Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, setembro 07, 2007

ESPECTÁCULO COM GOLEADA NA APRESENTAÇÃO

A equipa profissional de «Os Belenenses» venceu este final de tarde a formação do Al-Arabi, do Qatar, por 7-1, no jogo de apresentação aos sócios realizado no Estádio do Restelo, rubricando uma fantástica exibição que encheu de alegria e satisfação os adeptos presentes nas bancadas do Restelo.

Depois do excelente desempenho obtido no recente Torneio Teresa Herrera, na Corunha, a formação do Belenenses voltou a brilhar nesta pré-temporada, realizando uma exibição notável, cheia de personalidade, coroada com uma goleada sobre um adversário lutador e valoroso, que nos dois jogos anteriormente disputados na sua digressão em Portugal, perdeu por números mínimos com equipas da BwinLiga.

Em mais um jogo onde o serviço público de televisão perdeu uma oportunidade de dar a conhecer ao país a qualidade do futebol praticado pela equipa do Restelo, que não tem escolhido para adversários nesta pré-época equipas formadas por empregados de hotel mas sim equipas fortes e competitivas, a formação orientada por Jorge Jesus deu mais uma manifestação de bom futebol, num jogo onde a sufocante pressão exercida por todos os atletas ainda no meio-campo adversário demonstrou a elevada disponibilidade física dos nossos atletas.

Para este jogo, o técnico Jorge Jesus colocou de início o seguinte onze: Marco Gonçalves; Cândido Costa, Devic, Rolando e Rodrigo Alvim; Gabriel Goméz; Rúben Amorim e José Pedro; Mendonça, João Paulo e Silas.

Logo aos 3 minutos, Silas recebe um passe de José Pedro e executa uma jogada individual fantástica na área adversária que culmina com uma assistência para João Paulo inaugurar o marcador, num golo com direito a um festejo especial junto do lesionado Roncatto, que não pode alinhar neste encontro apesar de estar no banco de suplentes a assistir à partida.

Pouco depois, aos 9 minutos, e fruto do futebol pressionante e das trocas constantes no ataque azul, o Belenenses ampliou o resultado para 2-0, com Gabriel Goméz a rematar de fora da área e a bola a entrar na baliza contrária após tocar num defesa adversário que desviou a trajectória da mesma.

Com um tridente ofensivo composto por Mendonça, João Paulo e Silas em grande destaque, a causarem estragos no sector recuado do Al-Arabi, e com o meio-campo formado por Gabriel Goméz, Rúben Amorim e José Pedro a trabalharem muito bem, sempre a criarem linhas de passe para os jogadores mais adiantados, não foi surpresa que o Belenenses adiantasse o marcador para 3-0, aos 22 minutos, numa jogada de insistência de João Paulo, a mostrar muitas potencialidades neste jogo.

Pouco depois, aos 26 minutos, surgiu o melhor golo da partida, com o endiabrado Mendonça, a aparecer momentaneamente no lado esquerdo do ataque para flectir para o meio e rematar violentamente de fora da área para um golo de belo efeito, indefensável para qualquer guarda-redes.

A vencer por 4-0 ainda antes da meia-hora de jogo temeu-se que a equipa pudesse baixar o ritmo, mas o Belenenses continuou a insistir na pressão alta e na constante troca de posição dos seus atletas mais adiantados, com uma circulação de bola muito mecanizada, que voltou a surtir efeito aos 44 minutos, quando João Paulo elevou para 5-0, respondendo com um cabeceamento eficaz a um cruzamento do lado direito do ataque azul.

O intervalo surgiu com 5-0 no marcador, tendo o técnico Jorge Jesus alterado a equipa nos balneários, fazendo entrar Gonçalo Brandão, Hugo Leal, Rafael Bastos e Fernando para os lugares de Rodrigo Alvim, Rúben Amorim, José Pedro e Silas, respectivamente.

Com Rafael Bastos e Fernando muito rematadores e com João Paulo menos concretizador do que na primeira parte, o Belenenses continuou a brilhar na segunda parte, com especial destaque para o facto do meio-campo azul, mesmo com três unidades novas em campo, manter a qualidade de jogo, demonstrando haver mais alternativas de qualidade no plantel desta época.

Aos 61 minutos, foi a vez de Amaral e Mano renderem Cândido Costa e Gabriel Goméz, com o jovem internacional Sub-20 a entrar muito bem na partida.

Aos 65 minutos finalmente surgiu o 6-0, com Rafael Bastos a assistir Fernando, que descaído para o lado esquerdo da grande área, desferiu um potente e colocado remate que só parou no fundo das redes adversárias.

No minuto seguinte, Amaral perdeu a bola em lugar proibido e a jogada, com Salmman a aparecer solto nas suas costas e a efectuar um cruzamento-remate fraco, que ainda tabelou num defesa azul, traindo o guarda-redes Marco Gonçalves, que poderia ter feito melhor para evitar o tento de honra do Al-Arabi, formação orientada pelo português José Romão.

