença de valores das duas equipas, sobretudo no ataque, onde pelo terceiro jogo consecutivo, o ataque do Belenenses fica em branco.

Com esta derrota, a terceira consecutiva, o Belenenses desceu para 12º lugar, com 11 pontos, 4 pontos acima da linha de água, sendo que, na próxima jornada, o Belenenses desloca-se a Aveiro para defrontar o Beira-Mar.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Olegário Benquerença, da AF Leiria, auxiliado por Sérgio Serrão, da AF Madeira, e por Luis Marcelino, da AF Leiria.

Belenenses: Marco Gonçalves; Gaspar, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho e Rúben Amorim (Cândido Costa, 62m); Silas, José Pedro e Roma (Eliseu, 55m); Manoel (Dady, 72m).

FC Porto: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção (Ibson, 45m), Raul Meireles e Lucho Gonzalez; Lisandro Lopez, Hélder Postiga (Bruno Moraes, 69m) e Quaresma (Alan, 86m).

Golos: Helder Postiga (41m).

Disciplina: Cartões Amarelos a Rúben Amorim (21m), Paulo Assunção (24m), Rodrigo Alvim (50m), Nivaldo (82m), Sandro Gaúcho (87m) e Ibson (90m).

Resultado Final: Belenenses 0-1 FC Porto