Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quarta-feira, outubro 10, 2007

FUTSAL: osBELENENSES 5 - BOAVISTA 3


A equipa de Futsal do Belenenses isolou-se no comando do Campeonato Nacional da I Divisão ao derrotar ontem à tarde a formação do Boavista por 5-3, em jogo realizado no Pavilhão Acácio Rosa, e beneficiando do empate cedido pela formação do Freixieiro.

Com um início de campeonato verdadeiramente fulgurante, os pupilos de Alípio Matos defrontavam ontem a formação do Boavista, classificada na última posição da classificação, o que é bastante enganador tendo em conta a qualidade da mesma.

Perante um Pavilhão Acácio Rosa lotado na bancada dos sócios, a nossa equipa entrou bem no encontro e logo aos 4 minutos Marcelinho inaugurou o marcador, surgindo na cara do guarda-redes Alex para concluir com mestria e fazer o primeiro golo do Belenenses.

O Belenenses dominava a partida com um grande pendor atacante, desperdiçando diversas ocasiões de golo, perante um adversário incapaz de suster o ímpeto ofensivo dos nossos atletas e a apostar tudo no contra-ataque, situação que daria o empate, aos 10 minutos, com Ricardo Ferreira a surgir rápido na cara de Marcão fazendo a igualdade no marcador.

O Belenenses não se deixou afectar com o empate e logo no minuto seguinte voltou a liderar o marcador, com Paulinho a fazer o 2-1 na recarga a um remate fortíssimo de Vinícius, na sequência da marcação de um livre directo, que Alex defendeu para a frente.

Novamente o Belenenses na frente do marcador e a desperdiçar inúmeras situações de golo, e novamente o Boavista a explorar o erro para empatar o jogo, aos 14 minutos, outra vez por intermédio de Ricardo Ferreira, na sequência de um contra-ataque.

Mais uma vez o Belenenses a não acusar o empate e logo na jogada seguinte, ainda no minuto 14, Marcelinho a roubar uma bola em local proibido e num lance de contra-ataque a assistir Diego Sol para o 3-2 favorável à nossa equipa, resultado com que chegou o intervalo.

A segunda parte continuou com um ritmo elevadíssimo, com o Belenenses a desperdiçar várias ocasiões de golo, e com o Boavista a procurar o empate, arriscando um pouco mais, mas sempre fazendo uso do contra-ataque para criar perigo.

Após várias situações de golo desperdiçadas pelo Belenenses, destaque para o minuto 29 , quando o Boavista, por Guri, rematou uma bola ao poste da baliza azul, para na sequência do lance, ser o Belenenses, por intermédio de Pedro Cary, a rematar ao poste da baliza axadrezada.

Com o guarda-redes Alex, do Boavista, a ser o salvador da sua equipa, evitando vários golos ao Belenenses, o marcador só viria a ser alterado aos 37 minutos, com Marcelinho, em nova jogada individual de génio, a elevar para 4-2 após tirar dois adversários e o guarda-redes contrário da sua frente.

O técnico do Boavista, Rui Pereira, respondeu com a colocação de um guarda-redes avançado, e aos 39 minutos, na sequência de um livre de 10 metros, a penalizar a sexta falta da nossa equipa, Guri reduziu o marcador para 4-3.

Porém, o Belenenses logo na jogada seguinte recolocou a vantagem em dois golos, com Marcelinho a fazer o 5-3, na sequência de mais uma jogada excelente, fazendo o «hat-trick» com um golo de cabeça, tendo o encontro terminado logo de seguida, com a vitória - e excelente exibição - da nossa equipa a ser intensamente saudada pelos muitos adeptos e associados do Belenenses presentes no Restelo.

Com esta vitória, a quarta em quatro jornadas, o Belenenses isolou-se na frente da classificação, beneficiando do empate cedido pelo Freixieiro para ficar sozinho na frente do Campeonato com 12 pontos.

Na próxima jornada, os pupilos de Alípio Matos têm uma prova de fogo, com a nossa equipa a deslocar-se ao recinto do Sporting, para aquele que será o jogo da jornada.

Pelo Belenenses alinharam: Marcão; Cautela, Diego Sol (1), Pedro Cary e Marcelinho (3). Vinícius, Paulinho (1), Matê e Jardel.

Resultado Final: Belenenses 5-3 Boavista


Alipio Matos (Treinador de Futsal do Belenenses)
"É tempo de usufruir o momento"

É a equipa do momento. Com quatro vitórias em igual número de jogos realizados, o Belenenses lidera isolado o campeonato FutSagres. Alípio Matos, o grande mentor da excelente campanha dos azuis do Restelo abordou o brilhante início de campeonato que a equipa tem tido, revelando “estar satisfeito” com a prestação da equipa até ao momento.

Apesar de não puder estar presente do banco de suplente em virtude de um castigo que considera uma “aberração”, essa ausência em nada tira a vontade de Alípio Matos em continuar fazer crescer o Belenenses. O técnico falou desde o momento em que chegou ao clube, da viragem para a nova temporada até ao “sonho de orientar a selecção nacional”.

“Assumo as responsabilidades por uma meia época muito pobre”

Surpresa para muitos aquando da sua chegada ao Belenenses a meio da época passada, Alípio Matos não conseguiu demonstrar grandes resultados nos primeiros tempos ao serviço do clube. Humildemente, o treinador reconhece “as culpas nas derrotas”, porém, lamenta não ter sido o próprio a escolher o plantel que iria orientar. “Fui para o Belenenses a meio da época e encontrei um plantel que não fui eu que o escolhi. Sempre apoiei e respeitei os jogadores e, assumo por inteiro as derrotas. Fizemos uma meia época muito pobre onde não conseguimos demonstrar o valor que o Belenenses tem”, disse Alípio Matos sobre a prestação do Belenenses na época passada onde assegurou na última jornada o oitavo lugar da prova.

