Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, setembro 07, 2007

BELENENSES 2 - ATALANTA 1 (TROFÉU TERESA HERRERA)

O Belenenses venceu este final de tarde a equipa italiana do Atalanta por 2-1, no jogo de atribuição do terceiro lugar do prestigiado Torneio Teresa Herrera. Os golos azuis foram obtidos por Rafael Bastos e Roncatto.

Menos de 24 horas após o jogo da meia-final do Torneio Teresa Herrera, frente ao Real Madrid, a equipa do Belenenses defrontou e venceu a formação do Atalanta, conjunto da série A do futebol italiano, por 2-1.

A equipa azul entrou no jogo a vencer, com o brasileiro Rafael Bastos a marcar logo aos 3 minutos, na sequência de um canto, o primeiro golo da tarde. Todavia, a formação da Atalanta, equipa que havia disputado o jogo da meia-final na 3ª feira (frente ao Deportivo da Corunha) reagiu, e aos 24 minutos empatou por intermédio do centrocampista Simone Padoin.

Ao intervalo, o empate ajustava-se à produção das equipas dentro do terreno de jogo.

No reatar do jogo, Jorge Jesus fez entrar Roncatto, Amaral e Ruben Amorim, reforçando a vocação atacante do conjunto da Cruz de Cristro. O Belenenses dominava a partida, e a partir dos 51 minutos passa a jogar em superioridade numérica, após cartão mostrado a Carrozzieri, na sequência de uma falta sobre João Paulo.

Dez minutos mais tarde, uma excelente combinação entre Roncatto e Rafael Bastos permite ao primeiro desmarcar-se na grande área, batendo para dentro das redes italianas depois de tirar do caminho do guardião da equipa de Bergamo. O Belenenses voltava à posição de vencedor, condição que aliás traduzia inteiramente o intenso domínio dos azuis em todo o terreno, com o guardião Dragovic a assumir-se quase como mero espectador de uma partida quase sempre jogada no meio de campo defensivo italiano.

Aos 73 minutos, Roncatto sofre falta, o seu pé fica preso na relva e a perna continua a sua rotação. O avançado brasileiro ao serviço do Belenenses caiu de imediato, percebendo-se pela sua expressão de dor a necessidade de se proceder à substituição. Para o seu lugar entraria minutos mais tarde Munoz.

Até ao final do encontro o Belenenses controlou a partida, acabando por terminar da melhor forma um Torneio em que se apresentou com grande personalidade, e durante o qual reforçou o prestígio internacional de que goza.

No jogo da final, o Deportivo bateu o Real Madrid por 2-1, sagrando-se vencedor do Teresa Herrera 2007.

Ficha de jogo:

BELENENSES-ATALANTA

Estádio Riazor, na Corunha.

BELENENSES: Dragovic, Cândido Costa, Rolando, Devic, Rodrigo Alvim, Gabriel Gómez, Fernando, Zé Pedro, Silas e Rafael Bastos; João Paulo Oliveira. Suplentes: Marco Gonçalves, Ruben Amorim, Mendonça, Roncatto, Amaral, Nicolás Muñoz, Patrik Oliveira, Mano e Sandro Moreira, Hugo Leal e Tiago Figueiredo

Treinador: Jorge Jesus

ATALANTA: Coppola, Rivalta, Carrozzieri, Capelli, Bellini; Ferreira, Bernardini, De Ascentis e Padoin; Doni e Floccari. Suplentes: Ivan, Talamonti, Adriano Pereira, Manfredini, Muslimovic, Guarente, Tissone e Defendi

Treinador: Luigi Del Neri

Marcadores: Rafael Bastos (3’), Padoin (24’) e Roncatto (61’).