Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, novembro 16, 2006

BELENENSES 0 - UNIÃO DE LEIRIA 1 (9ª JORNADA)

CRÓNICA DO SITE OFICIAL DO CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

A equipa profissional de futebol de «Os Belenenses» perdeu, ontem à noite, por 0-1, diante da U. Leiria, em jogo realizado no Estádio do Restelo, a contar para a 9ª jornada da Bwinliga, numa partida onde a nossa equipa demonstrou grande carácter e determinação em busca de melhor resultado.

Com vários jogadores importantes na manobra da equipa ausentes por lesão, o técnico Jorge Jesus foi forçado a escolher um onze inicial algo diferente do habitual.

Começou melhor a equipa do Belenenses, dominando a partida nos minutos iniciais, conquistando vários pontapés de canto e apostando nos remates de meia-distância, com José Pedro, Sandro Gaúcho e Pinheiro a tentarem a sua sorte.

Porém, cerca dos 20 minutos da partida, a formação adversária reagiu e conseguiu suster o ímpeto inicial do Belenenses, criando inclusive algumas situações de perigo, com Paulo César a estar próximo do golo, respondendo Marco Gonçalves com uma excelente intervenção.

Aos 23 minutos surgiu o golo da U.Leiria, com Ivanildo a responder de cabeça a um cruzamento largo do lado direito do ataque, aproveitando uma clara falha de marcação da defesa azul.

Reagiu bem o Belenenses e logo no minuto seguinte, José Pedro cobra um pontapé de canto para Nivaldo cabecear com perigo para grande intervenção do guarda-redes contrário.

Pinheiro, aos 27 minutos, voltou a rematar forte, de longa-distância, com Fernando a socar a bola para frente.

Na parte final da primeira parte as duas equipas baixaram um pouco de produção, com o Belenenses a fazer muita circulação de bola, mas sem conseguir chegar à baliza de Fernando com perigo, e com a equipa contrária a fechar os caminhos para a sua área e a procurar explorar a velocidade dos seus avançados em lances de contra-ataque.

O intervalo chegou com 0-1 no marcador. Jorge Jesus retirou Sousa ao intervalo - infeliz na marcação a Ivanildo - e apostou na entrada de Eliseu para alargar a frente de ataque, jogando encostado ao lado esquerdo. Pinheiro recuou para fechar o lado direito da defesa.

Aos 50 minutos, José Pedro disparou um remate de meia-distância com Fernando a efectuar uma grande defesa.

Pouco depois, aos 53 minutos, José Pedro cobrou um pontapé de canto e Dady cabeceou, com muito perigo, ao lado da baliza de Fernando, com o público presente no Estádio do Restelo a desesperar com as ocasiões perdidas pela nossa equipa.

Com o relvado totalmente alagado pela imensa chuva que se fez cair, o técnico Jorge Jesus, aos 60 minutos, retirou o avançado Roma - cujo futebol não se adequa a este tipo de relvado - para a entrada do ponta-de-lança Manoel, apostando num estilo de futebol mais directo.

Eliseu, aos 66 minutos, teve uma boa iniciativa individual que culminou com um remate que Fernando defendeu com segurança.

Novamente Eliseu, aos 75 minutos, a estar perto do golo, com um remate potente ao lado da baliza adversária, num lance que começou com uma infração de um defesa contrário sobre Manoel na grande área leiriense.

O Belenenses continuou a presionar, jogando com enorme determinação e carácter, num relvado impraticável, obrigando a formação de Leiria a recuar no terreno e a perder tempo sem que possível, com as condições de terreno existentes a impedirem a mais simples circulação de bola pelo chão.

Aos 84 minutos, surgiu a derradeira aposta de Jorge Jesus, com a entrada do jovem central Rolando para ponta-de-lança e a saída de Sandro Gaúcho.

Pouco depois, aos 86 minutos, Gaspar esteve muito perto do golo, ao responder com um excelente cabeceamento a um cruzamento de José Pedro, mas, uma vez mais, a sorte nada quis com a formação do Restelo.

Já no período de descontos, a U. Leiria beneficiou de uma grande penalidade, a penalizar falta cometida por Nivaldo sobre Tixier, que viu o segundo cartão amarelo nesse lance e foi expulso, com Éder a atirar ao lado da baliza de Marco Gonçalves.

Antes do apito final, novamente o Belenenses, por intermédio de Eliseu, a estar muito próximo do golo, numa jogada de insistência com a bola a cruzar a grande área leiriense por algumas vezes.

O jogo terminaria pouco depois, com a derrota injusta do Belenenses por 0-1, com o público presente no Estádio do Restelo, reconhecendo a exibição da equipa, o seu carácter e vontade de chegar ao golo, a despedir-se da equipa com aplausos, a agradecendo a vontade e determinação demonstrada pela equipa. Memorável!

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Vasco Santos, auxiliado por José Cardinal e Januário Ribeiro, todos da AF Porto.

Belenenses: Marco Gonçalves; Sousa (Eliseu, 45m), Gaspar, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho (Rolando, 84m) e José Pedro; Pinheiro, Silas e Roma (Manoel, 60m); Dady.

U. Leiria: Fernando; Éder, Marcos António, Renato e Tixier; Paulo Gomes, Faria e Paulo Machado (Harison, 51m); Paulo César, Slusarski (Valdomiro, 80m) e Ivanildo (Alhandra, 61m).Golos: Ivanildo (23m).

Disciplina: Cartão amarelo a José Pedro (17m), Sousa (28m), Paulo Machado (42m), Tixier (55m), Fernando (64m), Eliseu (70m), Nivaldo (81m e 90m) e Harison (85m). Cartão vermelho a Nivaldo (90m).

Resultado final: Belenenses 0-1 U. Leiria

MELHOR JOGADOR PARA O BLOGUE JUVENTUDE DE BELÉM: Toda a equipa pela entrega e luta demonstrada, ao qual o público reconheceu e brindou com aplausos. Foi de facto, MEMORÁVEL!