Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, novembro 03, 2007

F.C.PORTO 1 - osBELENENSES 1 (10ª JORNADA)

Na visita do nosso clube à casa do líder do campeonato, em jogo que abriu a 9ª jornada da Bwin Liga, o Belenenses conseguiu uma igualdade a 1 bola, aliada a uma boa exibição perante uma equipa que somava por vitórias todos os jogos disputados até à data.

O Belenenses apresentou-se com o seu onze habitual e desde o início deu mostras de querer discutir o resultado perante o campeão nacional. Daí, os primeiros minutos foram de futebol repartido, com muitas jogadas a meio-campo, apesar da natural tendência para o FC Porto procurar tomar as rédeas do encontro.

Aos 6, Quaresma envia a bola à trave num centro-remate, para logo no minuto seguinte, Weldon, após boa jogada individual, rematar para defesa de Helton.

Aos 11, o FC Porto vê-se obrigado a substituir o lesionado Lucho Gonzalez por Leandro Lima, e a equipa portista pareceu acusar o toque, demorando alguns minutos a assentar o seu jogo, que continuava meio atabalhoado perante a bem escalonada equipa do Belenenses.

No entanto, aos 20, quando nada o fazia prever, a equipa da casa inaugura o marcador. Os jogadores do Belenenses trocavam a bola na sua intermediária, há um passe mal medido para Ruben Amorim, que ao disputar a bola com Paulo Assunção, vê este último tocar o esférico para diante, aparecendo Helder Postiga na direita da grande área, chutando para a baliza de Costinha, que parece mal batido no lance. Se dúvidas já existiam num primeiro momento sobre a posição do jogador portista aquando do passe do seu colega, logo ficaram dissipadas na repetição televisiva, vendo-se Helder Postiga adiantado cerca de 2 metros à defensiva azul. Erro crasso do fiscal de linha, que se encontrava em boa posição para assinalar a irregularidade no lance.

O Belenenses, nos minutos seguintes, acusou o golo sofrido, mas aos poucos foi tomando conta do meio campo, aproveitando um momento de maior desconcentração da equipa portista, bem evidente na quantidade de passes falhados.

Aos 35 uma excelente jogada colectiva, resulta num remate perigoso de Roncatto, que Helton desvia com dificuldade para canto. O mesmo Roncatto, dois minutos depois, à entrada da árae, remata com força e colocado, mas Bruno Alves interpõe-se num lance que parecia extremamente perigoso.

O Belenenses jogava agora melhor e alargava-se no tereno do jogo, mas até ao intervalo não chegou o desejado golo.

Na 2ª parte, entrou melhor o Belenenses, fazendo a primeira alteração aos 47 com a entrada de Evandro Paulista para o lugar de Silas.

Aos 50, surge o merecido golo do empate. Excelente jogada de Roncatto, que endossa a bola para José Pedro que, à entrada da área, faz o túnel a Cech, e à saída de Helton, pica a bola sobre o guarda-redes brasileiro. Era a altura dos jogadores e adeptos belenenses fazerem a festa perante mais de 30 mil espectadores.

Nos minutos seguintes, o FC Porto tentou reagir, de forma a continuar a sua carreira 100% vitoriosa, mas o Belenenses defendia bem, e procurava com jogadas bem delineadas o contra-ataque, estando o jogo dividido e com ambas as equipas a procurarem o golo.

A partir dos 70 o FC Porto começou a pressionar com maior intensidade, e a equipa do Belenenses, devido a essa pressão, começou naturalmente a recuar no terreno, mas sem nunca perder de vista a baliza de Helton, procurando sempre que possível, a contra-ofensiva. A equipa portista ia ganhando alguns cantos, mas sem nunca criar real perigo, a não ser em 2 lances em que os seus avançados se encontram em fora-de-jogo, devidamente assinalados pela equipa de arbitragem.

Até final, o espírito de luta e entreajuda da equipa do Belenenses ficou bem patente, conseguindo aguentar a pressão do FC Porto, que procurava chegar à vitória mais com o coração do que com a cabeça, mas sem sucesso, chegando o fim do jogo, com a repartição de pontos, que foi o mais justo face aquilo que se passou no relvado ao longo dos 90.

Uma palavra de parabéns então para toda a equipa que, sem excepção, honrou a camisola que enverga e procurou discutir desde o início o resultado no Estádio do Dragão.

A arbitragem acabou por ter influência do resultado, na medida em que deixou passar em claro o fora-de-jogo no lance do golo do FC Porto, assim como teve dualidade de critérios na amostragem de cartões amarelos, não se inibindo de mostrá-los aos jogadores do Belenenses, mas deixando, p.e., de mostrar um cartão amarelo a Quaresma, quando simulou um penalty.

Ficha de Jogo:

Estádio do Dragão – 2/11/2007

Árbitro: Paulo Baptista, da AF Portalegre, auxiliado por Paulo Carrilho e por Vítor Silva.

Belenenses: Costinha; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Goméz, Rúben Amorim, José Pedro e Silas (Evandro Paulista, 47); Wéldon (João Paulo Oliveira, 90) e Roncatto (Rafael Bastos, 77).

Porto: Helton; Fucile, Bruno Alves, Stepanov e Cech; Paulo Assunção; Raul Meireles e Lucho Gonzalez (Leandro Lima 11m; Tarik, 60); Quaresma, Postiga (Adriano, 69) e Lisandro.

Golos: Postiga e Zé Pedro.

Disciplina:Cartão Amarelo a Rolando; Gabriel Goméz; Silas; Rodrigo Alvim; Tarik; Weldon; Quaresma; Costinha.

Resultado Final: FC Porto 1 - 1 Belenenses


FONTE: http://www.osbelenenses.com/

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home