Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, setembro 22, 2006

JÁ NEM SE FALA DE PELÉ

Nivaldo ganhou confiança dos adeptos, a quem promete oferecer vitória diante da Naval

Nivaldo chegou ao Restelo no inicio da temporada, com a difícil missõa de substituir Pelé, central que se transferiu para os ingleses do Southampton. Impôs-se, fez esquecer o defesa português, ganhou a titularidade e até já marcou, no jogo da última joranada, com a Académica. Para amanhã, dia de aniversário do Belenenses e de desafio com a Naval, o defesa brasileiro promete oferecer uma vitória aos sócios, até porque, atira, em casa o Belenenses tem obrigação de vencer todos os jogos.

Quando Nivaldo chegou ao Belenenses, colocava-se a dúvida se o brasileiro teria capacidade para substituir Pelé, central que no final da última temporada se transferiu para o Southampton.

Alheio à suspeição, Nivaldo arregaçou as mangas e trabalhou arduamente para fazer esquecer o defesa português. E conseguiu. o brasileiro é um dos indiscutíveis no onze de Jorge Jesus e até já marcou um golo, diante da Académica, que valeu aos azuis um importante ponto. Amanhã, com a Naval, a festa pode repetir-se.

«Fui feliz no golo. Estou habituado a ir até à área adversária para procurar marcar. Nas bolas paradas, podem contar comigo. Com a Naval? Eu vou estar na área deles. Se a oportunidade surgir, não vou desperdiçar», afirmou o defesa, salientando, no entanto, as dificuldades que a equipa da Figueira da Foz vai colocar: «A Naval é um adversário muito difícil. Eles vêm jogar fechados, em contra-ataque, e nós teremos de ter paciência. Mas estou tranquilo. Sei que vamos marcar e vencer mais uma partida. Aliás, em casa temos obrigação de vencer todos os jogos.»

Prenda para sócios

Amanhã, o Belenenses comemora o 87º aniversário, enquanto o estádio do Restelo completa meio século. Data importante na vida do clube, à qual Nivaldo se quer associar. «Esta festa é uma dose extra de motivação. Queremos dar uma prenda aos sócios. Vamos oferecer-lhes uma vitória. Eles merecem, depois de tudo o que passaram no início da época. No que depender de mim, já ganhámos», garantiu, salientando que «o Belenenses vai provar que é um dos grandes de Portugal.»

Comemorações do 87º Aniversário

Convites para o jogo

Tal como no jogo com o V. Setúbal, a administração do Belenenses vai oferecer convites aos sócios para o desafio diante da Naval, que se realiza amanhã, às 20.30 horas. Assim os associados que tiverem as quotas em dia têm direito a cinco ingressos, para as bancadas laterais poente ou para o topo norte.

Hoje iniciam-se as cerimónias do 87º aniversário do clube do Restelo. Às 21 horas, a Direcção azul distriubui os medalhões aos sócios de mérito e honorários e aos que comemoram 25 e 50 anos de filiação ao clube. A cerimónia realiza-se no topo norte do estádio do Restelo.

E VAMOS À LUTA

Belenenses apresentou-se jovem, talentoso mas inexperiente

Com Cabral Ferreira, presidente do Belenenses, a optar por ficar entre os jogadores e na presença de Luís Silveira, técnico de época passada que assume a função de director geral, coube a Barata Marques, vice-presidente para o basquetebol, fazer o lançamento da equipa profissional de 2006/07, começando por revelar a até então secreta designação oficial: Belenenses Hyundai Lusifor.

Mesmo perante uma assumida redução orçamental, até para os que transitaram do ano passado, quanto a objectivos eles foram claros: repetir a presença em todas as fases finais da temporada fazendo jus à recente alcunha de Os Guerreiros. Por isso Ivan Koutourkov, uma estreia como treinador principal na LCB, conta com cinco elementos que já actuavam com a cruz de Cristo ao peito, onde se destacam Paulo Simão, Diogo Carreira e Mário Jorge. A estes juntam-se sete reforços, três deles americanos, mas com a particularidade de dois (Jason e Brian) já actuarem em Portugal, na Proliga.

