Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, janeiro 19, 2007

BELENENSES 0 - SPORTING 0

A equipa de Futebol de «Os Belenenses» não foi além de um empate a zero, na recepção ao Sporting, num jogo disputado no Estádio do Restelo, a contar para a 15ª jornada da Liga BWIN, onde a nossa equipa anulou por completo a formação adversária, dispondo ainda das melhores ocasiões de golo.

Sem poder contar com o castigado Gaspar e com o lesionado Sandro Gaúcho, o técnico Jorge Jesus surpreendeu na escolha do onze inicial ao colocar o médio-ala Cândido Costa na posição de lateral-direito, mantendo os restantes dez jogadores que jogaram em Paredes, no jogo da Taça de Portugal.

A primeira parte do jogo foi muito táctica, com as duas equipas perfeitamente encaixadas uma na outra, a não arriscarem muito no ataque, com o Belenenses a travar por completo as acções ofensivas do adversário mas a não conseguir soltar-se nas saídas para o ataque.

Com o quarteto defensivo em bom plano, e com Mancuso e Rúben Amorim a pautarem muito bem o jogo no miolo, só faltou ao Belenenses ter José Pedro e Silas num dia sim para levar de vencida o adversário, totalmente manietado pela actuação da nossa equipa.

Sem surpresa, o intervalo chegou com o nulo no marcador, numa primeira parte em que as duas equipas não conseguiram sequer criar situações de perigo relativo, excepto num ou outro remate de meia-distância, sem pontaria ou potência de remate.

No reatamento da partida, surgiu mais forte e mais afoito a equipa do Belenenses, tendo-se assistido a 15 minutos de grande qualidade da equipa azul, controlando o adversário, obrigando-o a recuar, encostando-se à sua área, tendo nessa altura disposto de algumas situações de golo, com a mais perigosa a acontecer aos 52 minutos.

Na sequência de uma excelente jogada colectiva, Roma isolou Rúben Amorim, descaído para a direita do ataque, que perante a saída de Tiago, assistiu Silas, no lado contrário, que dominou a bola no peito e rematou de primeira contra as pernas de Polga, que substitui o guarda-redes Tiago em cima da linha de golo, quando tinha tudo para fazer o golo. A melhor ocasião de golo de todo o jogo!

Este lance teve o condão de motivar ainda mais a equipa do Restelo, e nos minutos seguintes assistiu-se a um claro domínio da nossa equipa, com vários remates à baliza contrária e saídas rápidas para o ataque.

Aos 60 minutos, Jorge Jesus colocou Dady no lugar de Roma, dando mais acutilância e velocidade ao ataque.

Aos 65 minutos, Polga derrubou Eliseu, quando este se preparava para fugir à defesa adversária, num lance perigoso. Chamado a converter o livre perigoso, José Pedro não acertou no alvo.

Pouco depois, aos 66 e 67 minutos, Carlos Martins viu dois cartões amarelos e respectivo vermelho, por duas entradas violentíssimas sobre atletas azuis e o Belenenses passou a actuar com superioridade numérica.

Aos 76 minutos, Amaral entrou para o lugar de Mancuso, com Cândido Costa a subir para o meio-campo e Rúben Amorim a fechar à frente dos centrais. Aos 86 minutos, foi a vez de Pinheiro render Eliseu.

Pouco depois, Rúben Amorim cometeu uma falta a meio-campo, tendo sido admoestrado com um cartão amarelo, que o impossibilitará de defrontar o Benfica, na próxima jornada da Liga.

Até final do jogo, destaque apenas para mais um lance de grande perigo para o Belenenses, com Dady a assistir Cândido Costa, para um remate forte, de primeira, que saiu muito perto da baliza de Tiago.

O jogo terminou pouco depois, com um empate a zero no marcador, um resultado com sabor amargo para a nossa equipa, pela exibição conseguida, sobretudo na primeira metade da segunda parte, onde poderia ter chegado ao merecido golo, e pela forma exemplar como anulou por completo o futebol do adversário ao longo de toda a partida, que nunca conseguiu contrariar a nossa forma de actuar.

Com este empate, o Belenenses terminou a primeira volta da Liga BWIN com 21 pontos, estando provisoriamente classificado no grupo dos sextos classificados.

No próximo fim-de-semana, realiza-se a Quinta Eliminatória da Taça de Portugal, com o Belenenses a deslocar-se a Gondomar, para defrontar a equipa da casa, da Liga de Honra, com o jogo a realizar-se no Domingo, pelas 14h30, no Estádio S. Miguel.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Jorge Sousa, da AF Porto, auxiliado por José Cardinal e José Luís Melo, também da AF Porto.

Belenenses: Costinha; Cândido Costa, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Mancuso (Amaral, 76m), Rúben Amorim e José Pedro; Silas, Roma (Dady, 60m) e Eliseu (Pinheiro, 86m).

Sporting: Tiago; Caneira, Anderson Polga, Tonel e Ronny (Miguel Veloso, 70m); Custódio, Farnerud (Djaló, 45m), João Moutinho e Carlos Martins; Liédson e Alecsandro (Pereirinha, 70m).

Golos: Nada a registar.

Disciplina: Cartão Amarelo a Mancuso (12m), Ronny (35m), Anderson Polga (64m), Carlos Martins (66m), Carlos Martins (67m), Liédson (82m) e Rúben Amorim (88m). Cartão Vermelho a Carlos Martins (67m).

Resultado Final: Belenenses 0-0 Sporting