Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, março 14, 2006

TODOS AO RESTELO!!!!!!! (Parte III) NOITE DE SONHO!!!

  • BELENENSES 2 - Sporting de Braga 0

Uma grande exibição do Belenenses recuperou a memória dos tempos em que a Europa era o objectivo da época. Tudo face a um Sp. Braga sem soluções.Foi um Belenenses renovado na sua atitude aquele que respondeu à manifestação de confiança dos seus adeptos num período particularmente delicado da época. Com o Restelo muito bem composto de gente (mais do que frente ao Sporting, por exemplo), a equipa como que recuperou a memória de tempos não muito longínquos e reassumiu a sua condição genética de candidata aos lugares europeus; esqueceu-se de que está na luta pela manutenção e encarou o jogo com um dos melhores conjuntos da Liga como sendo um desafio à sua condição de boa equipa que, de repente, se viu em dificuldades para sobreviver. À vitória por 2-0 sobre o Sp. Braga correspondeu uma actuação consistente, equilibrada, com momentos brilhantes, assinados por jogadores que, em condições normais, seriam grandes figuras da Liga.

Como era bom que fosse sempre assim. O Estádio do Restelo com mais pessoas do que azul das bancadas, com emoção e ambiente de jogo grande. No relvado, o espectáculo foi interessante. E o futebol poderá ter ganho hoje mais adeptos. Assim vale a pena.
Sabe quem costuma ir ao estádio do Belenenses que raras vezes acontece isto. É um recinto demasiado bonito que costuma estar deserto e já Couceiro se queixou que a falta do ambiente quente prejudica a equipa.
Pois bem o que aconteceu esta noite no Restelo deu razão ao treinador. A equipa jogou bem, o público ajudou, a vitória terá sido das mais saborosas do campeonato, e preciosas, já agora. O salto na tabela é imenso, faz sair o clube da zona de despromoção e dá alento. E o Sporting de Braga perde a oportunidade de agarrar o terceiro lugar.

  • A diferença em campo e nas bancadas

De resto, pelo que se viu hoje da equipa bracarense, não merecia essa posição. Nem o merecia a sua claque, que passou mais tempo de costas voltadas para o relvado, a insultar os adeptos do Belenenses do que propriamente a apoiar a equipa. E disso se pode queixar Jesualdo, como também se pode queixar da falta de força que o seu meio-campo teve para segurar os homens do Belenenses. É que foi precisamente aí que o Sp. Braga começou a ver fugir a terceira posição no campeonato.
Os quatro do meio-campo do Belenenses, mais Silas que vinha ajudar atrás, chegaram e sobraram para os três recuados do Braga, Andres Madrid, Vandinho e Hugo Leal. E daí não se espanta que a equipa da casa tivesse tido uma entrada fulgurante. O Braga pareceu assustado com o ruído das bancadas e também por ver tantos azuis ali ao meio. Não era para menos. Saíam os passes e as combinações aos jogadores do Belenenses. Saíam os remates e as situações perigosas. E o golo, adivinhava-se, seria uma questão de tempo.
Zé Pedro ameaçou com um grande pontapé e na sequência do canto que resultou desse lance, Sandro deu justiça ao marcador. Ainda íamos com um quarto de hora de jogo. E do Sp. Braga nem sinal. Luís Filipe andava «às aranhas», Wender andava perdido, e a sempre temida ala direita do clube bracarense não existia.
A grande oportunidade do Sp. Braga marcar aconteceu aos 45 minutos. Cesinha apareceu isolado, mas não conseguiu desviar a bola de Marco Aurélio.

Depois do intervalo, Jesualdo decidiu equilibrar as contas a meio-campo. Começou a jogar com quatro e a partida ficou dividida. Mas um erro acabaria por decidir de vez. Luís Filipe tentou atrasar a bola com o peito e não fez mais do que originar o segundo do Belenenses, para a festa ser total no Restelo. Aos 51 minutos a partida parecia decidida. E mesmo quando o Sp. Braga decidiu chegar-se mais à frente sempre deu a ideia de que nunca conseguiria assustar. A sua claque continuava a «chatear» os adeptos do Belenenses.
Mas mais chateado terá ficado Jesualdo, quando viu que a sua última aposta para o ataque, Delibasic, conseguiria ser expulso em dois minutos com dois cartões amarelos. Algo que é certamente preciso muita imaginação, mas que o avançado conseguiu. E terminou o encontro aí.
A festa rija estava reservada para o final. Os milhares de adeptos no Restelo bateram palmas ao Belenenses, os jogadores agradeceram. O salto na tabela merece a festa. A claque do Sp. Braga merece ter regressado a casa como veio, sem nada.

José Couceiro: «Esta vitória é para a massa adepta do Belenenses»

O técnico do Belenenses era, no final da partida com o Sporting de Braga (2-0), um homem naturalmente satisfeito com a prestação dos seus jogadores e dedicou a vitória aos adeptos:
«Esta vitória é para a massa adepta do Belenenses. Eles foram o 12º jogador e criaram um ambiente muito positivo. A vitória é dedicada a eles».
«A maior pressão estava do nosso lado. Entrámos muito bem no jogo e fizemos o golo. O Braga reagiu depois, perdemos momentaneamente o controlo do jogo mas depois do segundo golo voltámos a controlar. Depois da expulsão, e noutras condições, podíamos ter feito o terceiro golo».
OBRIGADO A TODOS OS SÓCIOS, ADEPTOS E SIMPATIZANTES QUE DEIXARAM O SOFÁ PARA IREM APOIAR O MEU/NOSSO GRANDE BELENENSES!!!
OBRIGADO A TODOS OS JOGADORES E EQUIPA TÉCNICA, POR TEREM MOSTRADO COMO SE JOGA COM A CRUZ DE CRISTO AO PEITO!!!
PARABÉNS AOS DIRIGENTES DO BELENENSES E EMPRESAS QUE APOIARAM A INICIATIVA DADO QUE FOI UM SUCESSO!!!
CONTINUEM ASSIM RAPAZES, NÓS CONFIAMOS EM VOCÊS!!!
VIVA OS BELENENSES!!!!!!!