Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quarta-feira, julho 18, 2007

BELENENSES VENCE SINDICATO DOS JOGADORES

A equipa principal de «Os Belenenses» realizou esta tarde o seu primeiro jogo de preparação da época 2007/2008, defrontando no Estádio do Restelo a formação do Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional, vencendo o particular por 4-0, com golos de Roncatto, Fernando, Rafael Bastos e Silas.

Em vésperas de iniciar o Estágio de pré-temporada, numa unidade hoteleira da região de Sintra, a formação do Belenenses efectuou o seu primeiro jogo-treino, despedindo-se do Restelo com uma vitória tão expressiva como natural.

Perante uma assistência próxima dos 500 adeptos azuis, ávidos por verem em acção os novos reforços do Restelo, o técnico Jorge Jesus escalou para primeiro onze da temporada os seguintes atletas:

Marco Gonçalves; Cândido Costa, Rolando, Gonçalo Brandão e Rodrigo Alvim; Gabriel Gómez; Rafael Bastos, Hugo Leal e Fernando; João Paulo e Roncatto.

A capacidade defensiva do panamiano Gabriel Gómez e a criatividade de Hugo Leal conjugaram-se na perfeição, assegurando desde logo uma grande segurança defensiva, e simultaneamente, uma transição eficaz para o ataque onde pontificava um quarteto de jogadores brasileiros de bom recorte técnico.

Rafael Bastos na ala direita e Fernando na ala esquerda foram sempre eficazes nas movimentações meio-campo/ataque, servindo a propósito duas setas apontadas para a baliza adversária: João Paulo, alto, possante e detentor de um forte remate e Evandro Roncatto, oportuno, eficaz com a baliza sempre na mira.

Foi precisamente o campeão do mundo de sub-17, Roncatto, quem inaugurou o marcador. Decorriam 37 minutos de jogo quando Rafael Bastos entrou na área, descaído pela direita, acabando a bola por sobrar para Roncatto que, implacável, factura pela primeira vez com a cruz de cristo ao peito.

Poucos minutos volvidos, ao cair do pano sobre a primeira parte, Fernando marcou um livre sobre a direita, com a bola a sobrevoar todos os jogadores na área, até se alinhar no fundo da baliza, elevando para 2-0, recolhendo os jogadores aos balneários quase de imediato.

Como quase sempre acontece nestes jogos, a segunda metade do encontro trouxe consigo uma pequena revolução na constituição das equipas, com o técnico Jorge Jesus a colocar em campo o seguinte onze:

Marco Gonçalves; Cândido Costa, Rolando, Diattá e Gonçalo Brandão; Rúben Amorim, Rafael Bastos, Silas e José Pedro; Mendonça e João Paulo.Em relação à primeira parte, o quarteto defensivo azul viu sair Rodrigo Alvim, passando Gonçalo Brandão do centro para a esquerda, Cândido Costa permaneceu no lado direito, juntando-se a Rolando o senegalês Diattá, que se encontra a ser observado por Jorge Jesus.

O meio-campo assumiu a fórmula de sucesso do ano transacto com a entrada de Rúben Amorim, José Pedro e Silas - acompanhados por Rafael Bastos - recaindo as despesas do ataque em João Paulo e Mendonça.

Consequentemente, o Belenenses regressou mais veloz e pressionante no meio-campo adversário, sucedendo-se as situaçoões de perigo junto da baliza contrária.

Foi então que surgiu o terceiro golo, resultado da melhor jogada de todo o encontro, com uma série de passes certeiros entre vários jogadores azuis até o esférico ser amortecido para a zona da entrada da área, onde surgiu, de forma oportuna, Rafael Bastos para a concretização.

O médio brasileiro foi substituido quase de imediato, sendo alvo de uma enorme salva de palmas oriunda da bancada.

Não obstante as sucessivas substituições, o cariz do jogo não se alterou substancialmente até ao final, saindo dos pés do capitão Silas, o quarto e último golo da tarde.

Costinha, Devic, Areias, Amaral e Dady não alinharam neste jogo-treino, limitando-se a fazerem corrida junto do preparador-físico Prof. Mário Monteiro.

Destaque final para a presença no Restelo de Nivaldo, fortemente aplaudido pelos adeptos azuis presentes no Restelo, que veio despedir-se dos adeptos e companheiros, antes de viajar definitivamente para França, onde vai alinhar na formação do Saint-Etienne.