Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

domingo, setembro 30, 2007

osBELENENSES 1 - P. FERREIRA 0 (6ª JORNADA)

A equipa de Futebol do Belenenses venceu esta noite a formação do Paços de Ferreira por 1-0, em jogo da 6ª jornada da Liga Profissional, realizado no Estádio do Restelo, com um golo de belo efeito de Roncatto, após excelente assistência de Silas, naquela que foi a melhor jogada do encontro.

Numa partida nem sempre bem disputada, fruto do terreno pesado e da sobrecarga de jogos que as duas equipas têm tido nas últimas semanas, a formação do Belenenses foi sempre superior ao adversário, justificando a vitória no final do encontro.

Jorge Jesus regressou ao esquema táctico habitual, abdicando do sistema de três centrais utilixado nos últimos jogos, actuando de início com Silas, José Pedro e Fernando no apoio aos dois avançados, Weldon e Roncatto, cabendo a Rúben Amorim o papel de médio mais recuado da equipa.

Aos 5 minutos de jogo, Weldon escapou-se à defesa adversária e quando se aprestava a isolar-se é derrubado por Luiz Carlos, com o árbitro a assinalar a respectiva infracção, mas a perdoar a acção disciplinar ao defesa pacense.

O Belenenses procurava o golo sobretudo através de lances de bola parada - pontapés de canto e livres - com a defesa adversária a sentir algumas dificuldades para suster o ataque azul.

Weldon foi o jogador mais perdulário do encontro e começou logo aos 23 minutos, quando apareceu isolado e perdeu tempo de remate, permitindo a intervenção da defesa pacense.

O Paços de Ferreira só aos 36 minutos criou perigo junto da baliza azul, primeiro com um remate de Fernando Pilar de fora da área, a obrigar Costinha a excelente intervenção para canto, com Luiz Carlos, na marcação do respectivo pontapé de canto a cabecear, obrigando Costinha a nova intervenção de grande qualidade.

O Belenenses «acordou» fruto dessas duas jogadas de perigo do Paços de Ferreira, e aos 42 minutos inaugurou o marcador, com Silas a fazer uma excelente abertura ao primeiro toque para as costas do lateral-esquerdo Mangualde, com Roncatto a surgir rápido e a tirar o defesa pacense da sua frente para rematar com força e colocação, fazendo um golo de belo efeito.

Ainda antes do intervalo, destaque para um lance de contra-ataque do Belenenses, muito perigoso, com Luiz Carlos a cortar a bola com a mão, quando Silas se preparava para isolar, tendo visto o cartão amarelo das mãos de Augusto Duarte, muito perduário nas acções diciplinares.

O intervalo surgiu com o Belenenses na frente do marcador, fruto de um excelente golo de Roncatto, aos 42 minutos de jogo.

A segunda parte foi mais disputada, com as duas equipas mais «partidas» no terreno, mas sem que a qualidade técnica do encontro melhorasse, sendo que as poucas jogadas de perigo eram sempre anuladas pela defensiva contrária ou por inépcia atacante.

Aos 63 minutos, Jorge Jesus vendo a equipa com algumas dificuldades no duelo do meio-campo, colocou Gabriel Gómez em campo, no lugar de Fernando, com a equipa a ganhar logo mais poder de choque e capacidade física.

Pouco depois, aos 65 minutos, Weldon aproveitou uma desatenção da defesa contrária para surgir completamente isolado na cara de Peçanha e com todo o tempo para fazer o golo, permitiu ao guarda-redes adversário uma boa defesa, desperdiçando o golo de uma forma incrível.

Pouco depois, aos 68 minutos, seria a vez de Evandro Paulista render Silas, numa substituição já a pensar no jogo com o Bayern na próxima Quinta-feira, dando descanso ao médio internacional português, algo fatigado.

Aos 78 minutos Weldon inicia um contra-ataque perigos e assiste Evandro Paulista, com este a rematar forte, mas ao lado da baliza de Peçanha.

Três minutos mais tarde, Hugo Alcântara assiste Weldon, que novamente solto nas costas da defesa contrária, perde tempo de remate e permite a intervenção de um defesa pacense. Weldon sempre muito activo, mas numa noite para esquecer a nível de concretização.

Aos 84 minutos, Amaral rendeu Roncatto - completamente esgotado - subindo Cândido Costa - autor de uma excelente exibição - para o lado direito do meio-campo.

Antes do apito final do árbitro, Evandro Paulista executa um cruzamento a assistir José Pedro, para um remate que tabela num defesa contrário e obriga Peçanha a uma defesa fantástica para evitar o segundo golo da nossa equipa.

O jogo terminou pouco depois, com uma vitória importante e merecida da nossa equipa, que desta forma ascendeu ao 8º lugar da Liga Profissional, com 7 pontos, dando um ânimo reforçado para o aguardado embate da próxima Quinta-feira, diante do Bayern de Munique.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo - 30 Setembro 2007

Árbitro: Augusto Duarte, da AF Braga, auxiliado por Nuno Manso e por Paulo Soares.

Belenenses: Costinha; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim; Silas (Evandro Paulista, 68m), José Pedro e Fernando (Gabriel Gómez, 63m); Weldon e Roncatto (Amaral, 84m).

Paços de Ferreira: Peçanha; Ferreira, Tiago Valente, Luiz Carlos e Mangualde; Filipe Anunciação (Wesley, 55m); Dedé e Fernando Pilar; Edson (Edson Di, 45m), Ricardinho e Furtado (Márcio Carioca, 64m).

Golos: Roncatto (42m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Luiz Carlos (44m) e José Pedro (68m).

Resultado Final: Belenenses 1-0 Paços de Ferreira



MELHOR JOGADOR PARA O BLOGUE JUVENTUDE DE BELÉM:



COSTINHA

E

CÂNDIDO COSTA



FONTE: Site Oficial do Clube de Futebol "Os Belenenses"