Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, novembro 03, 2007

osBELENENSES 0 - ACADÉMICA 0 (9ª JORNADA)

A equipa do Belenenses não foi além de um empate a zero no encontro desta tarde, diante da Académica de Coimbra, disputado no Estádio do Restelo, a contar para a 8ª jornada da Liga Profissional, realizando uma exibição bastante aquém das expectativas.

Depois de uma paragem de três semanas no campeonato, a equipa orientada pelo técnico Jorge Jesus iniciou o jogo com Amaral e Mendonça a surgirem no onze nos lugares dos habituais titulares Cândido Costa e Rúben Amorim, tendo realizado uma primeira parte muito fraca, com alguns jogadores em plano negativo, revelando um nervosismo e uma falta de posicionamento pouco habitual.

A Académica, com NDoye em plano de destaque, foi sempre mais perigosa no período inicial do encontro, defendendo compacta atrás e saindo rápido para o contra-ataque, sobretudo com Lito e Miguel Pedro a explorar as costas dos laterais azuis.

O único remate do Belenenses na primeira parte aconteceu por intermédio de Hugo Alcântara, aos 20 minutos, sendo que, para além desse lance, apenas referência para um lance onde o Belenenses reclamou grande penalidade por falta cometida sobre Mendonça.

Depois de ver um golo (bem) anulado aos 24 minutos, por fora-de-jogo de Joeano, após assistência de Miguel Pedro, na sequência de um perigoso contra-ataque dos estudantes, seria novamente a formação de Coimbra a estar perto do golo aos 44 minutos, quando Lito finalizou uma perigosa jogada de contra-ataque com um desvio ao poste da baliza de Costinha.

O nulo ao intervalo era lisonjeiro para o Belenenses e o técnico Jorge Jesus efectuou duas substituições ao intervalo, colocando Cândido Costa e Rúben Amorim nos lugares de Amaral e Mendonça, com a equipa a surgir melhor na segunda parte.

Logo aos 46 minutos, Cândido Costa desenvolveu uma excelente jogada pelo lado direito do ataque e cruzou para Weldon finalizar a um metro da linha de golo, obrigando Pedro Roma a fazer uma defesa milagrosa, evitando o golo do Belenenses.

As duas substituções efectuadas ao intervalo transfiguraram a equipa, com Cândido Costa muito activo na ala direita e com Rúben Amorim a dar mais consistência, qualidade de passe e circulação de bola ao meio-campo azul, bem apoiado por José Pedro, faltando apenas maior inspiração no ataque azul.

Roncatto aos 57 minutos surgiu com perigo na área contrária, mas Pedro Roma evitou males maiores, voltando alguns minutos mais tarde a defender novo remate de Roncatto.

A equipa adversária foi menos perigosa na segunda parte, mostrando-se mais preocupada em segurar as iniciativas atacantes do Belenenses, mas mesmo assim, NDoye e Miguel Pedro continuavam a mostrar serviço, procurando sempre sair rápido para o ataque.

Aos 65 minutos, o técnico Jorge Jesus viu-se forçado a esgotar as substituições, colocando Fernando no lugar de Silas, que acusou alguns problemas físicos, não podendo desta forma arriscar uma substituição mais ofensiva para os minutos finais do encontro.

Pouco depois, o Belenenses esteve muito perto do golo, com Cândido Costa a fazer novamente uma jogada individual do lado direito do ataque azul e a cruzar para Roncatto obrigar Pedro Roma a nova defesa impossível, desperdiçando oportunidade soberana para inaugurar o marcador. Na recarga José Pedro com um remate de ressaca ameaçou novamente a baliza academista.

Logo a seguir, novo lance na área contrária, com o árbitro portuense Vasco Santos a não assinalar uma grande penalidade cometida sobre Weldon, que foi agarrado pela camisola quando se preparava para chegar a um cruzamento efectuado do lado esquerdo do ataque azul.

Aos 78 minutos seria a vez de Costinha brilhar, defendendo com mestria um remate de Joeano, para no minuto seguinte, José Pedro voltar a criar perigo, com um remate de fora da área, em jeito, que quase enganava Pedro Roma, que teve de se esforçar para afastar a bola para canto.

Nos minutos finais o Belenenses começou a colocar bolas directas no ataque, mas Weldon e Roncatto pouco puderam fazer para criar perigo, com a equipa contrária a usar e abusar do anti-jogo e das paragens do encontro, para quebrar o ritmo de jogo à nossa equipa, terminando o encontro com um nulo no marcador.

Uma repartição de pontos justa, que premeia a boa primeira parte da equipa de Coimbra, ao mesmo tempo que penaliza um Belenenses inexistente nos primeiros quarenta e cinco minutos, apesar da nítida melhoria na segunda parte do encontro, com Cândido Costa a revelar-se o jogador mais inconformado da equipa, revolucionando todo o corredor direito da nossa equipa.

Ficha de Jogo:

Estádio do Restelo - 27 Outubro 2007

Árbitro: Vasco Santos, da AF Porto, auxiliado por José Luís Melo e por Vítor Carvalho.

Belenenses: Costinha; Amaral (Cândido Costa, 45m), Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Goméz; Mendonça (Rúben Amorim, 45m), José Pedro e Silas (Fernando, 65m); Wéldon e Roncatto.

Académica: Pedro Roma; Nuno Piloto, Orlando, Kaká e Pedro Costa; Pavlovic e Cris (Paulo Sérgio, 70m); Miguel Pedro (Helder Barbosa, 65m), NDoye e Lito (Fofana, 87m); Joeano.

Golos: Nada a registar.

Disciplina: Nada a registar.

Resultado Final: Belenenses 0-0 Académica

FONTE: http://www.osbelenenses.com/