Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, outubro 04, 2007

osBELENENSES 0 - B. MUNIQUE 2 (TAÇA UEFA)

CRÓNICA

O Belenenses até foi «inteligente», como pediu Jorge Jesus, mas talvez lhe tenha faltado uma «pontinha de sorte», mais eficiência goleadora e frescura física. O conjunto português foi eliminado da Taça UEFA depois de perder frente ao Bayern Munique, por 0-2, em jogo da segunda mão da primeira eliminatória. Os azuis do Restelo já tinham perdido em Munique (1-0), mas voltaram a mostrar que podem praticar bom futebol e fazer com que uma equipa como o Bayern, uma das melhores da Europa e actual líder da Liga alemã, os respeite. A turma de Jesus sai, mas sai pela porta grande, porque deixou uma boa imagem.

Jorge Jesus voltou a apostar numa defesa com três centrais, mas o esquema, um 5x3x2, não revelou uma equipa tão defensiva quanto, à partida, se poderia pensar. A verdade é que esteve em campo um Belenenses muito mais atacante que o adversário, que se apresentou num 4x2x3x1. Ficou então a ideia de que, ao intervalo, os azuis do Restelo até podiam prescindir de um dos seus defesas, já que os bávaros não apresentaram um caudal ofensivo que justificasse um sector recuado tão compacto.

O Bayern entrou mais forte, tentando impor respeito. Mas a estratégia não resultou. Entre os cinco e os oito minutos assistiram-se a lances muito empolgantes, com Weldon a apostar na velocidade para assustar a defesa do Bayern Munique. Depois houve um período de acalmia. No entanto, a seguir à substituição forçada de Cândido Costa (lesionou-se aos 15 minutos), o Belenenses voltou a carregar.

Belenenses voltou a surpreender os alemães

Os azuis do Restelo subiram muito no terreno, encostando os alemães ao seu meio-campo. Dominaram e criaram perigo, mas falharam em dois capítulos. O Belenenses precisava mostrar maior atrevimento no meio-campo e faltou sempre o último remate para um homem no centro, que pudesse aproveitar os cruzamentos. José Pedro subiu menos que o costume, logo faltou maior ligação entre o sector intermediário e os avançados. Ainda assim, os visitantes mostraram-se surpreendidos com a garra e com a facilidade com que os pupilos de Jorge Jesus trocaram a bola.

A primeira ocasião de perigo dos alemães chegou aos 43 minutos, com Schweinsteiger e Jansen a combinarem bem, pela esquerda. O lateral rematou em trivela e quase surpreendeu Costinha, que saiu bem e defendeu com os pés. Esta foi a melhor ocasião dos 45 minutos, a única dos alemães. As duas equipas foram para o intervalo com um empate sem golos, que soou a injustiça. O Belenenses merecia mais. Merecia, pelo menos, um golo.

Índices físicos a baixarem e os alemães a marcarem

No reatar da partida o Bayern voltou a tentar ser superior. Conseguiu-o nos primeiros momentos, mas o Belenenses acabou por conseguir equilibrar as contas, criando algum perigo junto da baliza de Rensing. Mas foi a equipa bávara quem marcou. Já tinha ameaçado, por várias vezes, através da esquerda, o seu sector mais forte. Aos 59 minutos Luca Toni marcou pelos alemães e gelou o Estádio do Restelo. Aí tudo se complicou, mas os azuis do Restelo não desistiram. De pouco valeu, aos 77, com os atletas da casa a demonstrarem algum desgaste físico, Altintop fez o 0-2.

DESTAQUES

Rúben Amorim - Já muito se falou no interesse dos grandes no jovem médio, mas a verdade é que o camisola 5 continua a jogar no Restelo. Como não há melhor montra que as competições europeias e as selecções, Amorim não a desperdiçou e arrancou uma boa exibição. O internacional sub-21 mostrou-se muito seguro e com qualidade de passe.


Rodrigo Alvim - É certo que não apanhou com Jansen e Schweinsteiger no seu lado, mas os seus adversários eram igualmente fortes, ou não jogassem no poderosíssimo Bayern Munique. No entanto, o lateral-esquerdo não se amedrontou e impôs-se perante os seus oponentes. Subiu muito e fez cruzamentos para a área, mas não teve quem lhes desse seguimento.


