Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

segunda-feira, janeiro 29, 2007

BELENENSES 1 - BENFICA 2

A equipa de futebol do Belenenses perdeu, ontem à noite, com o Benfica, por 2-1, em jogo da 16ª jornada da Liga BWIN, disputado no Estádio do Restelo, num jogo em que, apesar da boa exibição realizada, uma vez mais, a sorte nada quis com o Belenenses.

O técnico Jorge Jesus manteve o onze inicial da partida de Gondomar, introduzindo apenas Pinheiro no lugar do castigado Rúben Amorim, apostando para este jogo num tridente ofensivo composto por Silas, Dady e Roma, com o apoio de José Pedro nas suas costas.

Começou melhor o Belenenses, que logo aos 5 minutos poderia ter inaugurado o marcador, com Roma, de fora da área, a fazer um remate enrolado, com Quim a executar uma defesa milagrosa, e com Dady a não aproveitar a segunda bola com eficácia.

Não marcou o Belenenses, marcou o Benfica, com Simão, aos 13 minutos, a aproveitar uma enorme infantilidade entre Rolando e Costinha, para fazer um golo fácil e colocar o adversário em vantagem no marcador. Um golo que não se pode sofrer em alta competição!

Mancuso, Dady e Pinheiro, nos minutos seguintes visaram a baliza de Quim, mas seria aos 25 minutos, que Roma executaria uma das mais belas jogadas do encontro, falhando o golo por muito pouco, depois de passar por dois defesas adversários e ganhar espaço para o remate em plena grande área contrária, rematando forte, mas ao lado da baliza de Quim.

Aos 28 minutos, Dady entrou rápido na área, apertado por Luisão, e quando se preparava para rematar, foi derrubado pelo central brasileiro, com Pedro Proença a nada assinalar.

O Belenenses continuava a jogar melhor que o adversário, a ter mais posse de bola e mais entrega ao jogo, mas seria novamente contra a corrente do jogo que o Benfica chegaria ao golo, aos 36 minutos, na sequência de um lance de bola parada, com Rui Costa a cruzar para Luisão cabecear ao segundo poste.

Rodrigo Alvim ainda tentou reduzir, na marcação de um livre directo, mas o intervalo chegou com 0-2 no marcador, a premiar uma eficácia de 100% do adversário.

Para a segunda parte, o técnico Jorge Jesus colocou o estreante internacional panamiano Garcés, no lugar de Roma, apostando em dois avançados mais fortes fisicamente junto à área contrária.

No entanto, a segunda parte seria mais pobre, com o Benfica a apostar no antijogo e nas simulações de lesões que obrigavam a equipa médica e entrar constantemente em campo, cortando o ritmo à partida, com a cumplicidade do árbitro da partida.

Caso para dizer que a equipa médica adversária deveria ser homenageada pelo Ministério da Saúde, dado a sua competência em recuperar atletas «lesionados» em menos de 30 segundos, fazendo-os regressar ao relvado em plenas condições físicas, quando segundos antes estavam tão «incapacitados»...

Aos 59 minutos, Garcés ganhou uma bola na área e assistiu Dady para um acrobático pontapé de bicicleta, que passou perto da baliza de Quim, com Pedro Proença a assinalar jogo perigoso ao atacante azul, o que, poucos minutos depois, não assinalaria, quando Luisão efectuou um corte junto à sua área, com o mesmo movimento, com um atacante azul junto a ele. Dualidades de critério.

Garcés, aos 65 minutos, ganhou uma segunda bola à entrada da área contrária, e após bom trabalho individual rematou para uma difícil defesa de Quim, impedindo o golo ao panamiano na sua estreia.

Com o Belenenses a arriscar no ataque e a abrir espaços na defesa, o Benfica esteve perto do golo, aos 72 minutos, quando Nuno Gomes apareceu isolado e contornou Costinha, com Rodrigo Alvim a cortar o lance em cima da linha de golo.

Aos 78 minutos, Eliseu entrou para o lugar de Pinheiro, alargando ainda mais a frente de ataque do Belenenses.

Simão ainda esteve perto do golo, aos 82 minutos, com um remate colocado ao lado da baliza de Costinha, mas seria o Belenenses a reduzir para 1-2, aos 86 minutos, por intermédio de Silas, após cruzamento de Rodrigo Alvim, do lado esquerdo do ataque.

Com o Belenenses fortemente motivado na procura do empate, nos poucos minutos que faltavam, não mais houve jogo até final, perante o antijogo e simulações de lesões do adversário, com a cumplicidade de Pedro Proença, que após o golo azul mostrou quatro amarelos e um vermelho directo a jogadores azuis, sendo que, a expulsão directa de José Pedro é tremendamente injusta.

A derrota no encontro, penaliza a falta de sorte da nossa equipa, que realizou uma boa exibição, personalizada e com atitude, pecando na finalização e no erro infantil do primeiro golo sofrido.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Pedro Proença, da AF Lisboa, auxiliado por Tiago Trigo e por Ricardo Santos, também da AF Lisboa.

Belenenses: Costinha; Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Mancuso, Pinheiro(Eliseu, 78m) e Zé Pedro; Silas, Dady e Roma (Garcés, 45m).

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Petit, Katsouranis (Beto, 91m), Rui Costa (Manú, 85m) e Karagounis; Nuno Gomes (Mantorras, 90m) e Simão.

Golos: Simão (13m), Luisão (36m) e Silas (86m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Mancuso (72m), José Pedro (88m), Rodrigo Alvim (89m), Silas (90m) e Eliseu (93m). Cartão Vermelho a José Pedro (92m).

Resultado Final: Belenenses 1-2 Benfica