Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, novembro 25, 2006

ESTRELA DA AMADORA 1 - BELENENSES 0 (10ª JORNADA)

A equipa profissional de futebol de «Os Belenenses» foi esta noite derrotada pelo Est. Amadora, por 1-0, num jogo disputado no Estádio José Gomes, a contar para a 10ª jornada da Bwinliga, onde a nossa equipa revelou uma desinspiração total para contrariar o «lanterna vermelha» da competição.

Para esta partida, o técnico Jorge Jesus efectuou cinco alterações no onze inicial em relação à última jornada, mantendo-se, no entanto, fiel ao sistema táctico habitual.

Assim, Jorge Jesus colocou Vasco Faísca no lugar do castigado Nivaldo, fez regressar, após recuperarem de problemas físicos, Rúben Amorim e Cândido Costa saindo do onze Sandro Gaúcho e Pinheiro, tendo ainda apostado em Fábio Januário e Manoel nos lugares de Roma e de Dady.

Começou melhor a formação da casa, que logo nos primeiros minutos obrigou Marco Gonçalves a efectuar algumas intervenções complicadas.

O Belenenses respondeu com alguns lances de agradável circulação de bola, mas sempre longe da baliza contrária, sendo que, nos últimos 30 metros do campo, era notória a dificuldade da equipa azul em produzir jogadas de ataque.

Por volta da meia hora, o Est. Amadora ameaçou o golo, primeiro com um cabeceamento de Jaime e pouco depois com um remate de Dário, após jogada individual, que Marco Gonçalves defendeu para canto.

Após essas ameaças, o Est. Amadora chegou ao golo, aos 31 minutos, na sequência de um inofensivo pontapé de canto, com Manoel, infeliz, a efectuar um corte desastrado, colocando a bola nos pés de Jaime, que totalmente solto, não teve dificuldade em inaugurar o marcador.

O Estrela sentiu-se bem na posição de vencedor e dominou o resto da primeira parte, voltando a importunar Marco Gonçalves em alguns lances, enquanto que o Belenenses revelou-se inofensivo até ao intervalo, revelando enormes dificuldades em criar situações de perigo.

O intervalo chegou com o Est. Amadora a vencer por 1-0, com os adeptos do Belenenses a esperarem uma reacção azul após o descanso.

O início da segunda parte trouxe um Belenenses mais rematador, mas sem grande eficácia, pelo que não foi surpresa que o técnico Jorge Jesus tivesse alterado a equipa logo aos 56 minutos, fazendo entrar Dady para o lugar de Sousa, passando a jogar com dois pontas-de-lança, com Cândido Costa a fechar o flanco do lado direito.

Aos 60 minutos registou-se a primeira jogada de perigo do Belenenses, com Rúben Amorim a rematar forte, na marcação de um livre directo, obrigando Paulo Lopes a uma apertada defesa de recurso, com Dady a não conseguir ganhar a segunda bola.

Pouco depois, aos 63 minutos, foi a vez do desinspirado Fábio Januário ceder o lugar a Eliseu, com o jovem extremo azul a entrar bem na partida, fazendo uso da sua velocidade e irreverência.

Começava aqui o melhor momento do Belenenses, com os jogadores da equipa adversária a efectuarem um festival de anti-jogo, solicitando a entrada da equipa médica várias vezes e gastando tempo em todas as reposições de bola em jogo.

O Belenenses tentava, apesar da clara desinspiração colectiva, chegar ao golo, e aos 85 minutos de jogo quase chegou ao empate, com Eliseu a assistir José Pedro para um remate colocado, defendido por um defesa contrário em cima da linha de golo, seguido de novo cruzamento que o mesmo José Pedro não conseguiu emendar, em óptima posição de finalizar.

Dois minutos mais tarde, novamente o Belenenses esteve perto do golo, com Silas a marcar um livre do lado esquerdo do ataque para a pequena área, com um defesa contrário a antecipar-se a Dady e a cabecear para a própria baliza, com Paulo Lopes a efectuar uma milagrosa defesa, evitando o empate ao cair do pano.

Aos 87 minutos, o técnico azul ainda fez entrar Roma para o lugar de Rúben Amorim, numa clara aposta no ataque, mas era demasiado tarde para a equipa do Restelo chegar ao empate.

O jogo terminou pouco depois, com a vitória do Est. Amadora, perante um Belenenses que realizou 60 minutos de fraca qualidade, praticando um futebol inofensivo e pouco acutilante, tendo «acordado» na última meia-hora, onde as entradas de Dady e Eliseu trouxeram outra dinâmica ao ataque, com a equipa a poder chegar à igualdade nos últimos minutos da partida.

Com esta derrota, a equipa do Belenenses desceu para a 11ª posição da classificação, com 11 pontos, quando se prepara para receber o FC Porto, no próximo Domingo, pelas 19h15, no Estádio do Restelo.

Ficha do Jogo:

Estádio José Gomes

Árbitro: Nuno Almeida, da AF Algarve, auxiliado por José Chilrito e por Diamantino Costa, ambos da AF Évora.

Est. Amadora: Paulo Lopes; Tony, José Fonte, Amoreirinha e Edu Silva; Luis Loureiro, Tiago Gomes e Jaime (Hugo Carreira, 86m); Jones (Paulo Sérgio, 83m), NDaye (Rui Borges, 64m) e Dário.

Belenenses: Marco Gonçalves; Sousa (Dady, 56m), Gaspar, Vasco Faísca e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim (Roma, 87m) e José Pedro; Cândido Costa, Silas e Fábio Januário (Eliseu, 63m); Manoel.

Golos: Jaime (31m).

Disciplina: Cartões amarelos a Amoreirinha (50m), Cândido Costa (68m), Silas (68m), Edu Silva (72m) e Tony (86m).

Resultado Final: Est. Amadora 1-0 Belenenses