Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, maio 18, 2007

BELENENSES 2 - BEIRA-MAR 0

A equipa de futebol de «Os Belenenses» venceu a formação do Beira-Mar por 2-0, em jogo da 27ª jornada da Liga Bwin, realizado num Estádio do Restelo com uma apreciável moldura humana, reforçando, desse modo, a sua candidatura ao quarto lugar final na competição.

Num jogo muito importante para as duas equipas, a equipa do Belenenses foi sempre superior ao seu adversário, com José Pedro, logo aos 7 minutos, a rematar forte de fora da área para Eduardo desviar para canto.

Jorge Jesus apostou num onze inicial bastante ofensivo, com Carlitos, Silas e José Pedro no apoio directo a Dady e Garcés, sendo que, aos 16 minutos, o Belenenses inaugurou o marcador, por intermédio de Garcés, com um bom cabeceamento após cruzamento exemplar de Sandro Gaúcho.

Aos 21 minutos, José Pedro voltou a colocar em perigo a baliza aveirense, com uma excelente jogada individual que culminou com um remate colocado que Eduardo defendeu com dificuldade.

Sempre bem apoiado pelo público presente no Restelo, a nossa equipa esteve novamente perto do golo, num livre de Carlitos, que Garcés desviou para emenda falhada de Nivaldo ao segundo poste.

José Pedro, muito activo em jogo, voltou a ter o golo nos pés aos 28 minutos, quando apareceu isolado na cara do guarda-redes contrário, mas permitiu uma excelente intervenção a Eduardo.

Só nos últimos minutos da primeira parte a equipa de Aveiro conseguiu libertar-se da pressão do Belenenses e arriscar alguns lances tímidos de ataque, sempre com a defesa azul a controlar os acontecimentos.

O intervalo chegou com uma vantagem da nossa equipa pela margem mínima, resultado lisonjeiro para os aveirenses, dada a qualidade do futebol praticado pela nossa equipa nos primeiros 45 minutos.

A segunda parte trouxe um Belenenses a procurar fazer a gestão do resultado, dando a iniciativa do jogo ao adversário, tendo a qualidade de jogo descaído bastante nesse período.

Apesar de ter mais posse de bola e de encostar o Belenenses mais atrás no terreno, o Beira-Mar não conseguiu criar situações de perigo, tendo Costinha sido um mero espectador ao longo dos 90 minutos, apesar do «esforço» de alguns jogadores azuis na segunda parte em perder a bola em zonas proibidas, com «rodriguinhos» perfeitamente dispensáveis.

Vendo a equipa a sentir algumas dificuldades na circulação de bola, o técnico Jorge Jesus fez entrar Fernando para o lugar de Carlitos, aos 61 minutos, refrescando o meio-campo do Restelo.

Porém, só com a segunda substituição efectuada por Jorge Jesus, a entrada de Pinheiro para o lugar de Garcés aos 75 minutos, é que o Belenenses voltou a pegar no jogo e a sair para o ataque com perigo, graças à colocação de Silas ao lado de Dady.

Aos 76 minutos, Silas desenvolveu uma excelente jogada pelo lado esquerdo do ataque e cruzou a bola para Dady, que deixou passar para José Pedro, que em óptima posição para rematar preferiu assistir Pinheiro, que rematou fraco, num lance em os jogadores da nossa equipa foram demasiado cerimoniosos qundo tinham tudo para fazer o segundo golo.

Aos 80 minutos, Silas em mais uma boa iniciativa pelo lado esquerdo, centrou a bola para um cabeceamento excelente de José Pedro, com o guarda-redes Eduardo a efectuar uma defesa fantástica, evitando o golo certo da nossa equipa.

Logo a seguir, Amaral começou a sentir problemas físicos, sendo substituído aos 81 minutos pelo jovem Mano, que foi fechar o lado direito da defesa azul.

Depois de um início de segunda parte em ritmo de descanso activo, o Belenenses voltou a forçar nos últimos minutos de jogo na procura do golo da tranquilidade, tendo o mesmo aparecido aos 89 minutos, quando Dady, lançado pelo lado esquerdo do ataque, desenvolve uma jogada individual fantástica, tirando um defesa contrário da frente e rematando forte e colocado, sem hipótese de defesa para o guarda-redes adversário, num golo de belo efeito. Décimo golo de Dady na Liga Portuguesa, a que se juntam mais três na Taça de Portugal!

O jogo terminou pouco depois, com uma vitória justa e concludente da nossa equipa por 2-0, fruto de uma óptima primeira parte e de uns quinze minutos finais novamente em bom plano, perante um adversário que se encontra numa posição difícil da classificação.

Com esta vitória, o Belenenses reforçou o 4º lugar da classificação, com 46 pontos, quando faltam apenas três jornadas para o final do campeonato, sendo que, após assegurado um lugar na Final da Taça de Portugal, a manutenção desta posição passou a ser um objectivo importante para os pupilos de Jorge Jesus.

Ficha de Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Elmano Santos, da AF Madeira, auxiliado por Sérgio Serrão, da AF Madeira e por João Tomatas, da AF setúbal.

Belenenses: Costinha; Amaral (Mano, 81m), Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho; Carlitos (Fernando, 61m), Silas e José Pedro; Dady e Garcés (Pinheiro, 75m).

Beira-Mar: Eduardo; Ricardo (Reginaldo, 35m), Devic, Alcaraz e Tininho; Diakité e André Leão; Artur (Delibasic, 53m), Ratinho e Rui Lima (Matheus, 69m); Edgar.

Golos: Garcés (16m) e Dady (89m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Sandro Gaúcho (22m) e Reginaldo (74m).

Resultado Final: Belenenses 2-0 Beira-Mar