Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

domingo, dezembro 17, 2006

MARITIMO 1 - BELENENSES 4

A equipa de futebol de «Os Belenenses» venceu esta noite a formação do Marítimo por 4-1, num jogo realizado no Estádio dos Barreiros, a contar para a 14ª jornada da Bwinliga, rubricando uma exibição memorável, cheia de determinação e carácter.

Foi uma equipa do Belenenses altamente moralizada e confiante aquela que entrou no relvado do Estádio dos Barreiros, para defrontar um adversário muito complicado, que ambicionada subir ao terceiro lugar da classificação.

O técnico Jorge Jesus optou por manter o mesmo onze inicial dos últimos dois jogos, com algumas nuances tácticas a alternar entre o 4x2x3x1 com Cândido Costa, José Pedro e Silas no apoio a Dady, e o 4x3x1x2, com José Pedro a apoiar as saídas rápidas para o ataque de Dady e Silas.

Entrou melhor o Belenenses na partida, e logo aos 8 minutos, José Pedro com um passe magistral, isolou Silas, que descaído para o lado esquerdo do ataque, entrou na área e após um trabalho fantástico sobre o defesa contrário, rematou forte para o fundo das redes de Marcos.

A equipa do Marítimo acusou o golo sofrido e o Belenenses passou a controlar ainda mais a partida, dando o meio-campo ao adversário, de forma a fechar mais atrás, defendendo de modo mais compacto, mas sobretudo para preparar saídas rápidas e eficazes para o contra-ataque.

Só aos 28 minutos de jogo o Marítimo criou uma situação de algum perigo, na sequência de um livre directo de Olberdam, com a bola a sair perto da baliza de Costinha.

Aos 38 minutos, Silas marcou um livre-cruzamento do lado esquerdo do ataque e Marcos foi obrigado a sacudir a bola para a frente, com José Pedro a surgir à entrada da área a fazer um pontapé de ressaca que terminou com a bola no fundo das redes do Marítimo, elevando o marcador para 0-2, favorável à nossa equipa.

Costinha, aos 40 minutos, efectuou a sua primeira intervenção no jogo, desviando com dificuldade um cruzamento-remate de Marcinho, fazendo com o Belenenses fosse para intervalo a vencer confortavelmente a partida.

Para a segunda parte o técnico da equipa insular apostou ainda mais no ataque, colocando mais homens no ataque e jogando no risco na defesa, com a estrutura defensiva do Belenenses a sentir algumas dificuldades para se adaptar às marcações e suster o ímpeto atacante dos madeirenses nos primeiros minutos da segunda parte.

Sentindo que o Marítimo pressionava mais no ataque e tinha desguarnecido o sector defensivo, o técnico Jorge Jesus, aos 58 minutos, fez entrar o extremo veloz Eliseu, para o lugar de Cândido Costa, substituição que se viria a revelar extremamente feliz.

Logo na sua primeira intervenção, aos 59 minutos, Eliseu recebe a bola junto à linha do lado esquerdo, após um lançamento lateral, e passa pelo defensor contrário efectuando uma excelente jogada individual que culminou com um golo memorável, cheio de técnica e categoria, elevando o marcador para 0-3.

Aos 61 minutos, um lance que ficou por admoestrar pelo árbitro do encontro, que não viu uma agressão de Kanu a Gaspar, com um pontapé na cabeça do experiente central azul, que viu o amarelo por protestar...

Ainda a equipa contrária estava a sofrer os efeitos do terceiro golo sofrido e já Eliseu estava a ser derrubado na grande área insular, dando origem a uma grande penalidade que José Pedro, aos 64 minutos, converteu, ampliando o marcador para 0-4, fazendo o seu sexto golo na Bwinliga.

Uma exibição perfeita da equipa do Restelo, cheia de personalidade, actuando com muita tranquilidade e maturidade, com todos os elementos a actuarem de forma bastante positiva.

O Marítimo ainda alcançaria o seu golo de honra, aos 67 minutos, por intermédio de Lipatin, aproveitando um mau alívio de Costinha para fazer um chapéu certeiro.

Até final do jogo, destaque para a entrada de Manoel para o lugar de Dady, aos 73 minutos, para um golo anulado ao Belenenses por hipotético controlo da bola com o braço por parte de Rúben Amorim e para uma excelente defesa de Costinha, a evitar o segundo golo maritimista.

Amaral ainda rendeu Silas, aos 87 minutos de jogo, para adiantar um pouco mais a sua integração progressiva no relvado, após longa paragem por lesão.

O jogo terminou logo de seguida, com 1-4 no marcador favorável à nossa equipa, num jogo onde o Belenenses estreou o seu terceiro equipamento, todo de cor laranja, rubricando uma exibição memorável, digna da famosa «Laranja Mecânica» holandesa.

Com esta vitória, a terceira consecutiva, o Belenenses subiu provisoriamente para o 7º lugar, com 20 pontos, preparando-se agora para efectuar o jogo em atraso da 1ª jornada diante do Benfica, na próxima Quinta-feira, dia 21 de Dezembro, pelas 19h30, no Estádio da Luz.