Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, maio 22, 2007

SPORTING 4 - BELENENSES 0

A equipa do Belenenses foi esta noite derrotada por 4-0 pela formação do Sporting, em jogo disputado no Estádio Alvalade XXI, relativo à 30ª e última jornada da Liga Bwin, numa partida em que a nossa equipa demonstrou já estar com o pensamento na Final do Estádio do Jamor.

De facto, apesar das ausências de alguns atletas fundamentais da nossa equipa, como Amaral, Nivaldo, Sandro Gaúcho e Rúben Amorim, a nossa equipa poderia ter feito muito melhor, não fosse o facto de, por mais que fosse diferente a intenção, já estar com os pensamentos postos no Jamor, num jogo onde iremos discutir a atribuição de um título nacional que já conquistámos por três ocasiões.

É notório que esta equipa do Belenenses vale muito mais do que produziu hoje em campo, mas acaba por ser humano perceber e compreender que alguns dos nossos jogadores inconscientemente tenham evitado alguns choques e jogadas de risco que os pudesem afastar desse jogo onde discutiremos a conquista da nossa 4ª Taça de Portugal.

Assim sendo, logo aos 10 minutos a equipa da casa inaugurou o marcador, num lance onde Liedson surgiu isolado, aproveitando alguma descoordenação no nosso sector defensivo, para na cara de Marco Aurélio fazer o primeiro golo da partida.

Pouco depois, aos 20 minutos, Alecsandro fez o segundo golo da partida, num remate de longa-distância, sem qualquer tipo de oposição da nossa equipa, que embateu no chão à frente de Marco Aurélio e traiu o nosso guarda-redes, que poderia ter feito melhor neste lance.

Só após estar em desvantagem no marcador por dois golos de diferença o Belenenses começou a circular melhor a bola e a desenvolver algumas jogadas de perigo relativo, sendo que, o intervalo chegou sem que o resultado sofresse mais alterações, apesar de uma falha escandalosa de José Pedro na cara do guarda-redes adversário, que poderia ter levado as equipas para o intervalo separados pela margem mínima no marcador.

No recomeço da etapa complementar, as duas equipas não mudaram a forma de actuar, com a formação da casa mais acutilante e com o Belenenses a não conseguir jogar o seu futebol habitual, apesar de regressar com outra vontade.

Porém, aos 63 minutos, o técnico Jorge Jesus vendo que a nossa equipa estava «ausente» do Alvalade XXI, efectuou três substituições de uma assentada, fazendo entrar Mano, Carlitos e Roma para os lugares de Cândido Costa, Silas e Dady, poupando estes três jogadores importantes da nossa equipa ao desgaste do jogo.

Até final do jogo, nada de novo, não fossem os dois golos sofridos pela nossa equipa ao minuto 89 e 90, quando já todos esperavam que o encontro terminasse sem mais golos, dando assim um volume demasiado expressivo e penalizador à nossa derrota.

Terminada a partida, com uma pesada derrota por 4-0, que nos fez descer para a 5º posição final no campeonato - classificação excelente para quem iniciou a época sem saber em que escalão iria competir - é tempo de preparar a final do Estádio do Jamor, sendo que, nesse dia será outro Belenenses, com mais qualidade, concentração e determinação que surgirá no relvado do Jamor.

Ficha do Jogo:

Estádio Alvalade XXI

Árbitro: Jorge Sousa, da AF Porto, auxiliado por José Ramalho, da AF Vila Real e por José Luís Melo, da AF Porto.

Sporting: Ricardo; Abel, Caneira, Polga e Tello; Miguel Veloso; Nani (Pereirinha, 81m), Romagnoli (Tonel, 73m) e João Moutinho; Liedson e Alecsandro (Yannick, 73m).

Belenenses: Marco Aurélio; Cândido Costa (Mano, 63m), Rolando, Gaspar e Rodrigo Alvim; Pinheiro; Silas (Carlitos, 63m), José Pedro e Fernando; Dady (Roma, 63m) e Garcés.

Golos: Liedson (10m), Alecsandro (20m), Yannick (89m) e Pereirinha (90m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Cândido Costa (43m), Miguel Veloso (44m), Nani (79m) e Mano (86m).

Resultado Final: Sporting 4-0 Belenenses