A equipa de futebol do Belenenses venceu a formação do Marítimo por 2-0, em jogo da 29ª jornada da Liga Bwin, num jogo bem disputado, realizado no Estádio do Restelo, que marcou a última partida da época no Restelo.
O técnico Jorge Jesus efectuou três alterações em relação ao onze habitual, colocando na baliza o regressado Marco Aurélio, alvo de estrondosa ovação, para além dos médios Pinheiro e Fernando, nos lugares dos habituais Sandro Gaúcho e José Pedro.
Como habitualmente, a equipa do Belenenses entrou forte no jogo, tentanto impor o seu ritmo de jogo, pressionando alto e procurando apostar no bom momento de forma da sua dupla de avançados, Dady e Garcés.
Logo aos 9 minutos, na sequência de um cruzamento do lado direito, Dady cabeceou com perigo, para grande defesa do guarda-redes contrário, com o árbitro da partida a não assinalar o respectivo pontapé de canto.
O Marítimo respondeu no minutos seguinte, com Marcinho a isolar Lipatin nas costas da defesa azul, que rematou forte para Marco Aurélio a efectuar uma intervenção fantástica, evitando o golo insular, para gáudio dos adeptos do Belenenses.
Aos 14 minutos, Silas na sequência de um livre, colocou a bola na cabeça de Dady, para Marcos defender com dificuldade, evitando o golo.
Fernando, aos 15 minutos, obrigou Marcos a duas defesas apertadas para canto, primeiro com um remate na sequência de um livre, depois com um remate cruzado na sequência de um pontapé de canto. Esperava-se o golo do Belenenses a qualquer altura!
Aos 24 minutos, o Marítimo, num rápido contra-ataque pelo lado esquerdo, criou perigo, com Evaldo a assistir Douglas na pequena área, mas Marco Aurélio, uma vez mais, a resolver bem o problema.
Aos 34 minutos, o Belenenses chegou ao merecido golo, num lance de ataque rápido, com Cândido Costa a cruzar a bola do lado direito, para uma antecipação excelente de Garcés, a cabecear com estilo, desviando a bola do guarda-redes adversário e inaugurando o marcador.
Perto do intervalo, Fernando colocou a bola ao segundo poste, onde surgiu Nivaldo a cabecear com perigo, contra um defesa contrário, que utilizou o braço para desviar a bola para canto, num lance bastante duvidoso.
As equipas foram para os balneários com o Belenenses na frente do marcador, pela margem mínima, deixando tudo em aberto para a segunda parte do encontro.
No regresso dos balneários, a equipa adversária veio mais forte, fazendo duas alterações ofensivas logo nos minutos iniciais da segunda parte, começando então Rolando a evidenciar-se, com uma segunda parte fantástica, com alguns cortes decisivos na sua área de acção.
Jorge Jesus, vendo que a equipa estava a sentir dificuldades, fez entrar José Pedro para o lugar de Fernando, com o Belenenses a reassumir novamente o comando do encontro.
Pouco depois, aos 68 minutos, Amaral foi advertido com um cartão amarelo e como tal, não jogará em Alvalade na última jornada do campeonato.
Aos 70 minutos, nova jogada polémica, desta vez com o Marítimo a protestar uma grande penalidade não assinalada, num lance onde Rolando, no chão, terá desviado a bola com o braço, evitando uma jogada perigosa da equipa madeirense.
No minuto seguinte, na sequência de um pontapé de canto a favor do Belenenses - após excelente contra-ataque de Dady que obrigou Marcos a defender para canto - um atleta insular colocou mão na bola de forma algo infantil, com o árbitro assistente a assinalar de pronto a infracção, com Paulo Costa a confirmar a respectiva grande penalidade.
Chamado a converter, Dady rematou forte e colocado, elevando o marcador para 2-0 e fazendo o seu 12º golo na competição, isolando-se no segundo lugar da lista de melhores marcadores do campeonato.
O segundo golo do Belenenses acabou com o jogo, aproveitando Jorge Jesus para mexer na equipa, fazendo entrar Djurdjevic para o lugar de Silas aos 77 minutos, com o sérvio a demonstrar grande «sede» de competição.
Até final do encontro, destaque para mais duas ocasiões de perigo para o Belenenses, com José Pedro na conclusão dos dois lances, e para a entrada de Gaspar, aos 85 minutos, para o lugar do esgotado Pinheiro.
O jogo terminou pouco depois, não sem antes Nivaldo ser advertido com cartão amarelo, que também o impede de dar o seu contributo na partida de Alvalade.
Com esta vitória, o Belenenses despede-se do Estádio do Restelo esta época, no 4º lugar com 49 pontos, com a equipa a ser devidamente ovacionada no final do encontro.
Ficha do Jogo:
Estádio do Restelo
Árbitro: Paulo Costa, da AF Porto, auxiliado por João Santos e Amândio Ribeiro, também da AF Porto.
Belenenses: Marco Aurélio; Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Pinheiro (Gaspar, 85m); Cândido Costa, Silas (Djurdjevic, 77m) e Fernando (José Pedro, 64m); Dady e Garcés.
Marítimo: Marcos; Gregory, Alex e Evaldo; Filipe Oliveira, Arvid, Wénio (Mbesuma, 52m) e Luis Olim; Marcinho; Douglas (Kanu, 52m) e Lipatin (Gonçalo, 69m).
Golos: Garcés (34m) e Dady (71m).
Disciplina: Cartão Amarelo para Amaral (68m), Gonçalo (71m) e Nivaldo (90m).
Resultado Final: Belenenses 2-0 Marítimo