“Este plantel é totalmente da minha inteira responsabilidade”

Nova época, um plantel praticamente novo. Tendo a responsabilidade de construir por inteiro um grupo da sua confiança, Alípio Matos ordenou uma profunda revolução no clube. “Da época passada só ficaram dois jogadores. Este plantel é totalmente da minha inteira responsabilidade”, referiu o treinador que lidera o campeonato nacional da I divisão aludindo ao bom momento que o clube atravessa.

Depois de ter escolhido um conjunto de atletas que tem dado mostras de grande valor, Alípio Matos encontra-se tranquilo em manter todos os jogadores à sua disposição. “Nos próximos dois anos os jogadores não irão sair do Belenenses. Apostamos neles para fazer crescer o clube. Temos que viver com a mesma mentalidade e postura que o fizemos até aqui e, depois o futuro irá dizer o que esta equipa irá valer”, vincou o técnico.

“Estamos satisfeitos com a nossa prestação e é tempo de usufruir o momento”

“Dissemos no início da época que íamos tentar formar um grupo novo de jogadores numa boa equipa. A pré-época foi um bom indício e começamos bem o campeonato. Abordamos todos os jogos com uma boa atitude e postura e, com alguma pontinha de sorte, conseguimos conquistar vitórias. Estamos satisfeitos com a nossa prestação e é tempo de usufruir o momento”, referiu Alípio Matos sobre o excelente rendimento que a equipa tem demonstrado desde que iniciou os trabalhos.

O timoneiro dos «Conquistadores» acredita no potencial da equipa que orienta, explicando que a receita para o sucesso passa por a “equipa ter que sentir que é competitiva e capaz de ombrear com qualquer adversário”. Passada a fórmula, Alípio Matos analisa que se os seus comandados “jogarem dentro daquilo que têm feito as vitórias poderão acontecer em qualquer jogo”. Alípio Matos é a voz da ambição que vai no seio da equipa, garantindo que no Belenenses “não há limites”.

“Nada acontece por acaso”

Face aos excelentes resultados apresentados desde o início inicio da temporada, Alípio Matos garante que “nada acontece por acaso”, defendendo que “no Belenenses todos trabalham para aproximar o clube dos melhores”. Como objectivos imediatos, o técnico dos «Conquistadores» afiança que passam por “garantir um lugar no play off”, sendo que, “depois o futuro a Deus pertence”.

“Ao conquistar vitórias começamos a ganhar um espaço dentro do clube. Face ao valor que a equipa tem demonstrado temos tido um apoio muito bom dos adeptos que começam a acreditar cada vez mais na equipa. Temos a noção que depende de nós chamar mais gente, dando uma imagem positiva do clube. É evidente que num futuro próximo, com outro tipo de apoios poderemos ambicionar algo mais”, analisou Alípio Matos sobre a importância que as vitórias têm para o crescimento do clube.

De uma coisa Alípio Matos tem a certeza: “As vitórias estão a moralizar”. No entanto, o treinador mostra-se cauteloso, analisando que “o Belenenses terá pela frente muitas dificuldades”, obstáculos esses que no seu entender “irão fazer crescer a equipa”.

Em jeito de confidência, Alípio Matos garante que tem “gozo e prazer em ver crescer uma equipa recheada de jogadores novos nestes patamares”, contudo, deixou um aviso às tropas que comanda analisando que “o campeonato ainda só vai na quarta jornada”.

Sporting é o adversário que se segue

“Teoricamente, os jogos frente ao Sporting são sempre de um grau de dificuldade elevado. É uma equipa apetrechada e consolidada, que causa muitas dificuldades aos seus adversários, No entanto, em nada iremos alterar a nossa forma de actuar. Vamos jogar para ganhar como sempre o fizemos, sendo que, para isso é necessário arriscar e enfrentar nos olhos o adversário”, analisou Alípio Matos sobre o próximo embate do campeonato, marcado para o próximo sábado, às 15:20h.

“Não estou preocupado se valorizam ou não o meu trabalho”

Habituado a ganhar por onde passa, Alípio Matos não se mostra minimamente preocupado com as possíveis críticas que possam surgir ao seu trabalho. Escusando-se a comentar as razões que o levaram a sair do Benfica na época passada, o técnico mostra-se calmo na abordagem ao futuro. “Já passei por situações onde ganhei muita coisa. Não estou preocupado se valorizam ou não o meu trabalho, nem tenho que provar nada a ninguém. Juntamente com a minha equipa técnica, jogadores, dirigentes, massagistas, roupeiros e todo o staff do Belenenses trabalho para fazer crescer e evoluir o clube. É essa a minha tarefa e que me faz andar sempre de cabeça erguida”, vincou Alípio Matos.

“Selecção é o sonho de todos os treinadores”.

Treinador de créditos firmados no panorama nacional, Alípio Matos tem o sonho de um dia poder orientar a selecção nacional portuguesa. Segundo o técnico do Belenenses, “todos os treinadores têm esse sonho”, porém, para um dia lá poder chegar “existe uma série de factores que necessitariam de ser conjugados”.

Confesso admirador do trabalho do actual seleccionador nacional, Alípio Matos considera “Orlando Duarte um grande treinador e o ideal para conduzir os destinos da selecção”. No entanto, “caso Orlando Duarte saia da selecção”, essa vaga poderá vir a ser ocupada por...Alípio Matos. “Para isso acontecer teriam que ser discutidos uma série de pormenores. Mas, não escondo que gostaria de atingir essa meta”, asseverou Alípio Matos.