Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, janeiro 01, 2008

osBELENENSES 1 - BENFICA 0 (13ª JORNADA)

A equipa de futebol do Belenenses venceu esta noite a equipa do Benfica por 1-0, em jogo realizado no Estádio do Restelo, a contar para a 13ª jornada da Bwin Liga, rubricando uma excelente exibição, com atitude e personalidade, mantendo uma longa invencibilidade na competição.

O Belenenses, que não perde para a Liga desde o jogo da 5ª jornada, realizado no dia 23 de Setembro, realizou uma exibição fantástica, com a equipa a funcionar bem colectivamente, demonstrando grande atitude e vontade de vencer, perante um adversário impotente para travar a superioridade táctica e a maior entrega ao jogo da nossa equipa.

Com algumas ausências importantes na equipa, nomeadamente os castigados Cândido Costa e Hugo Alcântara, o técnico Jorge Jesus optou por colocar Rúben Amorim a lateral-direito, fazendo entrar Devic para ocupar a posição ao lado de Rolando, reaparecendo Rodrigo Alvim no onze, após dois jogos ausente por problemas físicos.

O Belenenses entrou melhor no encontro e desde cedo assumiu o controlo do encontro, com Hugo Leal, José Pedro e Silas em grande destaque no meio-campo azul, fazendo circular a bola com muita qualidade.

Aos 14 minutos, Roncatto surgiu derrubado em boa posição na área adversária, reclamando uma grande penalidade que o juiz da partida não assinalou, apesar dos muitos protestos dos adeptos azuis, num lance duvidoso.

Pouco depois, aos 18 minutos, Hugo Leal lançou José Pedro na ala esquerda para este cruzar com mestria para os pés de Silas, que em excelente posição, rematou fraco e sem direcção, desperdiçando uma clara ocasião de golo.

O Benfica não conseguia sair do seu meio-campo e o Belenenses continuava a dominar o jogo, com José Pedro, aos 33 minutos, na marcação de um livre directo perto da zona de pontapé de canto, a assistir Hugo Leal - autor de uma belíssima exibição - para um remate defeituoso, quando estava em excelente posição para acertar com o alvo.

Logo a seguir, aos 36 minutos, nova jogada colectiva de grande qualidade, com Rúben Amorim a tocar para Hugo Leal, que devolveu o passe, de calcanhar, para Rúben Amorim assistir Roncatto, que após tirar um adversário da frente, rematou forte, com a bola a sair muito perto da baliza contrária.

O melhor que a equipa adversária conseguiu fazer na primeira parte, foi uma jogada individual de Rui Costa, junto à linha do lado esquerdo do ataque encarnado, que terminou com Devic a ceder um pontapé de canto.

Aos 43 minutos, Silas assistiu Rodrigo Alvim, para um remate perigoso, a obrigar Quim a excelente intervenção.

O intervalo chegou com um empate a zero no marcador, resultado lisonjeiro para a equipa adversária, que pouco ou nada fez para justificar esse resultado.

No regresso para a segunda parte, o técnico Jorge Jesus foi forçado a efectuar duas alterações nos minutos iniciais motivadas por lesão, primeiro com Amaral a render Rúben Amorim aos 50 minutos, depois com Areias a render Rodrigo Alvim aos 57 minutos.

Duas alterações forçadas no nosso sector defensivo, que não retiraram qualidade à nossa equipa, que continuou a comandar o encontro, com muita atitude e personalidade.

Aos 62 minutos, um cruzamento do lado direito do ataque azul encontrou Silas em boa posição na área, com este a preferir assistir Areias, para um remate forte mas sem direcção, do que arriscar o remate à baliza.

Pouco depois, foi a vez do Benfica efectuar uma substituição dupla, colocando dois atacantes em jogo no lugar de dois médios, o que deixou ainda mais espaço para a nossa equipa sair com perigo para o ataque.

Com o Belenenses cada vez mais perigoso nas saídas rápidas para o ataque, José Pedro dispôs de um livre directo, em excelente posição, aos 70 minutos, mas rematou torto, ao lado da baliza de Quim.

A ameaça azul continuava no ar e no minuto seguinte, José Pedro fez um passe longo a solicitar a velocidade de Weldon, que num lance de génio, controlou a bola, tirou Luisão do caminho e rematou forte, colocado, com a bola a entrar em arco no canto mais afastado da baliza encarnada, fazendo um golo de bandeira, para gáudio dos muitos adeptos do Belenenses presentes no Estádio do Restelo. Estava feita a justiça no marcador.

A única ocasião de perigo do Benfica surgiu aos 79 minutos, com Cardozo na pequena área a rematar para defesa apertada de Marco Gonçalves.

Até final, seria o Belenenses a justificar o segundo golo, com Weldon isolado a permitir a defesa a Quim, e pouco depois, com José Pedro a rematar forte, com a bola a passar junto da baliza contrária, mas o jogo terminaria com a vitória azul pela margem mínima.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Paulo Baptista, da AF Portalegre, auxiliado por Luís Tavares e por Vitor Silva.

Belenenses: Marco Gonçalves; Rúben Amorim (Amaral, 50m), Devic, Rolando e Rodrigo Alvim (Areias, 57m); Gabriel Gómez; Hugo Leal, Silas e José Pedro; Roncatto (João Paulo, 89m) e Weldon.

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, David Luiz e Léo; Katsouranis (De Maria, 64m) e Petit; Maxi Pereira (Nuno Gomes, 64m), Rui Costa e Rodríguez (Adu, 79m); Cardozo.

Golos: Weldon (71m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Devic (43m), Nélson (45m) e Rui Costa (80m).

Resultado Final: Belenenses 1-0 Benfica

FONTE: http://www.osbelenenses.com/