«Ainda não vi nenhum dos adversários e apenas conheço os nomes que constituem as principais equipas do campeonato, mas nós possuímos um grupo jovem, com muito talento e pouco experiência. Tentaremos juntar tudo isto num sistema que dê resultados», começa por explicar Kostourkov como deseja colmatar a saída de alguns jogadores importantes que constituíam a espinha dorsal dos azuis. «Tenho um na cabeça, vamos ver se o consigo aplicar de forma a fazermos uma boa figura. Acho que não vamos ter basquetebolistas que garantam sempre muitos pontos por partida, mas ainda não não conheço bem os americanos e de como irão reagir na Liga. Desta forma, acredito que devemos tentar ser um grupo forte, com espírito de união, de maneira a garantir estabilidade para ganhar alguma coisa. Devemos começar com uma defesa forte para travar os craques adversários e depois, com velocidade, procurar desequilibrar os jogos. Essa é a minha ideia, vamos ver se resulta.»

Plantel do Belenenses para 2006/07

4 - Daniel Monteiro (24 anos - Base - ex-Algés)

5 - Miguel Salvador (24 anos - Base - ex-Santarém Basket)

6 - Diogo Carreira (27 anos - Base - Belenenses)

7 - Benedito Suca (22 anos - Extremo - Belenenses)

8 - Josimar Cardoso (19 anos - Poste - ex-Ginásio)

9 - Nuno Monteiro (20 anos - Extremo - Belenenses)

10 - Mark Flavin (24 anos - Poste - ex-Bahcesehir. U. (Turquia))

11 - Brian Robinson (23 anos - Poste - ex-Atlético)

12 - Paulo Simão (30 anos - Extremo - Belenenses)

13 - Aylton Medeiros (18 anos - Poste - ex-Seixal)

14 - Mario Jorge (28 anos - Extremo - Belenenses)

15 - Jason Robinson (26 anos - Extremo - ex-Sangalhos)

Belenenses dominou Queluz

Ao som de... Brian

Com mais e melhores opções no campo e no banco, o Belenenses cedo se impôs ao Queluz e, após nunca ter estado em desvantagem, arrancou para uma vitória (92-70), que o leva a disputar, hoje, em Queluz (17.00h), a final da série B do Torneio dos Campeões frente ao Benfica.

Apresentado uma maior velocidade e organização no ataque, os donos da casa tiveram em Brian Robinson (25 pontos, 10 ressaltos/6 ofensivos) o marcador de serviço e um regalo para o público na bancada. Tanto como a prestação sensacional de Jamie Kendrick (25 pontos, 5 ressaltos) ao serviço do Queluz. A diferença é que o primeiro teve quem o auxiliasse, enquanto o Kendrick não, dado que Kalu Guasco (16 pontos, 8 ressaltos) por vezes apagou-se e João Manuel (11) está longe do que pode render, apesar de a equipa só ter iniciado os treinos na passada semana. O Queluz não se entregou e, com os azuis a optarem por desnecessário individualismo após o intervalo (45-27), os forasteiros reduziram por duas vezes a desvantagem (58-52, 66-60). Mas durou pouco, visto que um parcial de 0-12 (78-60) na primeira metade do quarto final desfez qualquer dúvida quanto ao vencedor.

O Belenenses alinhou com: Diogo Carreira (5), Paulo Simão (5), Jason Robinson (16), Brian Robinson (25) e Mark Flavin (14); Miguel Salvador (13), Daniel Monteiro, Mário Jorge (6), Aylton Medeiros (4), Josimar Cardoso (2), Benedito Suca (2) e Bruno Tomé.

Treinador: Ivan Kostourkov.

O Queluz alinhou com: Tiago Barreiro (3), João Manuel (11), Jamie Kendrick (25), Kalu Guasco (16) e Dário Furtado; Pedro Afonso (6), Tiago Pinto (9), João Vicente e Danilson Moreira.

Treinador: André Martins

1º Periodo - 25-15

2º Periodo - 20-12

3º Periodo - 17-27

4º Periodo - 30-16

FONTE: JORNAL "A BOLA" (versão papel)

1 Comments:

  • At 23/9/06 00:39, Anonymous Anónimo said…

    O Nivaldo não engana, tanto ele como o Alvim são bons jogadores, acho que se tiverem uma adaptação rápida ao futebol Português podem fazer uma boa época.
    E amanhã lá estarei, num dia especial de aniversário, a torcer por uma grande exibição da nossa equipa com uma vitória no final.
    Saudações Azuis.

     

Enviar um comentário

<< Home