Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, janeiro 01, 2008

V.GUIMARÃES 1 - osBELENENSES 0 (14ª JORNADA)

A equipa de futebol do Belenenses perdeu este final de tarde no Estádio D. Afonso Henriques por 1-0, em jogo da 14ª jornada da Bwin Liga, diante do Vit. Guimarães, realizando uma exibição bastante pálida e inofensiva, muito abaixo do futebol praticado na semana anterior.

Na realidade, e após a excelente exibição efetuada na jornada anterior, e contando com os regressos dos castigados Cândido Costa e Hugo Alcântara, os adeptos do Restelo esperariam uma exibição bastante melhor da nossa equipa, que sobretudo na primeira parte do encontro não existiu.

Perante uma equipa do Vit. Guimarães fortemente motivada e a praticar um futebol de qualidade, bastante movimentado e com uma dinâmica invulgar, apostando muito nas movimentações pelas alas, a formação orientada por Jorge Jesus não conseguiu evitar a superioriedade do adversário na etapa incial, tendo o golo vitoriano, aos 28 minutos, sido o coroário natural do maior domínio e do maior número de oportunidades de golo da adversário.

Não foi surpresa que o resultado ao intervalo se cifrasse numa derrota para a nossa equipa, pela margem mínima, sendo isso sim surpresa, o facto do Vit. Guimarães ter tido 13 remates na primeira parte, contra 0 (zero!) da nossa equipa.

No regresso dos balneários, assstiu-se a uma pequena reacção azul, acertando marcações na defesa e procurando fazer maior posse de bola, para pautar o ritmo de jogo.

A estratégia surtiu efeito, pois o Vit. Guimarães não conseguiu apresentar o volume ofensivo praticado na primeira parte, nem sequer manter a posse de bola, limitando-se a controlar a vantagem no marcador, a defender com pressão e a explorar algumas saídas rápidas para o contra-ataque.

No entanto, a nível de construção de jogo ofensivo, o Belenenses continuava a sentir muitas dificuldades, com os médios azuis a não conseguirem criar movimentos de desiquilíbrios no ataque nem a conseguirem servir os avançados em condições.

Aos 68 minutos, Jorge Jesus efectuou a primeira substituição, colocando Fernando no lugar de Silas, e a equipa, a partir desse momento, subiu um pouco de produção.

No entanto, só aos 77 minutos de jogo efectuou o primeiro (e único) remate à baliza vitoriana, num lance individual de Hugo Alcântara, que por pouco não resultava em golo, no que seria uma eficácia 100% da nossa equipa.

Pouco depois, o técnico azul mexeu novamente na equipa, colocando Gabriel Gómez e João Paulo nos lugares de Areias e Hugo Leal, arriscando em três avançados em simultâneo e libertando Rúben Amorim para posições mais adiantadas no terreno.

Foi então tempo do Vit. Guimarães sofrer para suster o forte ímpeto atacante do Belenenses, que terminou a partida a pressionar de todos os modos a defensiva da equipa da casa, sem no entanto, criar situações de perigo para a baliza de Nilson.

O encontro terminaria pouco depois, com a vitória justa da equipa da casa pela margem mínima, num encontro de futebol que prometia muito, mas que não culminou num bom espectáculo de futebol, por culpa do Belenenses na primeira parte e por culpa das duas equipas na etapa complementar.

Com esta derrota (inteiramente merecida) a nossa equipa interrompeu um ciclo de 8 jogos sem conhecer a derrota na Liga Portuguesa, indo para férias da quadra natalícia com uma derrota preocupante, não tanto pelo resultado, mas sim pela exibição descolorida e pela incapacidade atacante demonstrada no relvado do Estádio D. Afonso Henriques.

Naturalmente que melhores jogos virão, e que a qualidade de futebol patenteada em vários jogos anteriores regressará nos próximos jogos, mas este jogo não foi, certamente, a melhor prenda que os todos os adeptos e associados do Belenenses desejariam para esta quadra natalícia.

Ficha do Jogo:

Estádio D. Afonso Henriques

Árbitro: Paulo Paraty, da AF Porto, auxiliado por Serafim Nogueira e por Alexandre Freitas.

Vit. Guimarães: Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel e Desmarets; Flávio Meireles e João Alves; Alan, Fajardo (Moreno, 84m) e Ghilas (Filipe, 76m); Mrdakovic (Targino, 61m).

Belenenses: Marco Gonçalves; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Areias (Gabriel Gómez, 79m); Rúben Amorim; Hugo Leal (João Paulo, 79m), José Pedro e Silas (Fernando, 68m); Roncatto e Weldon.

Golos: Ghilas (28m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Sereno (61m), José Pedro (87m) e Flávio Meireles (89m).

Resultado Final: Vit. Guimarães 1-0 Belenenses