Já com Weverson em campo no lugar de Rolando e com o jovem Sandro Moreira no lugar de Mendonça, o Belenenses ampliou para 7-1, aos 77 minutos, novamente por intermédio de Fernando, em mais um remate forte e colocado, de fora da área.

O resultado ficou por aqui, porque nos minutos finais João Paulo e restantes jogadores do ataque desperdiçaram algumas jogadas de excelente recorte técnico com finalizações desastradas, que poderiam ter elevado o marcador para números históricos.

No final, os adeptos presentes no Restelo ovacionaram os atletas pelo resultado e pela excelente exibição obtida, com alguns momentos verdadeiramente mágicos.

Para além do jogo em si, cujo resultado e sobretudo a fantástica exibição da equipa não deixam de ser o principal destaque desta crónica conforme puderam presenciar os adeptos presentes, outros assuntos mereceram destaque nesta noite de Verão no Restelo.

Dady não compareceu à cerimónia de apresentação

O jogo de apresentação aos sócios, começou com a tradicional cerimónia de apresentação individual de todos os elementos do grupo de trabalho de «Os Belenenses» SAD, atletas, equipa técnica, equipa médica, dirigentes e restantes colaboradores da Sociedade Desportiva.

Destaque para o facto dos atletas surgirem no relvado, quando chamados pelo speaker de serviço, descendo as bancadas do Restelo e passando pelos adeptos presentes, ao invés de surgirem pelo túnel de acesso como habitualmente acontece nestas cerimónias, tornando esta cerimónia mais interessante.

Ausência notada nesta cerimónia de apresentação foi a do atleta Dady, face à posição assumida pelo presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, que o presidente da Direcção e do Conselho de Administração de «Os Belenenses» SAD, classificou, no decorrer da conferência de imprensa realizada no final do encontro, como sendo «muito confusa», manifestando dúvidas sobre o papel do Sindicato de Jogadores neste assunto, tendo inclusive considerado o Sindicado de Jogadores como «uma entidade não-dialogante, ditatorial e esclavagista» porque «não permite o diálogo entre o atleta e a sua entidade patronal sem a presença de um advogado do Sindicado, o que é uma violação clara da lei, pretendendo ainda que o presidente da SAD não dialogue directamente com o presidente do clube interessado no atleta».

Cabral Ferreira reforçou ainda a ideia que se «trata de uma tentativa de aquisição hóstil sobre um atleta do nosso Clube, que renovou contrato recentemente e que continua a ser recebido de braços abertos no seio do Clube, sem qualquer animosidade por parte do restante grupo de trabalho».

Cabral Ferreira questionou ainda no decorrer da conferência da imprensa o porquê desta atitude do Sindicato de Jogadores, manifestando a intenção de descobrir «quais os interesses que estão por trás desta atitude do Sindicato de Jogadores», que parece «querer agir como uma Trade-Union» justificando que o Sindicato do Jogadores parece agir como «se fosse empresário de jogadores».

A terminar a sua intervenção, Cabral Ferreira referiu ir encontrar-se esta semana com o presidente do único clube que apresentou uma proposta concreta para a aquisição do atleta, referindo que «os adeptos do Belenenses podem estar descansados que os interesses do Clube vão ser defendidos, como o foram no caso Mateus e no caso do licenciamento do Estádio do Restelo».

Nicolás Muñoz e Dragovic de saída, Weverson fica

Os atletas Nicolás Muñoz, Dragovic e Weverson, de acordo com as informações prestadas pelo técnico Jorge Jesus, encontravam-se no Restelo a cumprirem um período experimental de observação, tendo os dois primeiros sido dispensados, permanecendo o último a integrar o grupo de trabalho de «Os Belenenses» SAD.

Marco Aurélio homenageado

No intervalo do encontro, realizou-se uma justa e sentida homenagem ao nosso «Imperador» Marco Aurélio, que terminou a sua carreira no final da temporada transacta, após representar o Belenenses por nove épocas, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Direcção e da SAD, Cabral Ferreira, que presenteou o antigo atleta azul com uma lembrança do Clube, sob fortes aplausos dos adeptos presentes, tendo Marco Aurélio sido ainda presenteado com algumas lembranças da claque Fúria Azul, que colocou uma targa nas bancadas dizendo: «Na História do Belém, o imperador Marco Aurélio será eterno».

Mais um Equipamento Oficial 2007/2008 apresentado

Tal como o técnico Jorge Jesus acredita numa política de jogo-a-jogo, também os equipamentos oficiais da nossa equipa para a época 2007/2008 serão apresentados jogo-a-jogo.

Assim, depois de no Torneio Teresa Herrera, frente ao Real Madrid, a nossa equipa ter alinhado com aquele que será o equipamento oficial principal, para os jogos da Taça UEFA, e de frente à formação do Atalanta ter sido utilizado o equipamento oficial alternativo, para os jogos da Taça UEFA, hoje foi a vez da nossa equipa alinhar diante do Al-Arabi, com aquele que será o terceiro equipamento oficial, para as competições nacionais.