Weldon e Roncatto - Não marcaram, mas trabalharam muito. Os dois avançados mostraram raça e vontade. Weldon apostou na velocidade, mas não conseguiu os resultados esperados. Ainda assim, há que dar-lhes o mérito de terem tentado sempre chegar à baliza de Rensing. Tentaram desgastar a defesa contrária, mas tiveram pela frente dois grandes centrais.

REPORTAGEM

Jorge Jesus, treinador do Belenenses, após a derrota frente ao Bayern Munique, por 0-2, na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Os azuis do Restelo já tinham perdido em território alemão, por 0-1:

«Claro que acreditei. Nos primeiros 45 minutos dividimos o jogo com uma equipa que sabíamos ter boa qualidade técnica. Sabíamos que tínhamos de preencher os espaços e foi isso que fizemos. Controlámos as movimentações e ofensivamente também fomos perigosos. Sabíamos que o passar do tempo não nos era prejudicial. Ao intervalo disse aos jogadores que estar 0-0 não era prejudicial porque podíamos fazer o golo, mas o Bayern fez primeiro.

O Bayern é a equipa com mais velocidade de jogo da Europa e para nos derrotarem foram ajudados. Luca Toni está em fora de jogo. Há um lance com Weldon, que poderia dar 1-1. A eliminatória podia estar decidida, mas o resultado não estava. Saímos de cabeça erguida, já que perdemos contra uma equipa de grande qualidade, mas só faltou o árbitro pedir autógrafos aos jogadores do Bayern.

Dou os parabéns aos jogadores. Estes jogos servem para crescer. Vimos que jogando assim dificilmente perdemos. Perdemos no pormenor da qualidade. O Luca Toni fez golo à primeira oportunidade. Tive oportunidade de falar com ele e disse-me que no calcio tem de aproveitar-se qualquer oportunidade para fazer golo. Não está no calcio, mas sim na Bundesliga... No fundo, esteve a explicar-me o que é um avançado.

Tive de mexer na equipa devido a lesões. Só Weldon não foi por esse motivo. O Cândido Costa e o Devic saíram por lesão. O Weldon também já não aguentava mais. Foram mudanças mais físicas que tácticas e quando mudei demos mais espaços.

Não há vitórias ou derrotas morais, mas temos a sensação de que durante uma hora tivemos qualidade de jogo. Só se consegue parar esta equipa com uma grande qualidade colectiva.»

Rúben Amorim, jogador do Belenenses, após a derrota frente ao Bayern Munique, por 0-2, na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Os azuis do Restelo já tinham perdido em território alemão, por 0-1:

«Sabíamos que ia ser difícil, mas dignificámos a camisola. Jogámos contra uma equipa que goleia no campeonato alemão. É uma boa equipa. Agora temos de pensar no campeonato e na Taça. Era importante mostrar o nosso futebol e a nossa equipa à Europa.»

Costinha, jogador do Belenenses, após a derrota frente ao Bayern Munique, por 0-2, na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Os azuis do Restelo já tinham perdido em território alemão, por 0-1:

«Fizemos um excelente jogo, contra uma das melhores equipas do Mundo. Sonhámos, pelo que fizemos lá e cá. Lutámos até ao fim. A qualificação do Bayern é lógica, pelos jogadores que tem. Mas aguentámos bem e podíamos ter marcado.»

Roncatto, jogador do Belenenses, após a derrota frente ao Bayern Munique, por 0-2, na segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Os azuis do Restelo já tinham perdido em território alemão, por 0-1:

«A nossa equipa deixou uma boa imagem e estamos de parabéns pelo que conseguimos fazer. Podemos sair de cabeça erguida. Fizemos um bom jogo. A equipa estava a crescer e não esperava o golo. Lutámos mas o Bayern foi superior.

Espero que o desgaste não se reflicta no próximo jogo [frente ao Boavista]. Vamos descansar e esquecer o que se passou. Temos de pensar no campeonato.»

FONTE: Site Maisfutebol