Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

domingo, abril 30, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (DOMINGO - 30/04/2006)


Pontos emocionantes

O treinador do Belenenses, José Couceiro, só pede muito público no Restelo para acarinhar e apoiar os jogadores motivadíssimos que orienta no encontro desta tarde com a Académica. As questões tácticas e técnicas ficam para rever mais tarde. Pelé deve abandonar o Belenenses no final da época.

Uma vitória frente à Académica, esta tarde, pode permitir ao plantel do Belenenses respirar de alívio no campeonato. Três pontos chegam para garantir a permanência na Liga e Couceiro já tem o panorama ideal bem definido. «Temos mais um ponto que a Académica e vencemos em Coimbra. No confronto directo estamos em vantagem. Dos dois jogos temos de vencer um, por isso o empate não interessa », analisou, ontem, o treinador. Importantes para o rendimento da equipa serão os adeptos azuis, segundo Couceiro, que nos últimos encontros têm enfeitado os estádios, conferindo-lhes um ambiente extraordinário. «O apoio tem sido o melhor que os jogadores têm recebido nestes momentos decisivos. O factor emocional é muito importante nestas alturas. Só peço que venham ao estádio e transmitam aos atletas essa força », pediu o treinador dos azuis.

Pelé de saída do Restelo

O defesa-central Pelé deve abandonar o Belenenses no final da temporada. Apesar de ainda ter contrato, o interesse de clubes ingleses — West Ham e Southampton — e a boa época que tem feito devem abrir-lhe a porta de saída do Restelo. O facto de estar a ser observado por Luiz Felipe Scolari também ajuda. O treinador José Couceiro admitiu mesmo esse cenário: «O Pelé tem sido cobiçado e é provável que saia no final da época. É um central de grande qualidade que joga muito bem com os pés. Não me espanta que possa ser chamado à Selecção.»

José Couceiro consciente a importância do jogo

José Couceiro admitiu ontem que a equipa está preparada para o embate mais importante da temporada. “Estamos confiantes e mais fortes. Temos apenas uma vantagem sobre o nosso adversário, que é o ponto que nos separa. A equipa está tranquila, apesar de saber que está a jogar uma época. Não sendo uma finalíssima, é uma final.” Depois, o técnico comentou as declarações do seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, após este ter admitido que Pelé é uma possibilidade para ocupar uma das vagas de central na Selecção. Dada a “qualidade e características” do jogador, Couceiro afirma não ter ficado surpreendido com a declaração de Scolari.

Movimentação em alta

O jogo com a Académica marca a despedida do Restelo na temporada 2005/06. A diferença entre os dois clubes na tabela é de apenas um ponto, mas, a jogar em casa, a formação da cruz de Cristo pretende mais uma vez criar a “onda azul”, ou seja, contar com um forte apoio dos adeptos. E, dada a movimentação ao longo da semana, o Restelo deverá registar a enchente da temporada, até pelo carácter de relevância que o desafio representa.

A FIGURA DO BELENENSES: PAULO SÉRGIO
O pequeno "traidor"

O pequeno extremo Paulo Sérgio regressou à titularidade do Belenenses na última jornada, em Paços de Ferreira, com uma exibição que mereceu, da crítica, rasgados elogios. Na última vez que a Académica venceu no Restelo, o jogador marcou ao Belenenses. Será que irá agora fazer o mesmo, mas à antiga equipa?

Convocatória sem alterações

DJURDJEVIC E AHAMADA SÃO PRINCIPAIS BAIXAS

José Couceiro repetiu a convocatória da última jornada, que ditou um empate em Paços de Ferreira, para a recepção à Académica, em jogo da 33.ª e penúltima ronda da Liga.

As ausências de Djurdjevic e Ahamada, ainda lesionados, são os factos mais importantes, além da baixa continuada de Romeu, em recuperação após intervenção cirúrgica a um joelho.

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Marco Aurélio e Pedro Alves.

Defesas: Amaral, Pelé, Gaspar, Rui Jorge, Sousa, Rolando e Vasco Faísca.

Médios: Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, Fábio Januário, José Pedro, Rui Ferreira e Pinheiro.

Avançados: Paulo Sérgio, Meyong, Silas, Dady e Ceará.